TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Agrupamentos contabilidade

Por:   •  4/12/2017  •  Resenha  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS      [pic 1]

Disciplina: Fundamentos de Contabilidade

Profª: Márcia Helena da Silva

AGRUPAMENTOS PATRIMONIAIS

Balanço Patrimonial - Cia Modelo - 31.12.X0

ATIVO

PASSIVO

 

 

       Circulante

        Circulante

Disponibilidades

Adiantamento de Clientes

Valores a receber

Fornecedores

Estoques

Salários e encargos

Despesas de exercícios seguintes

Tributos em geral

Contas diversas

 

Empréstimos bancários

         Não Circulante

Financiamentos

 

 

Realizável a longo prazo

 

 

         Não Circulante

Investimentos

 

 

 

Imobilizado

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

 

 

Intangíveis

Capital

 

(-) Capital a integralizar

 

Reservas de capital

 

Ajustes de avaliação patrimonial

 

Resevas de lucros

 

(-) Ações em tesouraria

 

(-) Prejuízos acumulados

 

 

GRUPO DO ATIVO - As contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez.

  • ATIVO CIRCULANTE – Todos os itens realizáveis dentro do próximo ciclo operacional

Disponível - designação dada para dinheiro em Caixa e em bancos, bem como valores equivalentes, como cheques em mãos e em trânsito que representam recursos com livre movimentação para aplicação nas operações da empresa e para os quais não haja restrições para uso imediato. Ex: Caixa, Depósitos bancários à vista, Numerário em trânsito, Aplicações de liquidez imediata (equivalente de caixa)

Valores a receber - Valores a receber decorrentes da venda a prazo de mercadorias e serviços a clientes, ou oriundos de outras transações. Essas transações não representam o objeto principal da empresa, mas são normais e inerentes a suas atividades. Ex: Duplicatas a receber ou Clientes ,  créditos com coligadas e controladas, perdas estimadas com Créditos de Liquidação duvidosa (conta credora), Ajuste a valor presente, Faturamento para entrega futura (conta credora), Saques para exportação.

Outros créditos: Títulos a receber, Cheques em cobrança, Dividendos a receber; Juros a receber; Adiantamentos a terceiros; Créditos de funcionários; Tributos a compensar e a recuperar; Depósitos restituíveis e valores vinculados; Perdas Estimadas; Créditos de Liquidação Duvidosa; Perdas Estimadas - Outras.

Estoques – São bens tangíveis e Intangíveis adquiridos ou produzidos pela empresa com o objetivo de venda ou utilização própria no curso normal de suas atividades. Ex: Produtos acabados, Mercadorias para revenda, Produtos em elaboração, Matérias primas, Materiais de acondicionamento e embalagem, Materiais auxiliares, Materiais de Manutenção e suprimento, Importações em andamento, Almoxarifado – Itens de consumo geral, Adiantamento a fornecedores, Perda estimada para redução ao valor realizável líquido (credora), Perdas em estoques (conta credora), Serviços em andamentos.

Despesas de exercícios seguintes – pagas antecipadas – Representam pagamentos antecipados, cujos benefícios ou prestação de serviços à empresa ocorreram em momento posterior. Ex:  Prêmios de seguro a apropriar, Assinaturas e anuidades a apropriar, Juros a apropriar, Comissões e prêmios pagos antecipadamente, Aluguéis pagos antecipadamente, Outros custos e despesas pagos antecipadamente.

  • ATIVO NÃO CIRCULANTE – Os itens que vão se realizar após o próximo ciclo operacional.

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO – Os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivativos de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas e controladas, diretores, acionistas ou  participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia. Ex: Créditos e Valores s receber, Bancos – Contas vinculadas, Créditos de acionistas, diretores, coligadas e controladas, Adiantamento a terceiros, Perdas estimadas com Créditos de Liquidação Duvidosa (conta credora), Impostos e Contribuições a recuperar, Depósitos restituíveis e Valores vinculados, Perdas estimadas (conta credora), Investimentos temporários, Despesas antecipadas, Ajuste a Valor presente (conta redutora).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com