TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS EMPRESARIAL

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

EDSON DA SILVA

RA: 1442271

JOGOS EMPRESARIAL

PIM Vlll

SANTA BARBARA DO OESTE – SP

2016

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 2]

EDSON DA SILVA

RA: 1442271

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE GESTOR NA ÁREA DE LOGÍSTICA, APRESENTADO À UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP ORIENTADOR: PROF. FABIO SANTOS

SANTA BARBARA DO OESTE – SP

2016

RELATÓRIO PIM VIII

CURSO: CST EM LOGÍSTICA

Nome da empresa: Officio – ME

Orientador: Fábio Santos

Aluno: Edson da Silva  RA: 1442271

a) Análise do negócio O jogo busca desenvolver no aluno a consciência e a importância de conhecer as necessidades dos consumidores, estimular perspectivas a curto, médio e longo prazo, entender a logística como fator de redução de custos dentro de um ambiente altamente competitivo, em que as estratégias são baseadas na segmentação, posicionamento e alocação de recursos. Descreva detalhadamente as informações “macro ambiente” e “microambiente” da região escolhida?

A ideia de ambiente de marketing é defendida por KOTLER (1998, p.47-51), pois para ele a administração de marketing está inserida no macro ambiente e no microambiente.

Uma empresa é constituída por fatos, acontecimentos  e ameaças  e forças que estão fora do controle pessoal  e afetam toda a  capacidade de previsão e dificulta muito a administração da empresa em  manter transações bem sucedidas com os consumidores ou mercado que pretendem  atingir.  

Então podemos avaliar  os jogos empresarial  PIM Vlll como uma ferramenta de simulação que pode mostra a dificuldade de enfrentar um ambiente com variações de diversos tipos, como no simulado que teve uma situação de racionamento de agua que interferiu  ativamente  no comprometimento da produção e a empresa que soube fazer os ajuste na produção obtiverão uma  performance melhor , então podemos observar que para  ser bem-sucedida, uma empresa deve adaptar as suas ações de marketing às tendências e variações no mercado ,desenvolvendo e ajustando sua administração  nesse ambiente seja ele cultural, demográfico ,social, politico ou de outros diversos aspectos no ambiente empresarial.

Fazendo a analise acima podemos entender um pouco mais sobre o aspecto microambiente da região escolhida, que foi a região 3, onde possui a maior população porem com renda mais baixa , mais  gerando  uma grande demanda quantitativa isso porque são as pessoas que constituem o mercado, então devemos controlar bem  essa região que tem os pontos fracos como baixa renda, mão de obra menos qualificada em comparando com as regiões mais ricas, então devemos ter uma equipe nos  cargos de liderança altamente treinados e qualificados para suprir esta falta de instrução , e também os pontos fortes maior demanda   de mão de obra e o valor baixa desta mão de obra. Podemos avaliar a importância da logística no planejamento a curto médio e longo prazos utilizando  um planejamento unindo a empresa como um todo, produção, financeiro, comercial, RH , e também a clientes fornecedores.

Em questão aos aspectos macroambiente, podemos destacar a questão demográfica da região 3 que foi a escolhida  que era a de maior população , a questão econômica a região possui menor poder aquisitivo porém a demanda ainda é grande devido a maior quantidade de pessoa, ambiente tecnológico é uma desvantagem porem na teoria na região mais pobre falta mão de obra qualificada , sendo assim a importância de investir  em treinamento.

b) Analise os pontos positivos e negativos das três regiões e justifique a sua escolha pela região onde montou a empresa?

A região 1 possui a menor população, sendo assim seu primeiro ponto negativo  é a menor quantidade comprada em relação as demais regiões e o valor da mão de obra mais alta, sendo assim resultaria em uma folha de pagamento maior deixando a folha de pagamento alta em relação as demais regiões. Pontos positivos são maior poder de compra podendo ter um produto com maior valor agregado, pessoal com melhor qualificação profissional, cultural e Social.

A região 2 é intermediaria as outra duas áreas, seus pontos negativos são variação no poder aquisitivo dificultando a aplicação de valor do produto final pontos positivos alta densidade de pessoas podendo através de estudo sobre o publico alvo agregar maior valor agregado ao produto em pontos distintos da região.

A região 3 e a região de maior população, seus pontos negativos são poder aquisitivo mais baixo, mão de obra com qualificação inferior as demais, menor valor agregado aos produtos, pontos positivos apesar do valor do produto menor a quantidade adquirida e muito maior, sendo assim é um área de grande lucratividade, folha de pagamento menor pois a mão de obra se torna mais barata.

II) Justifique a sua estratégia de liderança:

a) A princípio, as empresas tomam decisões limitadas. Com o avanço do jogo, no entanto, aumenta-se tanto o número de decisões quanto a amplitude destas. Por que escolheram determinada região como prioridade? Justifique a sua resposta?

A escolha foi feita observando a maior quantidade de demanda de produtos vendidos, sendo assim se estudado o mercado e se fosse possível praticar o melhor preço do produto teria uma rentabilidade muito boa, apesar do preço menor.

b) As decisões de produto englobam a identificação de oportunidades de lançamento de produtos e serviços, a adequação destes às necessidades e aos desejos dos clientes (pesquisa e desenvolvimento), a formulação das estratégias de produtos (como diferenciação, posicionamento em cada região) e a administração do ciclo de vida do produto. Nesse ponto, a Logística e o Marketing atuam como um elo dentro da cadeia produtiva. Justifique a política de pesquisa e desenvolvimento que o grupo desenvolveu para atender às necessidades de cada região?

Pesquisa de mercado visando atender a maior fatia populacional   e a maior possibilidade de venda em quantidade e através da investigação das possíveis ameaças tomar decisões necessárias para atender as outas regiões praticado preço e marketing de acordo com a situação atual que enfrenta a capacidade seja ela produtiva ou financeira de cada região praticado estratégias diferenciada de acordo com a demanda de cada região.

c) Na realidade, é difícil estabelecer um preço adequado mediante uma situação específica, como vários autores sugerem nas diversas literaturas existentes nos dias de hoje. O jogo, tendo como modelo esta realidade, deve também refletir tal dificuldade. Como exemplo, podemos citar como critério a variação no nível dos estoques de produtos acabados, ou seja: se os estoques estiverem elevados e a demanda for maior que as vendas, o preço será considerado alto, e, se os estoques estiverem baixos e a demanda for maior que as vendas, o preço estará baixo. Qual foi o cálculo que o grupo desenvolveu para precificar nas três regiões? Justifique a política de preço e suas variações em cada trimestre (a partir do 4º período).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com