TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OUTPLACEMENT: A ARTE DE HUMANIZAR AS DEMISSÕES

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

 CARLOS HENRIQUE NUNES FERREIRA

OUTPLACEMENT:

 A ARTE DE HUMANIZAR AS DEMISSÕES

TAUBATÉ

2016


 CARLOS HENRIQUE NUNES FERREIRA [pic 2][pic 3]

OUTPLACEMENT: A ARTE DE HUMANIZAR AS DEMISSÕES

Projeto apresentado ao Curso de Administração da Faculdade Anhanguera Taubaté.
Orientador: Ana Vianna.


TAUBATÉ

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

1.1        PROBLEMA        

2.        OBJETIVOS        

2.1        OBJETIVO GERAL        

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        REFERÊNCIAS        

        

INTRODUÇÃO

O projeto aqui apresentado intitula-se “Outplacement: A Arte de Humanizar as Demissões”.

A ideia para a elaboração deste trabalho partiu da observação sobre o tema demissões, e também de estudos feitos sobre os processos de desligamento de pessoal, onde se percebe que, quando este processo não é bem conduzido, pode gerar impactos negativos para a empresa e, para os indivíduos remanescentes. Assim sendo, o foco principal do estudo será analisar a importância da implementação de programas de outplacement durante os processos de reestruturação organizacional, a fim de atenuar os impactos negativos na sociedade, na organização e no trabalhador com o desligamento da empresa.

Segundo Milkovich e Boudreau (2006, p. 264): “As demissões podem causar profundo impacto na autoestima e na segurança das pessoas. Perder o emprego pode ser uma experiência angustiante”.

Desta forma, dentro do contexto da citação, observa-se que os impactos causados pela demissão, não causam danos apenas no empregado demitido, mas também naqueles remanescentes devido a abordagem que a empresa emprega ao lidar com as demissões.

Assim, percebe-se através das pesquisas bibliográficas sobre o tema que o processo de demissão é semelhante em quase todas as empresas, visto que, consiste basicamente em identificar os motivos da demissão, realizar uma entrevista para comunicar-se a demissão e, em seguida, efetuar a rescisão do contrato. Verifica-se que em algumas organizações é oferecido aos funcionários desligados o prolongamento de benefícios, na esperança de que isso venha a causar menos danos. Mas, os principais impactos identificados na literatura, referentes ao desligamento do funcionário é muito maior, e não será diminuído ou sanado apenas com o prolongamento de um plano de saúde. Fora que, os funcionários remanescentes também sofrem, visto que, verifica-se um aumento do volume de trabalho, a desestruturação da equipe e o sentimento de insegurança quanto à estabilidade na empresa.

A Literatura demonstra diversos casos reais dos resultados da aplicação de Programas de Outplacement em empresas multinacionais. Sendo assim, este estudo demonstrará alguns desses exemplos de bons resultados de implementação destes programas.

Muitas empresas que buscam a utilização de novas formas de reestruturação em seu processo de desligamento de funcionários, têm aplicado o Outplacement com o objetivo de permitir e viabilizar este processo.

Mas, no que consiste este Programa? Na verdade, ele é associado a recolocação do profissional dispensado e, em alguns casos, o Outplacement é uma técnica que intervém em duas grandes áreas, ou seja, na planificação do processo de despedimento e a recolocação do profissional no mercado de trabalho (FERREIRA, 2007, p.23).

Para Caldas (2008, p. 23), outplacement significa:

“Treinamento e dar suporte sistemático para pessoas demitidas, cujo propósito é o de prover conselho, instruções e técnicas para auxiliar o profissional a organizar e executar um programa de procura de uma nova colocação. Ao contrário da má interpretação popular, o outplacement não assume responsabilidade por colocar a pessoa dispensada em um novo emprego, mas direcioná-la a fazê-lo de forma correta”.

Portanto, para se compreender melhor a aplicabilidade deste programa, se faz necessário que as empresas entendam que o processo demissional é impactante e, entenda que oferecer ao profissional desligado um apoio faz com que esta empresa, seja mais bem vista no mercado e na sociedade.

É importante que as empresas saibam que a orientação feita ao funcionário demitido, sobre o processo de recolocação no mercado é uma estratégia para a empresa, visto que, se configura em uma forma ética e responsável, e acima de tudo de reconhecimento perante aqueles que contribuíram para o sucesso da organização durante algum tempo.

.

 PROBLEMA

Segundo Caldas (2004) o outplacement é um processo implemen  tado por algumas empresas com o objetivo de treinar e direcionar o funcionário desligado, no que tange a conseguir uma nova colocação de trabalho, seja na mesma área ou em área diferente, em que possa aproveitar suas habilidades profissionais, e quem sabe até desenvolvendo um negócio próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (189.1 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com