TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ASPECTOS TELEOLÓGICOS DA EMPRESA

Por:   •  14/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  6.830 Palavras (28 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 28

UNIÃO METROPOLITANA DE ENSINO E CULTURA

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Fabiana Santos

Lucyana Valente

Moacir Costa

Rejane da Silva Santos

Silvana Marques

MC DONALD’S

Lauro de Freitas

2007

Fabiana Santos

Lucyana Valente

Moacir Costa

Rejane da Silva Santos

Silvana Marques

MC DONALD’S

Trabalho apresentado no curso de Administração, Faculdade de Ciências Sociais, Unime, como requisito parcial do 2º bimestre do curso de Administração com Habilitação em Marketing.

Orientação: Profa. Tânia Benevides.

Lauro de Freitas

2007

AGRADECIMENTOS

Agradecemos ao McDonalds e a todos os professores que se empenharam a nos orientar para a realização dessa pesquisa que foi de grande valor para nossos conhecimentos, proporcionando uma experiência engrandecedora para nosso currículo acadêmico.

RESUMO

Este Projeto Interdisciplinar teve por objetivo, verificar em qual modelo da organização a empresa MC DONALD’S, se encaixa. Foram utilizadas entrevistas, aplicou-se levantamento de dados primários e secundários onde foi verificado os métodos em que as atividades são executadas, designando operários à tarefas específicas. Aplicando desta forma a metodologia da empresa. Podemos constatar que, o modelo Taylorista de produção tem como objetivo mostrar a relação da administração do Mc Donald’s, com a teoria Taylorista, mais precisamente se os princípios da Organização Racional do Trabalho ainda são encontrados na empresa Mc Donald’s. Verificando se o princípio da análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos, ainda são encontrados na organização, observou se existe o princípio da divisão do trabalho e a especialização do operário na empresa, além da observação das condições ambientais de trabalho, incentivos salariais e prêmios de produção, que podem ser nas proporções variáveis e fixo, contudo a padronização de seus métodos máquinas e equipamentos. Foi atestado que no Mc Donald’s é presente este tipo de produção da linha de montagem dos sanduíches, dando condição de trabalho, que assegura a eficiência. Percebendo também que a empresa cria um ambiente de trabalho especial, executando uma série de iniciativas visando aumentar a motivação do funcionário, para que eles se sintam à vontade e tenham um ótimo desempenho, buscando alcançar objetivo, além disso, a empresa também demonstra ter um forte compromisso com a comunidade através de vários programas sociais. A empresa consiste em criar um padrão de qualidade, sendo um modelo de referência alimentar, concentrando esforços e gestando pessoas, tendo como missão servir bem aos clientes e cumprir compromissos com funcionários, promovendo equilíbrio na empresa dando-lhe oportunidade para ser um bom cidadão, incentivando-o a participar de eventos que ao mesmo tempo se tornam obrigações premissas. O Mc Donald’s ao decorrer dos anos vem mostrando - se uma empresa sólida com princípios básicos que servem para a melhoria do processo de produção fazendo com que haja eficiência e eficácia na fabricação de seu produto final.

Palavras Chaves: Mecanização. Padronização. Motivação.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO _______________________________________6

2 EMPRESA __________________________________________8

2.1 HISTÓRICO _______________________________________ 8

2.2 ESTRUTURA ______________________________________10

2.2.1 ORGANOGRAMA__________________________________11

3. DINÂMICA ORGANIZACIONAL__________________________12

4. VALORES ORGANIZACIONAIS _________________________20

4.1FILOSOFIA EMPRESARIAL – VISÃO_____________________22

4.2 METAS ____________________________________________22

4.3 ÉTICA EMPRESARIAL-MISSÃO ________________________25

4.4 CÓDIGO DE CONDUTA _______________________________27

4.4.1 ASPECTOS TELEOLÓGICOS DA EMPRESA ____________29

4.4.2 ASPECTOS DEONTOLÓGICOS DA EMPRESA __________29

5. METODOLOGIA ______________________________________31

6. ABORDAGEM DA ADMINISTRAÇÃO _____________________32

7. CONCLUSÃO ________________________________________37

REFERÊNCIAS _________________________________________39

ANEXOS

1 INTRODUÇÃO

O Mc Donald’s, objeto de estudo deste projeto interdisciplinar é uma empresa que atua no ramo de comercialização de alimentos. A instituição tem como objetivo a industrialização de produtos alimentícios, buscando atender o mercado e satisfazer as necessidades do consumidor oferecendo um produto e um ágil atendimento reconhecido mundialmente.

O trabalho parte do seguinte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.8 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com