TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Jogos Empresariais Simulação Empresarial

Por:   •  13/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 7
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM

Disciplina: Jogos Empresariais - Simulação Empresarial

Prof.: Me. Laércio Vida

Curso: Administração – Tecnologia em Gestão Comercial

As empresas montam e treinam a equipe de vendas em um período para atuar no próximo. O dimensionamento da equipe depende da estratégia de cada empresa, mas, para vender em qualquer das regiões de mercado, a empresa deve alocar no mínimo 1 vendedor por região. Por exemplo, se o número máximo de vendedores no mercado para o conjunto das empresas é determinado quando o total de vendedores de todas as empresas alcança a 0,2% da demanda do mercado se num determinado trimestre o mercado total demandar 130.000 produtos, o mercado estará saturado quando o conjunto de vendedores de todas as empresas chegar a 260. Neste exemplo, numa edição com 6 empresas, seriam em média 43 vendedores por empresa.

Certo (  X )   Errado (     )

Como as empresas possuem prioridades/pesos diferentes de liderança das regiões de mercado, em caso de falta de produtos para atender aos pedidos das regiões, elas podem determinar a ordem de distribuição e, consequentemente, deixam de entregar onde tem menos interesse estratégico. Uma opção é a entrega proporcional, com entrega do estoque disponível proporcionalmente aos pedidos de cada região.

Certo (  X   )   Errado (      )

  1. A apuração de custos de produção é de suma importância para a sustentabilidade competitiva organizacional.

Por que,

proporciona informações a partir de dada realidade comparando com algo que se esperava, analisando as possíveis diferenças e identificando as causas subsidiando tomada de decisões assertivas,  para o alcance e a superação de metas de resultados.

A esse respeito, conclui-se que:

 A) as duas afirmações são falsas.

 B) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

 C) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

 D) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

 E) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  1. Uma indústria de alimentos produz lasanhas e pizzas congeladas. São produzidos lasanhas dos sabores: bolonhesa, presunto com queijo e frango. As pizzas produzidas são do tipo calabresa, vegetariana e  frango com catupiry. Sabe-se que os recursos de produção utilizados para produzir as lasanhas e as pizzas são diferentes e não compartilhados, logo, o gerente de produção necessita definir o planejamento de produção nos níveis estratégico, tático e operacional para médio prazo.

Para que o planejamento da produção  se inicie e esteja de acordo com os princípios hierárquicos do Planejamento e controle de produção (PCP), o gerente deve:

  1. determinar as quantidades e datas de produção e aquisição dos componentes das matérias primas, definindo assim o planejamento de produção para as pizzas a médio prazo.
  2. definir o planejamento agregado da produção de acordo com o planejamento de capacidade de médio prazo, compatível com a gestão de demanda e financeira de médio prazo.
  3. identificar a demanda por meio de previsões juntamente com a gestão financeira de médio prazo, alcançando um planejamento agregado de produção de acordo com a capacidade instalada e controle.
  4. definir a agregação dos produtos lasanha e pizza em um único sistema de produção a médio prazo, facilitando o planejamento aleatório a gestão de demanda do produto lasanha.

Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmativa(s):

A) I e II

B) I e III

C) II e III

D) III e IV

E) II e IV

  1. A Empresa Padilha que atua no segmento de construção civil, sob a direção de Carlos Noruega, apresentou a demonstração de resultados do exercício de 2013 aos sócios, alegando que a empresa obteve um lucro liquido medíocre no exercício. Como justificativa alegou a alta concorrência no mercado. Joana Padilha, uma das sócias questionou,  sobre as despesas operacionais, solicitando detalhamentos em relação as essas despesas que a seu ver foram  onerosas. Carlos explicou as principais  despesas e os grupos as quais estão inseridas.  Diante dessa situação marque a resposta correta de acordo com a alegação de Carlos nos grupos de despesas operacionais:

  1. houve  despesas relativas comissões sobre vendas, marketing, propaganda e publicidade, comercialização e distribuição, sendo pontuada como despesas financeiras, estas são primordiais para o processo de comercialização.
  2. as despesas financeiras, não tem como racionalizar, pois de maneira geral os gastos nos escritórios que visam a gestão da empresa, além da despesa com o pessoal da área de vendas e o fortalecimento da marca no mercado eram de suma importância.
  3. após o lucro bruto a empresa deduziu despesas compatíveis com a promoção do produto até sua colocação junto ao consumidor no processo de comercialização e distribuição, sendo estas denominadas despesas administrativas inerentes ao processo administrativo.
  4. incorreu sobre o exercício, um valor considerável  de juros pagos e correção monetária prefixada sobre empréstimos e descontos concedidos no adiantamento de duplicatas, que foram necessárias para o capital de giro da organização, estando descritas nas despesas administrativas.
  5. com a gestão organizacional, a empresa obteve despesas administrativas como depreciação de moveis dos escritórios, salários e encargos dos colaboradores administrativos, materiais e honorários dos gestores, justificando que estas despesas são essenciais para a gestão do negócio.  
  1. Na guerra pela sobrevivência e sustentabilidade do negócio as organizações se veem sobre duas vertentes: o perfeito gerenciamento dos ganhos em uma extremidade e os custos e despesas em outra. A área de custos possui terminologia própria que, entretanto, muitas vezes é utilizada de forma equivocada.  Sobre a definição apropriada para custos fixos, analise as afirmações abaixo:

I. Permanecem constantes dentro de determinada faixa de atividades geradoras de receitas, independem do volume de vendas ou de prestação de serviços.

II. O valor por unidade produzida varia a medida que ocorre variação no volume de produção, por se tratar de um valor fixo.

III. Gastos relativos aos bens e serviços, consumidos na produção de outros bens e

serviços incorridos no processo produtivo, seus custos permanecem constante e independe do volume de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com