TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal

Por:   •  17/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 8

UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Prof.: Simão Pereira da Silva

Aluna: Maria Janete Veiga Gomes

Pólo: Padre Paraíso

UNIDADE 1

Respostas:

  1. Sim. O IDH-M é o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal sendo este realizado pela fundação João Pinheiro – MG. Onde fotos e documentos escritos dão claramente resposta às demandas da população. Como observação e conhecimento sobre a vida da população de um determinado município. Esta pesquisa mostra como vai o desenvolvimento humano de dada comunidade.

  1. Inicialmente cabe lembrar que Indicadores ou índices é um aperfeiçoamento, o processo de transformação dados em índices agregados que, por si só, pode conter sérios problemas. A relação entre ambas vem do monitoramento em que o poder público realiza junto à sociedade, a fim de poder oferecer à população uma vida melhor. Esses indicadores sociais ajudam o governo a estudar e resolver problemas em cada região do país, através de pesquisas como a do IBGE e INEP dentre outras, com o objetivo de conhecer a realidade de vida da sociedade estudada. Como para a dimensão econômica, o crescimento do PIB tem sido considerado um elemento essencial de desenvolvimento sustentável, no entanto entendendo-se que políticas integradas devem levar em consideração as quatro dimensões. E social, ambiental, institucional e econômica. Portanto, o PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região, pois é através dele é que a população de um dado país é vista pelo resto do mundo e pelo próprio governo, mas é claro que o PIB também não demonstra 100% da realidade de um pais ou município, mas demonstra a média de vida da população.
  1. Para avaliar o nível de vulnerabilidade social de jovens e do nível de violência ou de pobreza de uma dada comunidade, deve-se desdobrar a pesquisa ou estudo em dimensões que podem ser as condições de moradia das famílias, situação de saúde das crianças e jovens, os perfis educacionais das pessoas e a inserção ocupacional dos mesmos. A partir das dimensões será possível classificar e encontrar o nível de vulnerabilidade social da comunidade.
  1. O programa bolsa família do governo federal foi desenvolvido para poder melhorar a qualidade de vida da população, esse programa procura combater a desigualdade social entre a população e ajudar as pessoas saírem da linha da miséria. Contudo, o programa tem o objetivo de subsidiar a vivencia das pessoas que possuem meios de vida bem inferior aos demais de acordo pesquisas do governo federal.

UNIDADE 2

Respostas:

  1. Sim. O Censo apresenta valiosas informações para a compreensão dos temas relevantes para o desenvolvimento do município de Padre Paraíso-MG, pois permite estabelecer comparações, conhecer a orientação e o ritmo de seus vários elementos, como também fazer uma apreciação integrada de diferentes enfoques e dimensões, assim permite caracterizar a realidade social do município, fundamental à adequada formulação e avaliação de políticas na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

  1. O Censo Demográfico do IBGE é uma grande pesquisa que ocorre a cada 10 anos, recenseadores vão de casa em casa preenchendo um enorme cadastro com informações detalhadas sobre a população do país. No Censo 2010 foram mais de 190 mil técnicos visitando 67,6 milhões de domicílios nos 5.565 municípios brasileiros, desenhando um grande retrato da população brasileira e das suas características sócio-econômicas servindo como base para o planejamento público e privado da próxima década.

Os principais temas abordados pelo Censo são: Família (População), Grupos populacionais específicos (População), Trabalho, Trabalho remunerado (Trabalho), Outras formas de trabalho (Trabalho), Rendimento, despesa e consumo, Estatísticas multidomínio, Gênero (Estatísticas multidomínio), População, Condições de vida, pobreza e desigualdade (Estatísticas multidomínio), Educação, Nupcialidade (População), Características gerais da população (População), Habitação, Cultura, recreação e esporte (Estatísticas multidomínio), Sociedade da Informação (Estatísticas multidomínio), Saúde, Componentes da dinâmica demográfica e estatísticas vitais (População), Proteção social.

PNAD já é uma pesquisa que complementa e atualiza os dados captados pelo Censo Demográfico, produzindo informações contínuas sobre a população, tal como a inserção no mercado de trabalho, associada a características demográficas e de educação, contribuindo ao estudo do desenvolvimento socioeconômico do País. A pesquisa por amostra domicílio também contribui ao monitoramento de informações muito relevantes para atuação das políticas públicas, como trabalho infantil e outras formas de trabalho, migração, fecundidade etc.

A PNAD diferencia-se por ser realizada em uma amostra de domicílios, isto é, diferente do censo que busca visitar o máximo de domicílios, ela busca apenas a representatividade necessária para os resultados nos diversos níveis geográficos definidos para sua divulgação. A pesquisa é feita mensalmente para um conjunto restrito de indicadores relacionados à força de trabalho para o nível geográfico de Brasil; trimestral, é feita uma pesquisa mais ampla para indicadores relacionados à força de trabalho; e por fim, anualmente a pesquisa se Principais Indicadores que serão produzidos com base na PNAD Contínua:

• População residente segundo o sexo e os grupos de idade

• Taxa de desocupação• Taxa de atividade

• Nível da ocupação

• Taxa de analfabetismo segundo os grupos de idade e o sexo

• Pessoas de 14 anos ou mais segundo a condição de ocupação

• Pessoas ocupadas na semana de referência segundo o sexo e os grupos de anos de estudo

• População residente segundo a naturalidade em relação à Unidade da Federação e ao município de residência

• Rendimento médio mensal per capita dos domicílios estende detalhando mais os temas permanentes.

3- A estatística pública MUNIC levanta anualmente a quantidade de servidores públicos, a escolaridade e condição de estatutários dos mesmos, contudo essa busca ainda não é objeto de apoio de jornalistas e formadores de opinião, nem da população. Induzir a consulta das informações disponíveis e relevantes para a mudança de paradigma vivido nos novos tempos, requer a disseminação dos sítios virtuais e impressos, bem como vale divulgar a sua importância quando dados de indicadores legitimam questões referenciados em noticiários e artigos. Vale destacar necessidade de exaltar a confiabilidade e seriedade das fontes de dados. Uma sociedade com conhecimento é um ambiente salubre dominado pela liberdade de influenciar e decidir o rumo do país. Informação para formar a geração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com