TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, MERCADO DE TRABALHO E ÉTICA: Atividade de Aprofundamento

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

ROSIANE DE OLIVEIRA

RGM 14123622

Polo Tatuapé

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, MERCADO DE TRABALHO E ÉTICA

Atividade de Aprofundamento (AP II)

Durante muito tempo, principalmente nos anos 1980 e 1990, a área de Recursos Humanos foi vista como uma despesa inevitável e não como um investimento como desejavam aqueles que nesta seara militavam. Bastava uma pequena crise econômico-financeira e já se iniciavam os cortes de pessoal e a primeira área contemplada era a de Recursos Humanos, começando pelos setores de avaliação de desempenho, cargos e salários e treinamento.

Sim! Treinamento!

O argumento era o de que, já que estávamos em crise, não precisaríamos treinar ninguém. Passada a crise, começava tudo novamente e, assim, trabalhava-se até a próxima crise.

E nos tempos atuais? Essa mentalidade mudou?

Considera-se que a área de Recursos Humanos é produtiva?

Há algum instrumento de avaliação que pode demonstrar que os investimentos feitos nesta área retornam de forma expressiva ou pelo menos razoável?

Quais indicadores poderíamos aplicar para essas avaliações?

                Nos últimos anos houve uma mudança significativa no campo de Recursos Humanos. Atualmente o mercado exige profissionais cada vez mais capacitados e aptos aos desafios diários no mercado dos negócios.

                Em todos os campos profissionais cada dia mais é exigido alto grau de conhecimento e desenvolvimento. Um profissional competente, treinado e capacitado, gera lucratividade nas empresas, independente da área de atuação (comercial, financeira, marketing, etc.), desta forma a área de Recursos Humanos é produtiva, quando investe em capacitação, treinamento, desenvolvimento e motivação, de forma assertiva as necessidades da empresa e com total aproveitamento do profissional em questão.

                Captação de pessoas, desenvolvimento de competências, remuneração por competência, são algumas das estratégias da gestão de pessoas utilizadas atualmente que vem elevando o grau de satisfação no ambiente corporativa.

                Para que haja manutenção nos investimentos em Recursos Humanos, bem como para mediar o grau de alcance e resultados em decorrência dos processos de gestão de pessoas devem ser aplicadas avaliações que possam mensurar o grau de aprendizagem, de conhecimentos, habilidades e/ou atitudes, do aumento de conhecimento e de mudanças, do aumento das habilidades, do comportamento e comparar os resultados antes e depois do treinamento, para num comparativo mais amplo identificar as reais alterações e então graduar e qualificar os resultados obtidos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com