TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientações para elaboração do relatório analítico

Por:   •  23/11/2018  •  Resenha  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Disciplina: Empreendedorismo

Professora: Socorro Braun

Orientações para elaboração do relatório analítico

Quando se quer analisar um pensamento, ideia ou tese por escrito, elabora-se um relatório analítico. Muito utilizado tanto no mundo acadêmico como nas empresas, em que são estudados processos, problemas, estratégias de melhoria e é meticulosamente analisado o contexto da ideia.

Instruções

  1. Identifique o assunto que você analisará e determine porque este conteúdo é importante.
  2. Forneça uma explicação sobre o assunto estudado e pesquise outros escritores, analistas ou profissionais que já explicaram o mesmo fenômeno.
  3. Seu relatório analítico será consistente se você puder mostrar que a sua explicação está relacionada aos objetivos propostos.
  4. Junte evidências sobre o conteúdo estudado.
  5. Todos os argumentos da sua explicação devem ser baseados em evidência empírica. E, dependendo da matéria do seu relatório, suas informações serão provenientes de pesquisa de campo, materiais escritos ou outras fontes de dados.
  6. Resuma as evidências que você coletou em sua pesquisa, incluindo como elas apoiam a sua explicação do fenômeno como um todo. Examine-as com cuidado, comparando pedaços separados e procurando semelhanças, diferenças e padrões.
  7. Analise a ideia, a tese ou pensamento que se quer estudar a fundo e leia sobre ela em livros, documentários e todo o tipo de pensamentos suscitados a esse respeito.
  8. Escreva de uma forma objetiva, expondo seu pensamento sobre a ideia em questão.
  9. Com a leitura do texto crie seu próprio pensamento e redija o relatório emitindo sua opinião, respeitando sempre a pessoa do autor e suas intenções e por isso deve citá-lo sempre que usar algum trecho do livro.
  10. O relatório facilita o trabalho de qualquer profissional ao trazer um breve comentário sobre uma obra e uma sobre avaliação da mesma, ou ainda a análise de um processo procurando formas para melhorá-lo.
  11. Na introdução o acadêmico deve apresentar o assunto, elaborar o objetivo do trabalho, descrever o conteúdo começando de forma genérica até chegar ao foco de interesse, neste caso (as características empreendedoras e o plano de negócios). Por último, deixa-se claro, o caminho/método que orienta o trabalho. A introdução deve ser escrita em uma página.
  12. Em seguida, descrever o foco do relatório detalhando as características empreendedoras encontradas na Luiza, explicando detalhadamente porque você considera que ela possua aquela característica.
  13. Descrever também como a Luiza elaborou seu Plano de Negócios, explicando cada um dos planos.
  14. Elaborar as considerações finais - escrever acerca das impressões obtidas sobre as características empreendedoras da Luiza e a importância da elaboração do Plano de Negócios para o sucesso da empresa e o seu aprendizado com o livro, sobre empreender. 

A descrição do assunto do livro compreende a apresentação das ideias principais e das secundárias que sustentam o pensamento do autor fazendo a relação dos diferentes elementos, mas encadeados em sequência lógica, de modo a haver sempre uma relação evidente entre um elemento e o seu antecedente.

Este roteiro serve para qualquer relatório que venham a fazer.

O relatório deve seguir o padrão da ABNT:

Fonte: times ou arial;

Tamanho da fonte: 12 no corpo do trabalho e 12 para os títulos;

Alinhamento justificado;

Margens: superior e esquerda 3, inferior e direita 2.

Papel A4.

ESTRUTURA DO RELATÓRIO

Capa

Sumário

1- INTRODUÇÃO – até 1 página

2- ANÁLISE DA LUIZA - Descrição do assunto com as devidas explicações. Podem citar casos de empresas reais, embora não seja obrigatório. – até no máximo 3 páginas

Não esqueçam que seus argumentos devem estar fundamentados nas teorias dos autores pesquisados. (Eu não quero saber da história da Luiza e sim das características empreendedoras encontradas e como ela fez para elaborar o Plano de Negócios)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (183.1 Kb)   docx (90.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com