TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ÉMILE DURKHEIM

Por:   •  28/3/2019  •  Resenha  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

ÉMILE DURKHEIM

Émile Durkheim foi um sociólogo francês que se destacou no final do século XIX e início do século XX. Juntamente com Karl Marx e Max Weber, ele é considerado um dos principais fundadores da sociologia moderna. Entre suas alegações, a principal é que a sociedade é uma realidade sui generis, ou uma realidade única para si mesma e irredutível para suas partes que a compõem. É criado quando as consciências individuais interagem e se fundem para criar uma realidade sintética que é completamente nova e maior que a soma de suas partes. Essa realidade só pode ser entendida em termos sociológicos e não pode ser reduzida a explicações biológicas ou psicológicas. O fato de a vida social ter essa qualidade constituiria a base de outra das afirmações de Durkheim, de que as sociedades humanas poderiam ser estudadas cientificamente. Para isso, ele desenvolveu uma nova metodologia, que enfoca o que Durkheim chama de “fatos sociais”, ou elementos da vida coletiva que existem independentemente e são capazes de exercer influência sobre o indivíduo.

Usando esse método, Durkheim publicou trabalhos influentes em vários tópicos. Nestes trabalhos, ele analisa diferentes instituições sociais e os papéis que desempenham na sociedade e, como resultado, seu trabalho é frequentemente associado ao arcabouço teórico do funcionalismo estrutural. Durkheim é mais conhecido como o autor de Na Divisão do Trabalho Social, As Regras do Método Sociológico, Suicídio e As Formas Elementares da Vida Religiosa. Contudo, Durkheim também publicou um número volumoso de artigos e resenhas, e teve vários de seus cursos de conferência publicados postumamente.

Quando Durkheim começou a escrever, a sociologia não era reconhecida como um campo independente de estudo. Como parte da campanha para mudar isso, ele fez grandes esforços para separar a sociologia de todas as outras disciplinas, especialmente a filosofia. Em consequência, embora a influência de Durkheim nas ciências sociais tenha sido extensa, sua relação com a filosofia permanece ambígua. No entanto, Durkheim sustentou que a sociologia e a filosofia são em muitos aspectos complementares, chegando a dizer que a sociologia tem uma vantagem sobre a filosofia, já que seu método sociológico fornece os meios para estudar questões filosóficas empiricamente, em vez de metafisicamente ou teoricamente. Como resultado, Durkheim costumava usar a sociologia para abordar tópicos que tradicionalmente foram reservados para a investigação filosófica.

Para os propósitos deste artigo, o pensamento estritamente sociológico de Durkheim será posto de lado para permitir que suas contribuições à filosofia ganhem destaque. Estas caem em grande parte nos reinos da filosofia da religião, teoria social, hermenêutica, filosofia da linguagem, moralidade, meta-ética e epistemologia. A desconstrução do eu de Durkheim, assim como sua análise da crise provocada pela modernidade e suas projeções sobre o futuro da civilização ocidental, também merecem consideração significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (24.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com