TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oeste trabalho

Por:   •  31/5/2015  •  Monografia  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  1.551 Visualizações

Página 1 de 3

Sociologia

Movimentos sociais na pauta das Ciências Sociais

Movimentos sociais ocorrem quando as pessoas se organizam e lutam contra diferentes tipos de opressão, intervindo para que haja uma mudança social.

Ciências Sociais se preocupam com a participação dos indivíduos na sociedade e, consequentemente, com uma das bases para o exercício da cidadania, conforme vimos no capitulo 7.

Os movimentos sociais foram inicialmente explicados pelos comportamentos coletivos, ou seja, pelo conjunto de ações espontâneas de muitos indiv.=indivíduos e  grupos.

Um movimento social se afirma por mobilizar um grupo ou uma coletividade em uma luta contra um adversário e pelo controle da mudança social, explica o sociólogo francês Alain Touraine (1925).

Os movimentos sociais combatem não só insuficiências e problemas que atingem amplos segmentos da população desde longa data como a falta de condições para garantir a subsistência ou a discriminação de segmentos da sociedade, mas também as novas questões que se apresentam: a precarização do trabalho e a perda de direitos conquistados, a redução de amparo social do Estado, entre outros fatores que conduzem a diversas formas de exclusão social, provocada pelas disparidades presentes na sociedade capitalista.

Características dos movimentos sociais

Jovens pobres e filhos ou netos de imigrantes muçulmanos, moradores da periferia, organizaram uma série de protestos. Eles mostravam-se revoltados com as dificuldades que enfrentavam: desemprego, condições de vida precárias, discriminação e exclusão social.

Esses episódios, no entanto, não constituíram movimentos sociais organizados, pois se resumiram a protestos passageiros. O desejo de mudança não se configurou em ação reivindicativa, que visasse estender os benefícios a todos os afetados pelo problema.

Os movimentos sociais também não podem ser confundidos com movimentos messiânicos, religiosos ou político-partidários, embora esses também formulem publicamente reivindicações de mudanças politicas e sociais.

Nesse sentido, algumas características atribuem um caráter social a movimentos surgidos no interior das sociedades.

A questão da identidade

Os estudos sociológicos vêm encontrando nos movimentos sociais o papel de formar identidades dos atores sociais de nossa sociedade. Quando falamos em identidade, nesse contexto, nos referimos ao processo no qual um ator social se reconhece e constrói uma referencia com base em algum atributo cultural ou conjunto de valores.

A construção da identidade no interior de um movimento social se deve tanto a identificação de seus participantes com uma mesma causa como a sua posição na sociedade.

Um exemplo e o caso do movimento feminista e pelos direitos da mulher, que combateu e combate o machismo, o patriarcalismo e suas estruturas de produção e reprodução na sociedade.

[pic 1]

Os movimentos operários

Extensas jornadas de trabalho, a inexistência de legislação que garantisse direito do trabalho, a inexistência de legislação que garantisse direitos trabalhistas e ao despotismo de seus patrões, os operários organizaram-se para reivindicar mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com