TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem foi Alan Turing, Charles Babbage, Ada Lovelace e John Von Neumann

Por:   •  29/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  1.979 Visualizações

Página 1 de 3

- Faculdade Projeção

- Disciplina: Arquitetura dos Computadores

- Prof.: Altenir F S Morais 

- Aluno(a): Joab Ribeiro de Oliveira - Matrícula: 201613999

- Curso / Turma: TADS 1AN

1. Quem foi Alan Turing. Explique quais foram seus feitos e contribuições para a História da Informática e da Computação.

R. Alan Turing foi um matemático inglês apaixonado por criptografia, ele também foi considerado o pai da computação. Depois da faculdade, Turing tentou desenvolver um método para estimar se um determinado cálculo matemático é ou não provável. Ele concluiu que seria possível criar uma máquina automatizada, que materializasse fisicamente a lógica humana e solucionasse qualquer cálculo representado no formato de um algoritmo. Surgiam aí as primeiras visões de um computador: um sistema que, sozinho, realizaria tarefas determinadas pelo programa com o qual ele está equipado. Tal teoria foi chamada de Máquina Universal de Turing e é considerada atualmente o fundamento da ciência da computação. Entre 1940 e 1941, ele desenvolveu uma máquina eletromecânica capaz de quebrar códigos navais “a Bomba” Ela combinava seu conhecimento sobre o hardware do Enigma com uma estimativa de 20 caracteres plausíveis de estarem naquela mensagem. A descoberta de Turing ajudou a Inglaterra a se preparar contra diversos ataques nazistas e especula-se que, por sua causa, a guerra foi encurtada em torno de dois anos, salvando milhares de vidas. Colaborou com a construção do primeiro computador norte americano o famoso ENIAC O teste de Turing foi criado nos anos 50 por Alan Turing, um dos pais da ciência da computação e da inteligência artificial. Seu objetivo é descobrir se uma inteligência artificial é inteligente a ponto de enganar um humano, fazendo-o acreditar que se trata de uma pessoa respondendo às suas perguntas, todas feitas e respondidas com texto. Se 30% dos humanos consultados acreditarem que se trata de outro humano, a máquina passa no teste de Turing. O teste de Turing foi inspiração para o filme o Jogo da imitação

2. Quem foram Charles Babbage e Ada Byron (Ada Lovelace). Explique quais foram seus feitos e contribuições para a História da Informática e da Computação.

R. Charles Babbage foi um cientista, matemático, e professor da universidade de Cambridge.

Babbage é mais conhecido e, de certa forma, reverenciado como o inventor que projetou o primeiro computador de uso geral, utilizando apenas partes mecânicas, a máquina analítica. Ele é considerado o primeiro pioneiro da computação. Seu invento, porém, exigia técnicas bastante avançadas e caras na época, e nunca foi construído. Sua invenção também não era conhecida dos criadores do computador moderno.

Ada Lovelace, foi uma matemática e escritora inglesa. Hoje é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a maquina analítica de Charles Babbage. Apesar de ter sido elogiada por colegas próximos, o reconhecimento do pioneirismo de Ada com programação só veio quase um século depois de sua morte. Isso foi quando Alan Turing, um matemático e cientista da computação renomado, fez referência ao trabalho dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (148 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com