TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização e definição da continuidade familiar da indústria de cerveja

Pesquisas Acadêmicas: Organização e definição da continuidade familiar da indústria de cerveja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

ECONOMIA

Aline Cavalcante RA 9133260214

Amila Lopes Moreira RA 8737109383

Diego Henrique de Oliveira Morais RA 8737115600

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Profa. MONICA SATOLANI

Profa. RENATA MACHADO GARDA DALPIAZ

Tutor Presencial – BERNARDO DIESEL

IGUATEMI - MS

15/09/2014

1

SUMARIO

Introdução ...........................................................................................3

Desenvolvimento.................................................................................4

Conclusão............................................................................................9

Referencias........................................................................................10

2

INTRODUÇÃO

Este trabalho procurou organizar e definir a sucessão familiar da Indústria de Bebidas Pira, localizada na região metropolitana de São Paulo, fundada em 1965 pelo Sr. João Barroso. Trabalhou-se de forma a evidenciar qual o melhor modelo de sucessão para esse caso, sendo que o fundador decidiu aposentar-se.

Em um primeiro momento, foi analisado o ambiente como um todo, clima organizacional e a estrutura já montada, pois Sr. João é um diretor muito bem quisto dentro da indústria por seus colaboradores, e também fora dela, por seus clientes e fornecedores. Sua gestão sempre foi muito comprometida,correta e profissional com todos os

envolvidos na organização, tanto de forma direta ou indireta, sendo assim sua decisão gerou muitos rumores.

Os senhores, Paulo e Iran, seus dois filhos, sucessores automáticos do cargo, trabalham a bastante tempo na empresa e já atuaram em diversos departamentos dentro da organização, porém nenhum deles com qualificação profissional ou técnica, o que gera a todos certo desconforto quanto à gestão futura da indústria.

Como o Sr. João Barroso não estipulou prazo ou data de seu afastamento, após estudo e análise será definido de que melhor maneira a sucessão deverá ser realizada, se de maneira proativa ou reativa e quem deverá assumir o tão importante cargo de diretor na Indústria de Bebidas Pira.

Para o embasamento sobre de que forma organizar e estruturar essa nova gestão utilizou-se principalmente pesquisas de textos, entrevistas e vídeos de consultores e de empresas que já passaram por esse mesmo processo.

3

DESENVOLVIMENTO

Em um primeiro momento procuramos saber quais são os sonhos e metas de Paulo e Iran, isso com o objetivo de identificar se é de vontade deles assumir o cargo da direção da empresa, para uma gestão ser eficaz e eficiente nunca poderá ser imposta ao gestor. Para isso foi realizado um simples reunião entre os três principais interessados a fim de obter dados sobre a relação entre eles, nesta reunião foram obtidas as seguintes observações:

Sr. JoãoBarroso sempre comandou a empresa com muita seriedade e comprometimento tanto

com os funcionários, clientes e fornecedores. Todos os planos e estratégias sempre foram elaborados por ele, o que o torna em empreendedor nato, porém muito centralizador, todos os assuntos passam por ele, e por esse motivo manteve os filhos nos cargos de supervisores, coordenadores e gerentes dentro da empresa, assim seria mais fácil comandar e dirigir a indústria, pois seus dos filhos seguiam seus conselhos e ordens.

Paulo, o irmão mais velho, é muito dedicado, atuou em grande parte da empresa, começou na parte de produção primeiramente, passando pelo estoque, controles de qualidade e produção, compras, e atualmente gerenciava a área comercial e produção, comandando uma equipe grande de vendedores e representantes, atendendo a uma grande carteira de cliente, sempre viajando muito não conseguia estar presente nos assuntos importantes da produção, o que ficava quase sempre a administração do Sr. João. Admirava a postura do pai, mas já havia pensado na possibilidade de montar um negócio próprio no ramo de alimentação.

Iran, é tão dedicado quanto, também havia ingressado na empresa na produção, mas acabou seguindo para a área administrativa e financeira, pois se identificava muito com trabalho de controles e finanças. A admiração pela postura do pai e seu talento para gestão era grande, mas observava algumas deficiências que precisavam sercorrigidas. Iran, apesar de não ter qualificação profissional, busca informações através de leituras e alguns cursos

básicos.

4

Logo após essa primeira análise simples foi realizado uma pesquisa e entrevista individual, onde captamos as competências, habilidades e deficiências dos possíveis sucessores, onde levantamos os dados para uma avaliação mais precisa.

COMPETENCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com