TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O significado da palavra administração

Seminário: O significado da palavra administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Seminário  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1

1) O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história.

A ciência que sistematiza e estuda as práticas usadas para administrar é chamada de Administração.

O termo Administração vem do latim administratione, que significa, direção, gerencia, ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos.

Ao analisarmos a história, percebemos que esta palavra sofreu uma mudança e transformação radical no que tange ao seu significado original.

A função da administração passou à ser de captar, discernir e interpretar os objetivos propostos e estabelecidos pela organização e por meio de ações planejadas, organização, direção e controle das diferentes funções e atividades de cada departamento e administra-los de maneira a gerar resultados satisfatórios, conquista em um mercado altamente competitivo e alcance dos objetivos anteriormente estabelecidos pela organização.

Suas cinco variáveis são: ênfase nas tarefas, nas estruturas, nas pessoas, na tecnologia e no ambiente.

2) Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da historia, citando os principais nomes e premissas.

Clássica

Focada em processos produtivos, organização e eficiência.

Frederick Winslow Taylor

Administração Cientifica - Eficiência, combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho e a melhor maneira de realizar tarefas.

Henry Ford

Linha de montagem – Produtos, peças e trabalhadores padronizados, e a eficiência do processo produtivo.

Henri Fayol

Escola do processo de administração – Com identidade e papel próprios dentro das funções da empresa, papel dos gerentes e do executivo principal, diretrizes de como administrar.

Max Weber

Administração Burocrática – Eficiência de da burocracia, tipo ideal de burocracia, organização como maquina burocrática.

Neoclássica

Focada em competitividade, estruturação das grandes corporações em unidades de negócios. Centralização do planejamento e descentralização da execução, unidades centrais de apoio.

Pierre Du Pont e Alfred Sloan – Estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado, planejamento estratégico, avaliação do desempenho da empresa como todo, centralização do planejamento e descentralização da execução, unidades centrais de apoio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com