TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O significado de administração

Relatório de pesquisa: O significado de administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Administração é a direção de gerenciamento de vários conjuntos de princípios, normas e funções, tanto como pessoas ou recursos.

Com base nas pesquisas realizadas sobre as teorias propostas, a saber: Teoria da administração científica, teoria clássica, teoria da burocracia e teoria comportamental, abordaremos questões fundamentais no estudo da administração das empresas.

Apresentaremos nesta atividade o processo da Revolução Industrial que gerou transformações econômicas, políticas e sociais. As transformações provocadas pela Revolução Industrial prepararam o terreno para as primeiras tentativas de se construir uma ciência da administração.

Este trabalho tem como objetivo demonstrar o que é Administração e a História da Revolução Industrial e suas profundas mudanças econômico-sociais.

O SIGNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO

A Administração é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. O termo “administração” vem do latim administratione, que significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.

É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.

A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do Século XIX, levou os profissionais de outras áreas mais antigas, a exemplo da Engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.

Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: prever, organizar, coordenar, comandar e controlar (POCCC). Além de Fayol, Frederick Taylor, Henri Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração.

Cada uma das teorias administrativas buscava privilegiar uma destas cinco variáveis: tarefa, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia. As cinco variáveis, até hoje constituem os principais componentes no estudo da Administração de Empresas. Na realidade a adequação destas cinco variáveis constitui o principal desafio da administração.

Atualmente, sobretudo, com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC).

Ressalta-se que, destas funções, as que sofreram transformações na forma de abordar foram “comandar e coordenar” que, atualmente, são chamadas de “dirigir” (Liderança).

A profissão de Administrador é historicamente recente e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data em que se comemora o Dia do Administrador.

ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO NAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS

- Escola Clássica

A Escola Clássica ou Teoria Clássica da Administração costuma-se dividir em dois grupos: o primeiro por Frederick Taylor chamado “Administração Científica”; e o segundo por Henri Fayol, denominado “Teoria Clássica da Administração” junto com outros princípios, o Fordismo de Henry Ford e a Teoria Burocrática de Max Weber. Assim, a abordagem clássica da Administração cobre duas áreas distintas: a operacional de Taylor, com ênfase nas tarefas; e a administrativa de Fayol, com ênfase na estrutura organizacional.

Os objetivos iniciais de F. Taylor estavam voltados em eliminar os desperdícios, estudar tempos e movimentos, racionalização do trabalho, melhor maneira de fazer as tarefas. E a principal ideia de Fayol era a visão sobre o processo da administração e suas funções.

Segundo Fayol: A administração é função distinta das demais funções da empresa, como finanças, produção e distribuição. A administração compreende cinco funções: planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Para responder a essa necessidade, Fayol criou e divulgou sua própria teoria, a qual começa por dividir a empresa em seis atividades ou funções distintas: técnica, comercial, financeira, segurança, contabilidade, administração.

- Escola Burocrática

O sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), identifica certas características da organização formal voltada exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência. Segundo sua teoria, a burocracia representa o máximo de eficiência no alcance dos objetivos organizacionais. Possui sete dimensões principais: Formalização de procedimentos, Divisão do trabalho, Princípio da hierarquia, Impessoalidade, Competência técnica, Separação entre propriedade e administração e Surgimento do Burocrata.

De acordo com a visão de Weber, burocracia é algo completamente impessoal, que funciona de acordo com as regras, deixando as pessoas em plano secundário. Weber estudou as organizações dando ênfase ao processo de autoridade-obediência (processo de dominação) que depende de leis, no caso de organizações modernas.

Existem três bases de autoridade: Carisma, Tradição e Organizações e Normas.

Segundo Weber, as características das burocracias são agrupadas em três categorias: Formalidade, Impessoalidade e Profissionalismo.

Então a burocracia é uma forma de organização que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos.

- Escola Comportamental (Enfoque no Comportamento)

Essa trilha é muito antiga na selva das teorias, tendo sido aberta pelos filósofos da Grécia, que fizeram as primeiras tentativas de entender as pessoas.

A teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com