TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e as Empresas

Por:   •  22/5/2022  •  Resenha  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de São Paulo

UNIFESP

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e as Empresas

Samara Coelho Cruz

Curso: Administração

Termo: 1

Turno: Integral

Profa. Dra. Liége Mariel Petroni

São Paulo, 2021


1. Quais os desafios para a adoção da Agenda 2030 nas empresas?

Não apenas nas empresas, mas a adoção da Agenda 2030 no Brasil tem como desafios as falhas na coordenação de diferentes instituições governamentais e membros da Comissão Nacional para os ODS; A falta de definição de indicadores nacionais e mecanismos de monitoramento e avaliação; ausência de uma estratégia de desenvolvimento sustentável de longo prazo; e deficiências em termos de inclusão e transparência.

2. Por que os ODS são importantes para os negócios?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são importantes para os negócios, pois eles apresentam uma oportunidade para que as soluções e tecnologias empresariais, sejam desenvolvidas e implementadas para tratar dos maiores desafios mundiais de desenvolvimento sustentável. Eles visam nortear as ações de governos, empresas e sociedade como um todo para o desenvolvimento sustentável.

Os ODS cobrem uma ampla gama dos tópicos de desenvolvimento sustentável relevantes para as empresas – tais como pobreza, saúde, educação, mudanças climáticas e degradação ambiental – São objetivos e metas capazes de pavimentar atividades e soluções, com a finalidade de um mundo melhor, com menos pobreza, mais dignidade e oportunidade para todos.

3. Quais as ações para a implantação dos ODS na empresa?

É necessário entender, de fato, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Suas metas e o que cada uma delas significa para a empresa. Depois de entender um pouco mais sobre os ODS, é preciso definir prioridades. Apesar de ser uma agenda integrada, onde os 17 Objetivos devem ser considerados ao mesmo tempo, as empresas vão conseguir trabalhar com maior ou menor intensidade em alguns deles, de acordo com sua área de atuação. Por isso, é preciso realizar uma avaliação do negócio e entender as oportunidades geradas pela Agenda 2030. Logo, é preciso estabelecer metas. Compartilhar os desafios com todos e demonstrar de que forma os ODS, inseridos nas ações cotidianas, podem fornecer benefícios para a empresa. O importante é integrar a sustentabilidade e os ODS nas atividades e na governança, fortalecendo a Agenda 2030. Por fim, com os processos já estabelecidos, é hora de pensar em relatórios e indicadores que possam demonstrar a eficácia e benefícios que essa nova estratégia de negócio proporcionou à empresa. Além disso, uma comunicação eficiente aproveitará a oportunidade para melhorar a imagem da empresa para seu público-alvo.

4. Quais as vantagens para as empresas que adotam os ODS?

Com a adoção das ODS nas empresas, elas conseguirão obter diversas vantagens, tais como:

Expansão das oportunidades de negócios: Existe uma série de fundos de investimento que só aplicam nas empresas que têm a sustentabilidade no seu DNA. Ou seja: ao ser ecologicamente correta, a organização amplia seu potencial de crescimento.

Publicidade positiva: Os consumidores atualmente estão cada vez mais críticos e atentos aos processos produtivos das empresas. Prova disso é a frequência com que nos deparamos com listas de marcas que não testam produtos em animais. Também se destacam positivamente as organizações que têm alguma parceria ou projeto próprio a favor da diminuição do impacto ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com