TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O trabalhador ganha com um espaço de vida flexível

Pesquisas Acadêmicas: O trabalhador ganha com um espaço de vida flexível. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O trabalho desenvolvido a seguir tem em seu teor o tema “TRABALHADOR GANHA COM HÓRARIO FLÉXIVEL” abordado as vantagens e desvantagens do empregado e de seu empregador, dos elementos do processo de grupo formal e informal a diferenciação entre grupo e equipe e por fim breve comentário da sociedade da informação e da tecnologia da informação.

1.0 Economia e modelos de gestão

1.1-Trabalhador doméstico x Empregador –Vantagens e desvantagens

A globalização vem crescendo aceleradamente a cada dia, e com ela a necessidade de se atualizar e acompanhar o desenvolvimento, diversas tendências surgem e a modernidade toma conta do mercado de trabalho, evoluindo as ferramentas de trabalho e a forma de se trabalhar, de acordo com as exigências do mercado há a necessidade de adaptação das empresas e dos trabalhadores.

A flexibilidade é uma tendência do mundo globalizado, e vem sendo utilizado como uma forma de trabalho cada vez mais comum principalmente entre empresas multinacionais que tendem a ter negócios dentro e fora do pais, se tornando comum e mais bem aceito dentro do mercado de trabalho, tendo vantagens, desvantagens para as ambas as partes empregado e empregador.

A legislação trabalhista apesar de ser antiga traz em seu teor a modernidade do trabalhador doméstico art. 6º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT):

“Não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador e o executado no domicílio do empregado, desde que esteja caracterizada a relação de emprego”.

A CLT também faz referência expressa ao trabalhador em domicílio, como no art. 83:

“É devido o salário mínimo ao trabalhador em domicílio, considerado este como o executado na habilitação do empregado ou em oficina de família, por conta de empregador que o remunere”

Desse modo desde que haja uma prestação de serviço, mesmo sendo desenvolvida em uma ambiente familiar há a caracterização de um contrato individual de trabalho.

Os horários flexíveis são vantajosos para as empresas pois como não há a obrigatoriedade de haver controle de jornada desde que o contratado trabalhe com produtividade, quantidade de desenvolvimento, então quanto antes desenvolver a atividade melhor, supomos que se o trabalhador terminar o trabalho proposto em uma semana ele estará livre o resto de mês, isso se torna vantajoso para as empresas devido ao interesse do funcionário para desenvolver as atividades com melhor empenho e rapidez já que isso dependente para que ele receba a sua remuneração.

A também as vantagens para o empregador pois além do conforto de casa para desenvolver o trabalho em um lugar aconchegante podendo ter mais contato e convivência com a família, possibilita fazer seu próprio horário de trabalha não tendo contato com as coisas mais estressantes, há a diminuição do estres aumentando o bem estar, diminuição de despesas com vestuário e alimentação, aumentando a concentração e produtividade, e é claro há necessidade de uma organização pessoal menos problemas de saúde relacionados ao stress, enfim são diversas as vantagens para o trabalhados em domicilia.

Há um tempo atrás esse tipo de trabalho foi duramente criticado pela doutrina trabalhista, hoje a aceitação é muito diferente sendo aceita, devido o surgimento de novas técnicas e ferramentas de trabalho relacionadas a tecnologia.

O empregado que trabalha em seu domicílio também terá direito ao FGTS, 13º salário, repouso semanal remunerado, aviso prévio, equiparação salarial entre outros direitos assegurados pela legislação trabalhista e previdenciária, mas não tem direito por exemplo a hora extra já que não há uma jornada de trabalho fixa.

2.0- Relações Interpessoais

2.1-Elementos do processo de grupo

Classifica-se como grupo duas os mais pessoas que se relacionam em si seja na vida pessoal ou no trabalho, no âmbito do trabalho pode se dizer que um grupo tem eficácia quando há utilizados os critérios de produção satisfação de membro e capacidade para cooperação continua são eficazes.

2.2- Grupos formais e informais

Grupos formais são formados pela própria empresa a estrutura de grupo formal é planejada, e tem a formalidade de ser representa como por exemplo através de organogramas. No desenvolvimento da estrutura formal devem-se considerar os seus componentes, seus condicionantes e seus vários níveis de influência. Pois será, a partir de uma estrutura bem Implementada que uma empresa irá alcançar seus objetivos estabelecidos.

Os grupos informais por sua vez consistem numa rede de relações sociais e pessoais que como o próprio nome já classifica é informal sem necessidade de representação ou seja surge do convívio da interação entre as pessoas, sendo relação espontâneas é quando as pessoas se reúnem entre si.

A informalidade costuma a ser mais instável, pois está sujeita aos sentimentos pessoais, ela não possui uma direção certa e obrigatória e sim os relacionamentos naturais cotidianos.

2.3-Desenvolvimento de equipes

O desenvolvimento de uma equipe acontece com a aprimorarão de um grupo, cooperação, abertura e confiança são quesitos muitos importantes para a formação de uma equipe, o grau de confiança e abertura em relação aos demais membros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com