TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é um Plano de Negocio?

Por:   •  6/10/2015  •  Artigo  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO


Hoje o Brasil apresenta uma realidade em que as empresas não obtêm o sucesso e saem do mercado por não terem realizado um planejamento antes de iniciarem o investimento.

O SEBRAE utilizando informações da Receita Federal no período de 2005 a 2009 concluiu que de dez empresas formais três fecham suas portas em dois anos após a sua abertura isso se deve em grande parte a falta de planejamento. Considerando que a abertura de novas empresas no Brasil vem aumentando de forma significativa, a utilização do plano de negócios se torna cada vez mais importante para o sucesso das mesmas.

É um instrumento de extrema importância para que um empreendimento de certo. Nele se encontra uma descrição completa e minuciosa dos objetivos do negócio e o passo a passo para ele ser alcançado, obtendo assim menos riscos e incertezas.

É de suma importância elaborar o plano de negocio quando se pretende começar um negocio ou ampliá-lo. Pode ser utilizado também para conseguir investidores, fornecedores, parceiros e financiamentos. Alem disso, ele ajuda a enfrentar e direcionar os possíveis problemas que poderão surgir.

DESENVOLVIMENTO

O que é um Plano de Negocio?

O termo “Plano de negócio” retrata em um relatório ou documento de negócios, trazendo uma alternativa valiosa para progresso da empresa.

O plano de negócio desenvolveu-se nos Estados Unidos com o propósito em atrair fundos financeiros particulares. Com o passar do tempo, essa percepção sofreu alterações, e atualmente o plano de negócios é utilizado para diagnóstico, estruturação e exposição de viabilidade dos negócios de empresas. Há ainda, dentro do plano de negocio, a capacidade de favorecer o aperfeiçoamento da organização, a formulação de um plano de negócio possibilita formular um documento que vem a promover negócio da empresa para investidores e financiadores potenciais. (ASHOKA EMPREENDEDORES SOCIAIS, MCKINSEY E COMPANY, 2001).

O plano de negócio nada mais é do que um planejamento do empreendimento que busca abordar as características do negócio com boas idéias, originalidade, criatividade e focado no objetivo da empresa ou, ao seu público alvo. O plano de negócio geralmente descreve um planejamento de três ou cinco anos, é um projeto onde o empreendedor deve planejar o seu negócio dizendo quais os objetivos que pretende alcançar e as ações que irá utilizar. É uma tomada de decisão antes da ação necessária, ou seja, prevê o futuro e as possíveis decisões certas para atingi-los. Serve para direcionar os caminhos do negócio com clareza para que todos os envolvidos saibam o que fazer, como fazer, quando fazer e onde fazer.

O Plano de Negócio começa com a ideia crua do negócio de onde vai extraindo o modo como ela vai ser desenvolvida, o mercado em que atuará, os pontos fracos e fortes em relação aos concorrentes.  Vem a direcionar aqueles que não sabem até que ponto chegará e manterá seu empreendimento no mercado. Com isso, o “plano de negócio” é um dos instrumentos essenciais para o empreendedor. Para isso, é preciso que o documento tenha algumas regras básicas, como ser escrito com a possibilidade de modificação, ajustado conforme as necessidades.

Conforme Hisrich e Peters (2004, p.210), “O plano de negócio é um documento preparado pelo empreendedor em que são descritos todos os elementos externos e internos relevantes envolvidos no início de um novo empreendimento.”

Para Degen (1989), o plano de negócios tem duas funções importantes: empreender novos negócios e também ser um planejamento de empresas para que possa ampliar as oportunidades de sucesso de um negócio, esse instrumento ajuda o empreendedor a elaborar projeções futuras demonstrando se há ou não viabilidade do empreendimento.

O Plano de Negócios, na visão de Pavani (2003, p. 2) “é um documento especial, único e vivo que deve refletir a realidade, as perspectivas e a estratégia da empresa,” respondendo ao leitor as perguntas: Quem sou? O que faço? Como faço? Por que faço? O que quero, em particular de você (leitor)? Para onde vou?

O Plano de Negócio para Baron e Shane (2007) tem se tornado para o empreendedor como a etapa inicial em transformar o sonho de obter um negócio em realidade. Porém é preciso que o empreendedor saiba planejar as ações e esquematizar as estratégias da futura empresa.

Segundo SEBRAE:


O plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio.

O Plano de Negócio se enquadra como um documento operacional que deve ser visto pelo empresário como um roteiro da sua empresa, o qual deve ser consultado diariamente para se certificar que estão sendo cumpridas as metas que foram traçadas.


Assim um Plano de Negócio mostra os vários caminhos que o empreendimento pode tomar além de como alcançar os objetivos traçados, a variável que podem desestruturar o negócio, deixando claras as formas para se chegar ao sucesso da empresa.


Com um Plano de Negócio bem estruturado, o empreendedor tem em mãos um documento que ao ser apresentado para investidores, bancos, sócios, fornecedores e a quem mais interessarem, mostrará a credibilidade do negócio.


Ainda BOTTEON (04 Julh. 2013) cita:


Quando um empreendedor resolve usar o plano de negócios para obter apoio é porque já identificou a viabilidade do projeto e acredita no seu sucesso.
É esperado que o plano contemple ações para minimizar ou eliminar tais dúvidas quando do início do empreendimento. Um bom plano de negócios é transparente com relação aos riscos e problemas, mostra também o que pode ser feito para enfrentar tais dificuldades e incorpora tais ações.

Há não existência ou um Plano de Negócio feito de forma errada ou incompleta traz muitas possibilidades do empreendimento fracassar.

Por que escrever um plano de negócios?



Um Plano de Negócios bem elaborado pode trazer diversos benefícios para a empresa. Por meio dessa ferramenta é possível planejar e decidir a respeito do futuro do negócio, analisando o seu passado, sua situação atual em relação ao mercado, aos clientes e à concorrência. Ele é necessário não só para testar a viabilidade, mas principalmente para que se pense em todas as possibilidades do negócio, seu diferencial, os objetivos e o melhor caminho para atingi-los.
Com a elaboração da ferramenta, é possível identificar os riscos e propor estratégias para minimizá-los e até mesmo evitá-los. O Plano é extremamente dinâmico e deve ser atualizado e utilizado periodicamente. Ele é um poderoso guia que mostrará todas as ações da empresa. 
Dentre elas:
• Identificar seus pontos fortes e fracos em relação à concorrência e o ambiente de negócio em que atua; 
• Conhecer seu mercado e definir estratégias de marketing para seus produtos e serviços; 
• Analisar o desempenho financeiro de seu negócio, avaliar investimentos, retorno sobre o capital investido. 
• Ter um instrumento de medição: é possível também comparar o previsto com o que foi realizado e descobrir se o planejado está sendo realizado. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com