TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação como técnica de coleta de dados:

Por:   •  3/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 2

Observação

10.1 Observação como técnica de coleta de dados:

A observação é um papel essencial para uma pesquisa. Desde a introdução, contextualização, problemática, hipóteses, objetivos e metodologia. Sendo assim as técnicas de coleta de dados são abordadas de acordo com um determinado assunto, com isto examinando fatos, elementos básicos e investigação cientificas. Devem ser planejadas, registradas e ligadas ao contexto de levantamento que está sendo realizado.

Os pesquisadores podem causar desconforto para os observadores que notar que estão sendo observados, pois alteram os comportamentos de cada um, ficam nervosos e acabam não mostrando resultados muitos agradáveis e confiáveis.

        

10.2 Observações Simples:

A observação simples faz parte dos estudos de pesquisas, sendo realizadas no próprio ambiente a ser pesquisado, e não existe nenhum tipo de padronização e procedimentos, mas deve ser considerada como uma fase de descoberta e conhecimento, ela pode ser caracterizadas como espontânea.

O pesquisador deve colocar sua interpretação, registros, gostos e afeições, possibilitando os elementos para os problemas, favorecendo a construções de hipóteses e obtenção de dados do grupo estudado.

Essa observação é indicada para conhecimentos de fatos ou de algumas situações que tenha certo caráter publico esta observação não é indicada para testar hipóteses ou descrever características. Normalmente para a observação simples são realizadas estudos exploratórios.

10.3 Observações Participante:

A observação participante é considerada como uma observação ativa, pois consiste uma participação real dos assuntos. São classificadas em duas formas distintas: Natural quando se pertence a uma mesma comunidade e a Artificial quando se integra em um determinado grupo.

Por sua vez já vem tendo restrições de acordo com os papeis dos pesquisadores, para essa pesquisa o pesquisador terá que adquir treino nas suas habilidades e capacidades para utilizar a técnica.  Assim terá rápido acesso sobre situações, acesso a dados “considerados privados” e a melhoria de analisar palavras com esclarecimentos para o comportamento dos observados.

        

        

        

                

        

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com