TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE I

Por:   •  24/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.594 Palavras (11 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE I

Relatório sobre Demonstrações Financeiras do Setor de Telefonia

Alunos: Matheus Serafini, Ítalo Antônio, Pablo Paim, Rodrigo Manetti e Marcia

Professora: Ana Tercia Lopes Rodrigues

ÍNDICE

  1. Introdução........................................................................................................ 3
  2. Sobre a empresa pesquisada.............................................................................4
  3. Análise do setor e da participação da empresa pesquisada no mercado.........4
  4. Analise das Demonstrações Financeiras da empresa pesquisada.....................5
  5. Análise do parecer dos auditores independentes.............................................7
  6. Conclusão sobre a atividade..............................................................................8
  7. Referências bibliográficas..................................................................................8

  1. Introdução

O presente relatório, irá evidenciar, analisar, detalhar e opinar sobre o setor de telefonia no Brasil, a partir de informações publicadas por sites de órgão do setor e das empresas, será analisado a demonstração financeira anual da Telefônica Brasil detentora da marca VIVO. A partir dessa demonstração, será mostrado em números e gráficos a situação da operadora, a história, sua participação no mercado, e a performance do setor de telecomunicação do país.

  1. Sobre a Empresa Pesquisada.

          Após, termos sido selecionados para pesquisar o setor de telecomunicações, decidimos por analisar mais profundamente a empresa com a maior participação de mercado no setor, trata-se da Telefônica Brasil, detentora da marca VIVO.

A Telefônica Brasil é uma empresa do Grupo Telefônica, um dos principais conglomerados de comunicação do mundo. Foi originalmente formada a partir da Telebrás, companhia estatal de telecomunicações, que em 1998 foi vendida e privatizada pelo Grupo Telefônica, junto com a Telesp, formando a Telefônica Brasil.

Em 2007, a empresa iniciou uma parceria estratégica com a TVA, da editora Abril, adquirindo 49% das ações ordinárias e 100% das preferenciais de MMDS. A incorporação total da TVA pela Telefônica ocorreu em 2012, após ser sancionada a “Lei da TV a Cabo” (Lei 12.485).

A Telefônica adquiriu as ações da Vivo que pertenciam à Portugal Telecom em 2010 e transferiu o controle da empresa para a Telefônica Brasil, subsidiária do grupo no país. No ano seguinte, a Telefônica Brasil incorporou todas as ações da Vivo.

Em 2012, os serviços da Telefônica Brasil passaram a ser comercializados com a marca Vivo, dando assim origem à Telefônica Vivo.

No ano de 2015, a Telefônica Brasil, (VIVO) adquiriu a Global Village Telecom (GVT), por cerca de 9,2 bilhões de reais

Atualmente, o Grupo Telefônica tem presença em 21 países com mais de 125 mil colaboradores. No Brasil, a Telefônica Brasil totaliza cerca de 34 mil colaboradores e está presente em mais de 4.000 cidades, somando mais de 97,1 milhões de clientes.

  1. Análise do setor de telefonia e a participação da empresa no mercado

O setor de telefonia no país ter uma grande relevância no desenvolvimento do país, esse setor representa cerca de 1,17% (499.000) do total de empregos no país, considerando o dado apresentado pelo governo federal afirmando ter 38,5 milhões de postos de trabalho formais. O setor conta com apenas 4 grandes empresas que prestam serviço de telefonia, sendo a Telefônica Brasil sob a marca (VIVO), América Móvil sob a marca (CLARO), Telemar Norte Leste S.A, sob a marca (OI) e Telecom Itália Mobile sob a marca (TIM), como essas 4 empresas somam mais de 97% na participação de mercado, podemos considerar que há um oligopólio no setor de telefonia.

Estima-se que há na parte de celulares moveis desse setor cerca de 244 milhões de linhas ativas. A VIVO, lidera a participação com cerca de 30,57% do mercado de linhas moveis, sendo que logo atrás aparece a Tim com 25% e a Claro com 24%, a Oi tem cerca de 17% de participação (anexo gráfico 1). Já no setor de linhas fixas, a Vivo, lidera, juntamente com a OI. Ambas alcançam cerca de 35% em participação. (Anexo gráfico 2).  Dados do IBGE (CENSO 2010) apontam que esse segmento abrande cerca de 96,1% dos domicílios na área urbana 77.2% na área rural, totalizando uma abrangência total de cerca de 94% das residências brasileiras. (anexo gráfico 3). Últimos dados apresentado pela ANATEL, aponta que 100% dos municípios brasileiros, hoje estão servidos ao menos por uma das operadoras de serviços desse mercado. (anexo gráfico 4).  A receita bruta do setor de telecomunicações (abrangendo outros serviços prestados pelas operadoras) alcançou no ano de 2015 cerca de 203,8 bilhões de reais, com uma receita liquida de 138,4 bilhões de reais. (anexo gráfico 5)  Os investimentos feitos pelas operadoras no setor, no ano de 2015 foi de aproximadamente  28,5 bilhões de reais. (anexo gráfico 6) A porcentagem de impostos sobre a receita liquida do setor, foi no ano de 2015 cerca de 42%, a receita bruta desse setor, atingiu 4% de contribuição na formação do PIB no país. (anexo gráficos 7 e 8). Esse segmento de mercado, emprega cerca de 500 mil trabalhadores, representando cerca 1.1% do total de 38,5 milhões de empregos no Brasil. (anexo gráficos 9 e 10) A abrangência de municípios pela Vivo, atinge cerca de 66,3% dos municípios brasileiros, ficando na terceira posição dentre as 4 maiores do mercado. Cerca de 91,3% da população brasileira. (anexo gráfico 11 e 12).

O Setor de Telecomunicações, o qual está inserido o segmento de telefonia, é peça fundamental da infraestrutura de qualquer país e é considerado, por isso, um componente relevante para o desenvolvimento econômico e social.  O setor emprega um valor considerável de habitantes do país, contribuindo com cerca de 4% do PIB Brasileiro, o desenvolvimento desse setor é de alta importância para a nação.

  1. Análise das demonstrações financeiras da empresa pesquisada

Analisando o balanço patrimonial da empresa, (Telefônica Brasil) a Conta “Ativos Circulante”, corresponde com cerca de 17,15% do total de Ativos do Balanço Patrimonial, dentro do Ativo Circulante damos destaque a conta Contas a receber que contribui com cerca de 8.12%, seguindo pelo Caixa (4.59%) e Tributos a recuperar (2.90%).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com