TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PLANOS DE NEGOCIOS

Por:   •  4/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 7

PLANO DE NEGÓCIO (CEREALISTA GARRA)

 

Beatriz Mafra Stein

Elias Sieves

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Resumo

O plano de negócios de uma cerealista é apresentado, são empresas bem comuns na região de Ituporanga e busquei inovar na apresentação e também na organização, pois essas empresas são muitas vezes gerenciadas de qualquer maneira.

Palavras Chave: cebola; cerealista; comércio; empresa.

1 INTRODUÇÃO

Na nossa região negócios de compra e venda de cebolas e abóboras são bastante comuns. Com nossa abordagem queremos ser diferenciados nesse ramo, uma equipe motivada e com conhecimento prévio são nossos diferenciais. Nós compraremos a cebola suja, beneficiaremos e depois seguiremos com a venda. Os produtores rurais comerciam sua safra com compradores da região pois podem ver a classificação do seu produto e gostam de negociar com um contato e estrutura física para garantir o pagamento

2 IDENTIFICAÇÃO DO NEGÓCIO

Esta empresa trabalha no segmento de hortifrúti, com compra e venda de cebolas e abóboras, produtos esses que são vastamente produzidos na região.

A empresa Cerealista Garra será sediada em Chapadão do Lageado-SC, CNPJ 01.894.432/0004-07. Sua sócia proprietária é Beatriz Mafra Stein, que também reside na cidade de Chapadão do Lageado, com 24 anos já possui uma vasta experiência no ramo apesar da pouca idade.

O enquadramento de porte será como Microempresa (ME), com sociedade ilimitada e enquadramento no lucro presumido.

Os sócios serão Beatriz Mafra Stein com 51% da empresa e Gilson Stein com 49%. Os documentos serão assinados por Beatriz Mafra Stein e essa terá total responsabilidade sobre os atos comerciais.

A empresa será registrada na junta comercial do estado de SC.

3 DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO

Cerealista Garra é uma empresa de beneficiamento e comercialização de cebolas e abóboras. O processo de beneficiamento é pouco complexo, porém com algumas etapas. O produto precisa ser transportado do produtor até o depósito. Por esse motivo escolhemos o Centro de Chapadão do Lageado para nos estabelecermos. O valor do investimento inicial é elevado, serão R$ 500.000,00 investidos pelos sócios e por meio de financiamento bancário.

Os produtos oferecidos serão embalados ou granel. Cebolas são costumeiramente comercializadas em sacos de 20 kg. A classificação é regulamentada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Toda classe tem seu valor de mercado o que é muito relativo e determinado pela sazonalidade das safras. Já a abóbora e apenas escovada e ensacada, sendo que algumas vendas acontecem granel direto do produtor.

Por hora nossas atividades estão concentradas na safra de Santa Catarina, mais a possibilidade de expandir para outros estados e países com pouco investimento adicional existe e se mostra promissora.

4 ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE

Nossa equipe será composta por:

  • Proprietária

Beatriz Mafra Stein

Cursa Administração na instituição de ensino Uniasselvi, trabalhou por 5 anos em empresa agropecuária e tem conhecimento do processo de beneficiamento e produção de cebolas pois sua família é tradicional no ramo.

  • Supervisor

Gilson Stein

Trabalhou por 10 anos no transporte de cebolas. Controla a qualidade e supervisiona funcionários e o carregamento.

  • Comprador

Adelmo Mafra

Por conhecer os produtores, e ter experiência anterior em depósito de cebolas visita os agricultores e faz as compras.

  • Motorista

José de Souza

Recolhe as compras no galpão dos agricultores.

Além desses já contratados é necessária uma equipe de 10 pessoas para o beneficiamento e carregamento dos produtos. Porém esses não precisam ter experiência pois serão supervisionados por Gilson Stein.

5 MOTIVAÇÃO E OPORTUNIDADES

        Uma empresa que tem pessoas comprometidas já tem o primeiro passo da receita para o sucesso, as qualidades abaixo são bônus da Cerealista Garra.

  • Vantagem

Temos uma carteira de clientes adquirida ao longo dos anos pelos sócios em seus empreendimentos anteriores.

  • Motivação

O sonho de ter o próprio negócio, a chance de gerar maiores rendas e a oportunidade de gerar empregos sempre foi almejado por mim. Trabalhar no ramo do agro exige paixão, engajamento e isso todos temos de sobra.

  • Oportunidades

O nosso negócio tende a crescer cada vez mais e as oportunidades não param de surgir, alimento é algo que a sociedade demanda cada vez mais, em nossa região é muito comum esse tipo de empresa e temos o diferencial de possuir uma cidade não tanto explorada e pessoas com conhecimento para gerenciar nossa empresa. A montagem de um depósito de cebolas não é complexa e já possuímos toda a estrutura.

  • Localização

Localizado no centro de  Chapadão do Lageado, nosso depósito é de fácil acesso para caminhões e carretas o que facilita a logística.

 

6 DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS

Nossa empresa será referência na comercialização e beneficiamento dos seguintes produtos.

  • Cebolas classe 1 20 kg: utilizada principalmente para produção de conservas é vendida para Ceasa ou diretamente para as indústrias de produção de conserva. Em pequena escala mercados também a revendem então esse também é um cliente. Seu preço pode ser bem menor do que o da cebolas de classe 3 ou igual, dependendo da necessidade do mercado.
  • Cebolas classe 2 20 kg: tem como principal mercado o estado de Minas Gerais, é vendida normalmente junto com cebolas de outros tamanhos. Na nossa região ela é comprada pela metade do preço da cebola de classe 3, porém dependendo da negociação se conseguem colocações mais vantajosas.
  • Cebolas classe 3 20 kg: é a mais procurada e também a mais produzida, o padrão da cebola ideal, com excelência no beneficiamento poderemos vende-la em todas as praças de Ceasas e supermercados.
  • Cebolas classe 4 20 kg: essa cebola é conhecida como “cocão” por seu tamanho ser consideravelmente maior, é vendida para restaurantes e escolas em sua maioria, por sua larga necessidade. É comercializada por um valor semelhante ao da cebola de classe 3.
  • Abóbora Cabotiá 20 Kg: são refugadas todas as abóboras com defeito, as que possuem boa qualidade são polidas e ensacadas em sacos verdes. O principal mercado para abóbora ensacada é São Paulo.
  • Abóbora Cabotiá Granel: essa mercadoria é carregada diretamente no produtor, sendo feito uma escolha das que não tem a qualidade adequada. É comercializada para o norte e o sudeste.

 

7 TECNOLOGIA E PROCESSOS

 

Para que o processo produtivo seja facilitado precisa-se de um bom espaço, nós temos um galpão de 400m². A maquina de beneficiamento é instalada dentro do próprio galpão para facilitar o processo de estocagem.

O processo de beneficiamento da cebola é feito em algumas etapas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com