TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DOMÍNIOS ESCOLHIDOS: JORNALISTICO, INSTRUCIONAL, RELIGIOSO E PUBLICITÁRIO

Por:   •  4/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  2.988 Visualizações

Página 1 de 2

DOMÍNIOS ESCOLHIDOS: JORNALISTICO, INSTRUCIONAL, RELIGIOSO E PUBLICITÁRIO.

DOMÍNIO JORNALÍSTICO: O domínio discursivo jornalístico é bastante importe nos dias atuais, pois é com ele que nos mantemos informados sobre os vários acontecimentos do mundo atual e notícias do nosso interesse, eles mostram opiniões e sugestões sobre os temas que estão em pauta para que o leitor ou ouvinte possa melhor entender e formular seu conceito sobre esses acontecimentos de interesse social, além de se manter informado, pois eles debatem, fazem críticas, trazem perguntas, reflexões, elogios, incentivos, dentre outros. Nesse domínio se destacam vários gêneros:

→Notícias e reportagens , →Artigos de opinião →Cartas do leitor etc.

 Entre os gêneros provocados temos, por exemplo, entrevistas e debates, que são criados pela instituição jornalística

DOMÍNIO ISTRUCIONAL: Os textos instrucionais têm por objetivos orientar ensinar e instruir sobre os mais variados assuntos. Esses textos servem para explicar quais os procedimentos devem-se realizar uma ação qualquer afim de que se possa chegar a uma finalidade com a qualidade desejada. Suas instruções encontram-se habitualmente com verbos no modo imperativo (faça, ponha, pegue) ou com verbos no infinitivo (preparar, colocar, misturar).

Alguns exemplos: receitas, bulas de remédio, boletos, manuais de eletrodomésticos, dentre outros.

Características principais: frases curtas, linguagem e vocabulário simples, sintaxe acessível, explicação de siglas e termos desconhecidos, textos que gerem comportamentos sequencialmente ordenados.

DOMÍNIO RELIGIOSO: O domínio discursivo religioso é bastante empregados em igrejas para que os fiéis possam seguir sua religião sem se desviar dela através da doutrina da religião. Seu objetivo principal é instruir seus fiéis e convencer os não fieis a seguirem uma religião, para que através dela o fiel possa realizar uma ação futura. A bíblia por exemplo, nos traz várias informações e instruções sagradas de como ser um fiel. Os gêneros textuais se apresentam na forma de novenas e ladainhas, cultos, orações, sermões, dentre outras.

     É um texto em que há presenças de vários diretivos.

DOMÍNIO PUBLICITÁRIO: Os textos publicitários têm por objetivos de levar informações as pessoas de uma maneira que possa desviar a atenção delas para que poção ver um produto ou serviço persuadindo elas a adquirir e comprar seu produto.

     Para que esse texto possa chamar a atenção do público utiliza-se diferente formas de linguagem (verbal e não verbal) e é composto por textos que aparecem em portadores de ampla circulação social, como jornais, revistas, folhetos, cartazes, outdoors dentre outras.

     São exemplos de gêneros discursivos publicitário: as propagandas, os anúncios, os classificados, os panfletos, os folders, as cartas publicitarias etc.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com