TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORÇAMENTO EMPRESARIAL E CONTROLADORIA

Por:   •  2/1/2017  •  Artigo  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM FINANÇAS

Trabalho Final da Disciplina

Orçamento Empresarial e Controladoria

Resende

2014

Natalia da Silva Diniz

ORÇAMENTO EMPRESARIAL E CONTROLADORIA

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Orçamento empresarial e controladoria  para obtenção de avaliação.

Resende

10.06.2014


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. MISSÃO, VISÃO E VALORES
  1. ESTRATÉGIA GENÉRICA
  1. ESTRATÉGIA COMPETITIVA
  1. AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
  1. AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS
  1. DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA
  1. CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

  1. INTRODUÇÃO

Este estudo de caso tem por objetivo demonstrar a estratégia competitiva adotada pela empresa Natura S.A., uma das maiores empresas de cosméticos de capital brasileiro que desenvolve, fabrica, distribui e comercializa produtos que possuem uma marca que está entre as mais conhecidas no país.

 Através de pesquisa consideramos alguns pontos relevantes, como por exemplo, definição da missão, valores e objetivos da empresa; análise e previsão de cenários; sua formulação de estratégica no nível comparativo, competitivo e funcional; plano de implementação e definição dos indicadores de desempenho para, dessa forma, controlar o negócio. Foram destacados os pontos positivos e negativos da empresa dentro do seu ambiente externo nos dias atuais, conflitando às forças e fraquezas identificadas no ambiente interno e que podem influenciar para sua sobrevivência ou não.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. MISSÃO, VISÃO E VALORES

De acordo com Andrade (2002), a missão de um empreendimento se define em satisfazer necessidades externas, ou seja, do público pelo qual a mesma pretende alcançar e não somente oferecer um serviço.

A Natura  tem como sua missão como promover o bem-estar/ estar-bem de seus clientes. Ela expressa justamente uma missão que demonstra perfeitamente o desejo de atingir o ponto ao qual destina-se a seu ramo de trabalho.

Analisando a missão da empresa, tendo como base o conceito de missão estudado, pode-se afirmar que além de fácil compreensão existe coerência no texto descrito, pois ao adotar os conceitos “Bem Estar/Estar bem” a organização tem foco na satisfação plena do cliente uma vez que não basta apenas estar belo (a), mas o estar bem consigo mesmo é tão importante quanto. Esta é sem dúvida a principal estratégia da Natura.

A visão da empresa é de oferecer um serviço/ produto de qualidade, como o emprego de uma logística que evidencie o compromisso da empresa com um desenvolvimento sustentável e a construção de um mundo melhor através das relações. Essa visão da empresa representa uma meta de longo prazo devido às características de mercado e porte dos concorrentes.Observa-se que esta organização, se resume em estar no topo da cadeia produtiva e distributiva mundial, colocando-se lado a lado das grandes líderes de mercado em seu segmento, visando juntamente com a sociedade a “construção de um mundo melhor”.

Analisando o estudo de caso da empresa Natura com as definições de visão e missão contidas no site da empresa, pode-se verificar que as estratégias competitivas abordadas no estudo de caso em questão estão em concordância com as empregadas no dia a dia da empresa, pois, a estratégia de mercado definida pela empresa busca o crescimento de mercado brasileiro e estrangeiro juntamente com a renovação de sua carteira de produtos e na sua eficiência operacional.

Toda visão expressa um desejo em torno do qual se define a direção que deverá ser seguida, levando em consideração componentes reais que para a sua definição, portanto a visão da Natura atende todos os requisitos em sua formulação.

  1. ESTRATÉGIA GENÉRICA

As empresas no geral devem buscar sempre desenvolver, ampliar e explorar cada vez mais suas estratégias competitivas com o objetivo principal de render mais do que apenas o capital inicial, partindo deste ponto e refletindo nas informações complementares identificamos que a estratégia adotada pela Natura Cosméticos S.A. é a Estratégia de Diferenciação, pois a mesma investe pesado em sua imagem, em tecnologia. Distribuição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos tanto internos quanto em suas consultoras, investe também em pesquisas de mercado e qualidade, produzindo produtos únicos, com características que os distinguem dos produtos da concorrência e principalmente por sua consciência de sustentabilidade na fabricação de seus produtos. Através de uma estratégia competitiva diferenciada, a organização em estudo posicionou-se no ranking da vantagem competitiva: Utiliza-se do preço agradável ao bolso das classes A e B, sendo satisfatório às intenções de lucros futuros.

  1. ESTRATÉGIA COMPETITIVA

A rivalidade entre os concorrentes no ramo empresarial é a mais comum e obvia das Cinco Forças Competitivas de Porter. O diferencial da empresa Natura é a convivência harmônica entre o extrativismo industrial e a produção daquilo que comercializa, trabalhando de acordo com o ciclo natural de suas produções. A sua principal concorrente da empresa é a Avon, pois também trabalha com vendas diretas, porém a Natura é atualmente a maior empresa de capital nacional entre os fabricantes de cosméticos e a vice-líder entre os fabricantes nacionais competindo de forma equitativa com os concorrentes estabelecidos no país.;A Natura é uma forte marca, seu nome é conhecido e admirado no mercado, bem como possui uma imagem prontamente associada ao desenvolvimento sustentável, responsabilidade social e principalmente a qualidade de seus produtos, o que nos leva a considerar que seus investimentos tornam-se uma barreira considerável para novas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com