TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Olimpíadas e Paraolimpíadas do Rio 2016

Por:   •  17/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  6.584 Palavras (27 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 27

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Olimpíadas e Paraolimpíadas do Rio 2016

[pic 1]

Nome                                                                            

R.A:

                                           Caroline Demucci Geraldi                            6277278587

                                           Monalisa J. G .S.Gimenes                          6697371399

                                          Graziela Roberta C.Camargo                      9902005311

                                           

Campinas

Abril/2016


Sumário

1. Origem dos Jogos Olímpicos.......................................................................3

2. Estrutura de Projeto, Investimento e Infraestrutura ..................................5

3. Jogos Olímpicos..........................................................................................18

4. Jogos Paraolímpicos...................................................................................21

5. Debate em Grupo.........................................................................................24

6. Referências Bibliográficas..........................................................................25

1. Origem dos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos nasceram por volta de 2500 a.C. entre os gregos, surgiram como uma forma de disseminar a paz e a harmonia entre as cidades-estados que compunham a civilização grega, promover a manutenção de um corpo saudável dos homens e por fim, como culto aos deuses, principalmente Zeus, os jogos eram realizados em forma de competições. Porém, foi somente em 776 a.C. que ocorreu pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de maneira organizada e com participação de atletas de várias cidades-estados. Os atletas das cidades gregas se reuniam em Olímpia para disputarem diversas competições esportivas, como o atletismo, a luta agarrada, o boxe, a corrida a cavalo, o pentatlo, o salto em distância, o arremesso de dardo e de disco, os vencedores das olimpíadas voltavam para suas devidas cidades e eram recebidos como heróis e, além disto, ganhavam uma coroa de louros. Entretanto, no ano de 146 a.C., os romanos invadiram a Grécia e no século II os Jogos Olímpicos e quaisquer outras manifestações religiosas foram proibidas, pois o imperador romano Teodósio I converteu-se ao cristianismo.

1.2 Jogos Olímpicos da Era Moderna

Os primeiros jogos olímpicos da Era Moderna foram realizados em Atenas, em 1896, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin. Contou com 285 atletas de 13 países. Os jogos foram disputados por atletas amadores, pois somente no século XX a competição foi aberta para atletas profissionais, as disputas envolviam provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores destas provas eram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira. Além da medalha de ouro para o primeiro colocado, o segundo e terceiro lugar recebiam uma medalha de prata e bronze, respectivamente.

1.3. Jogos Olímpicos atuais

Em 2001 foi oficializada a realização dos jogos paraolímpicos, isto foi possível graças a um acordo entre o Comitê Olímpico Internacional e o Comitê Paraolímpico Internacional. Foi criado o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), o seu logotipo é constituído de três cores, o vermelho, o azul e o verde, que simbolizam mente, corpo e espírito, respectivamente (figura 1).

[pic 2]

Figura 1.  Logotipo do IPC.

1.4. Olímpiadas 2016 - Porque o Rio de Janeiro?

Muitos questionaram os motivos que levaram ao Brasil a sediar os Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro, tomando-se em consideração que na época da escolha da sede, o país passava por tribulações tanto econômicas, quanto politicas. 

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e seu presidente, Carlos Arthur Nuzman, acreditam que com a organização de grandes eventos no Brasil, há como resultado uma grande aceleração do desenvolvimento do esporte no país, o incentivo da economia e do turismo, o que traz para o Brasil um novo nível de reconhecimento internacional, reforçando a reputação do país de ser um lugar apaixonante, onde é bom viver, realizar negócios e fazer turismo.

Na figura 2 são apresentadas algumas informações gerais sobre as Olímpiadas do Rio 2016.

[pic 3]

Figura 2. Informações gerais das Olímpiadas Rio 2016.

2. Estrutura do Projeto, Investimento e Infraestrutura

2.1 Estrutura do Projeto

Dentre os primeiros conceitos a serem vistos para um evento de grande porte e de tamanho impacto mundial, é a necessidade de uma longa preparação de projetos logísticos. Porém, avaliações das necessidades gerais como esta, envolvem a integração de toda estrutura para o acontecimento do evento. Por isso, levam-se em conta os pontos primordiais para planejar esta estrutura, de tal maneira a garantir uma eficaz gestão de recursos e informações entre os vários departamentos de modo a fazê-los funcionar em conjunto.

Outro ponto importante na a construção do projeto é a formação de uma equipe muito bem coordenada, direcionada e dividida por categorias, para tal são criadas escalas hierárquicas formais e informais.

2.2 Investimentos Estimados

O Comitê Organizador Rio 2016 que cuida do planejamento e da operação dos Jogos, cotou para a realização dos Jogos um orçamento de R$ 7,4 bilhões, este valor é a soma do valor previsto na candidatura corrigido pela inflação acumulada nesse período, já com o acréscimo da inclusão de quatro novos esportes. Nestes valores também estão agregados os custos com novidades tecnológicas, que não poderiam ser previstas na época da candidatura, além de gastos extras com segurança e o custeio para usufruto da Vila Olímpica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (739.7 Kb)   docx (510.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com