TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O trabalho da administração

Resenha: O trabalho da administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Resenha  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 6

O trabalho da administração existe desde a história da humanidade, porém a administração é recente. Desde seus primórdios, ela se desenvolveu lentamente, mas só após o século XX é que ela surgiu e apresentou um desenvolvimento de notável força e inovação. Hoje a sociedade é movida por organizações, já no final do século XIX, as organizações eram poucas e pequenas.

A administração teve suas primeiras definições a partir dos pensamentos de filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles. Muitos princípios da administração surgiram por meio de pensamentos filosóficos da época. Porém, a filosofia antiga preocupava-se muito com as questões organizacionais, o que deixa de ser objeto de preocupação da filosofia moderna.

A administração foi influenciada pela filosofia desde os tempos da antiguidade. Sócrates expõe seu ponto de vista da administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão analisou os problemas sociais e políticos decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego e expôs em sua obra “A República”, a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos. Aristóteles em seu livro “Política” distingue as três formas de administração pública:

Monarquia ou Governo de apenas um – Tirania

Aristocracia ou Governo de uma elite – Oligarquia

Democracia ou Governo do povo – Anarquia

No período em que a filosofia voltou-se para uma variedade de preocupações distanciadas dos problemas administrativos, Francis Bacon mostra a preocupação prática de se separar experimentalmente o que é essencial do que é acidental ou acessório – Administração como princípio da prevalência do principal sobre o acessório. Já René Descartes, na filosofia, descreve seu método filosófico denominado método cartesiano, cujos princípios são:

Princípio da dúvida sistemática ou da evidência: Não aceitar como verdadeira coisa alguma enquanto não se souber com evidência aquilo que é realmente verdadeiro.

Princípio da análise ou de decomposição: Dividir e decompor cada dificuldade ou problema em tantas partes, quantas sejam possíveis e necessárias a sua adequação e solução, e resolvê-las cada uma, separadamente.

Princípio da síntese ou da composição: Conduzir ordenadamente nossos pensamentos e nosso raciocínio, dos fáceis e simples, gradualmente para os difíceis.

Princípio da enumeração ou da verificação: Recontagens, verificações e revisões tão gerais que se fique seguro de nada haver omitido ou deixado à parte.

Hobbes defende o governo alegando que em sua ausência, os indivíduos tendem a viver em guerras e conflitos para obter meios de subsistência. Jean-Jacques Rousseau desenvolveu a teoria do contrato social, um acordo entre ambos de uma sociedade pelo qual reconhecem a autoridade igual sobre todos de um regime político, governante ou de um conjunto de regras. Para ele, o homem é bom e afável e a vida em sociedade o corrompe. Karl Marx e Friedrich Engels dizem que o poder político e do estado nada mais é do que o fruto da dominação econômica do homem pelo homem. O estado vem a ser uma ordem coativa imposta por uma classe social exploradora.

As normas administrativas e os princípios da organização pública foram lentamente se transferindo para a igreja católica e organizações militares. Ao longo dos séculos, a igreja católica estruturou sua organização de forma simples e eficiente, de tal maneira que sua organização mundial pode operar sob comando de apenas uma pessoa, o Papa. Essa estrutura da igreja católica serviu de exemplo para várias outras organizações.

A organização militar influenciou o aparecimento das teorias da administração. A organização linear, o princípio da unidade de comando, a escala hierárquica, são todos aspectos típicos utilizados nas organizações militares. Com as guerras de maior alcance e âmbito continental, houve a centralização do comando e descentralização da execução. Outra contribuição foi o princípio de direção que preceitua que todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e o que ele deve fazer. Assim, surge o pensamento estratégico e a necessidade de disciplina e planejamento, acreditando-se que o incerto deveria ser esperado, mas o seu planejamento deviria reduzir o seu impacto.

A invenção da maquina a vapor fez surgir uma nova concepção de trabalho, que mudou toda a estrutura social e comercial da época, chamada Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra e dividida em duas fazes:

· 1780 a 1860: 1ª Revolução Industrial ou Revolução do Carvão e do Ferro

· 1860 a 1914: 2ª Revolução Industrial ou Revolução do Aço e da Eletricidade

A revolução industrial surgiu como uma bola de neve em aceleração crescente, passando por quatro fases:

1ª fase: Mecanização da indústria e da agricultura

2ª fase: Aplicação da força motriz à indústria

3ª fase: Desenvolvimento do sistema fabril

4ª fase: Aceleramento dos transportes e das comunicações

A segunda parte da revolução industrial teve como característica a substituição do ferro pelo aço; substituição do vapor pela eletricidade e derivados do petróleo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com