TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhador Ganha Com Horario Flexivel

Dissertações: Trabalhador Ganha Com Horario Flexivel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ......................................................................................

DESENVOLVIMENTO...........................................................................

CONCLUSÃO........................................................................................

BIBLIOGRAFIA......................................................................................

INTRODUÇÃO

A Era da Informação vem proporcionando o desenvolvimento acelerado das tecnologias e mudanças na organização do trabalho frente à emergência do sistema de produção flexível, especialmente a partir da década de 80, vem se expandindo novos arranjos de trabalho, como por exemplo, o trabalho de horas reduzidas, em que o número de horas trabalhadas por semana é menor que o padrão. Nesse contexto, objetivou-se estudar as influências positivas na flexibilidade dos horários de trabalho no mercado, o salário, e as contribuições sociais. Trata-se de uma adaptabilidade das normas trabalhistas face às mudanças ou às dificuldades econômicas, sob a alegação de que a rigidez traria aumento do desemprego.

Através desse estudo pude observar que Trabalhar em casa pode ser uma vantagem, mas pode ser também um problema. Com uma gestão cuidadosa, o equilíbrio entre a vida familiar e o trabalho, pode ser alcançado com sucesso. Muitos pais, em particular as mães podem desfrutar de uma boa combinação entre trabalho e cuidados com a família. Muitas empresas têm sido capazes de reter, com sucesso, pessoal qualificado ao permitir o trabalho em casa como uma opção entre a licença de maternidade. É importante que os empregados não esperem combinar o trabalho em casa com o cuidar dos filhos a tempo inteiro. Os empregados em regime de trabalho flexível necessitam de ter uma solução para cuidar dos seus filhos como os que trabalham no escritório. Quando o trabalho flexível requer teletrabalho baseado em casa, a participação voluntária dos empregados é essencial.

DESENVOLVIMENTO

89% das empresas brasileiras oferecem flexibilidade no trabalho. A cada dez empresas no Brasil, nove dentre dez empresas no Brasil oferecem condições flexíveis de trabalho aos seus funcionários. E uma grande parte dessas empresas está descobrindo que o trabalho flexível traz muitos benefícios, como maior produtividade do pessoal, redução dos custos indiretos e melhor equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho. No Brasil, mais de 50% das empresas acreditam que o trabalho flexível acarreta menos custos do que em escritórios com endereço fixo. Esses são alguns dos principais aspectos revelados pelo novo relatório da pesquisa global realizada pela Regus com 17 mil empresas em 80 países.

O trabalho flexível virou a regra vigente no mercado e essa é uma excelente notícia para todos. Do empregado ao empregador, das famílias desses funcionários até a sua comunidade, e até mesmo para o meio ambiente, todos se beneficiam com essa tendência.

Metade das empresas que oferecem condições flexíveis de trabalho relatou que suas equipes têm um equilíbrio mais saudável entre vida particular e trabalho, o que as deixa mais satisfeitas e motivadas. Essa parcela das empresas também acredita que as condições flexíveis aumentam a produtividade das equipes e mais de um quinto delas acredita que isso colabora para que os funcionários se adaptem rapidamente ao crescimento acelerado dos negócios. Um quinto das empresas com condições flexíveis de trabalho acredita ainda que a política adotada pela organização colabora para ter acesso a um grupo mais abrangente de talentos, resultando em um maior número de contratações em locais remotos.

Ao mesmo tempo, podemos perceber que a confiança ainda é um grande obstáculo para muitas das empresas que lidam com condições flexíveis de trabalho: 61% das empresas brasileiras oferecem esse privilégio somente ao pessoal sênior. Ao adotar a hierarquia como critério para o direito a condições flexíveis de trabalho, algumas empresas estão perdendo enormes oportunidades e podem até mesmo inibir novos talentos com grande potencial que poderiam atrair não fosse o benefício exclusivo aos funcionários em nível sênior. Os estudos mostram que há aumento da produtividade quando os funcionários trabalham com certo grau de flexibilidade, é frustrante constatar que algumas empresas ainda esbarram no problema da falta de confiança para oferecer condições flexíveis de trabalho a todos os seus funcionários. Entretanto, como boa parte dessas empresas também consegue enxergar uma série de vantagens na adoção dessa política de trabalho, ainda que elas ainda não operem dessa forma, podemos contar com grande crescimento no trabalho flexível ao longo dos últimos anos.

Em parte devido ao fato de que os trabalhadores com horários flexíveis tendem a trabalhar mais horas no total e em parte devido ao fato que as tecnologias de comunicação e Informação estão habilitando a mobilidade do trabalhador, o que resulta em menor desperdício de tempo. Outro fator é que as pessoas que trabalham sob este regime tendem a utilizar menos licenças médicas.

Por possibilitar a realização de tarefas em casa ou à distância, as empresas podem reduzir os custos operacionais dos seus escritórios e outras conseguem dispensar completamente a necessidade de espaço para alguns setores. A economia de recursos pode ser imensa.

Outra vantagem do funcionamento flexível é que pode ser uma forma de expansão do negócio e de contratação de mais colaboradores, sem a necessidade de assumir novas despesas e compromissos com espaços adicionais no escritório.

A flexibilidade no trabalho e o uso da tecnologia, também tornam mais fácil para as empresas atraírem e reterem pessoal melhor qualificado. Depois da licença-maternidade é mais provável que as mulheres voltem ao trabalho se puderem trabalhar com jornadas alternativas. O mesmo tende a acontecer na retenção de habilidades e conhecimento de pessoas que se mudam para longe, todos podem utilizar da alta tecnologia disponível para continuar a trabalhar flexivelmente para o mesmo empregador.

As pesquisas demonstram que os empregados com jornadas flexíveis tendem a ser mais motivados e podem escolher trabalhar nas horas em que estiverem no auge da sua produtividade. Algumas pessoas são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com