TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ativos ou Bens Intangíveis

Por:   •  3/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.475 Palavras (10 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADES INTEGRADAS DE BOTUCATU

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 8º SEMESTRE

ALINE DA SILVA SANTOS

AMANDA MARIA BRANCO

BRUNA RAFAELA BRAITE DA SILVA

ERVELYN NUNES

JESSICA ROLIM

Ativos ou “Bens Intangíveis”

BOTUCATU

Outubro, 2018

FACULDADES INTEGRADAS DE BOTUCATU

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 8º SEMESTRE

ALINE DA SILVA SANTOS

AMANDA MARIA BRANCO

BRUNA RAFAELA BRAITE DA SILVA

ERVELYN NUNES

JESSICA ROLIM

Ativos ou “Bens Intangíveis”

[pic 2]

BOTUCATU – SP

Outubro, 2018.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi discorrer sobre os ativos intangíveis, como ele surgiu, qual sua importância dentro da empresa, podemos observar que alguns conceitos forma mudando com o tempo e o ativo intangível passou a fazer parte do balanço patrimonial e como são importantes fontes de valorização para as empresas, sendo assim, fatores como marcas, patentes, tecnologia, pesquisas e desenvolvimento se tornam essenciais para sua valorização no balanço patrimonial.

O ativo intangível é representando por três principais avaliações: Valor de mercado o método de mercado é o mais intuitivo dos métodos de avaliação.  O custo é o valor do resultado numa avaliação onde é considerado as variáveis que envolveram o investimento necessário para um bem intangível alcançar determinado desempenho. O método de renda é baseado na idéia de que o valor de um ativo é igual ao valor presente dos benefícios econômicos que este ativo oferecerá durante sua existência.

O ativo intangível é muito importante para o balaço patrimonial e através dele que podemos identificar o valor dos bens que não são palpáveis para a empresa

Palavra chave: bens ou ativos intangíveis

Sumario

1. Resumo...........................................................................................................2

2. Introdução......................................................................................................3

3. O que são ativos intangíveis e como surgiu?.............................................4

4. Qual a importância do ativo intangível?......................................................5

5.  Métodos de avaliação dos ativos intangíveis............................................6

6. Quais os tipos de ativos intangíveis............................................................7

7. Como os bens intangíveis entram no balanço patrimonial?.....................8

8. Qual a importância de incluir os ativos intangíveis no balanço patrimonial?.......................................................................................................9

Introdução

O presente trabalho tem como principal objetivo identificar a função de ativos ou bens intangíveis no balanço patrimonial e sua principal função. O ativo intangível é um grupo do balanço patrimonial, que tem como principal característica a potencialidade de gerar benefícios futuros para a empresa, ativos devem ser definidos como potenciais fluxos de serviços como direitos e benefícios futuros que se encontram no controle da organização.

Os ativos intangíveis só ganharam reconhecimento com as grandes mudanças na elaboração e divulgação das demonstrações contábeis, de acordo com a Lei 11.638, de 2207.

Em função da importância dos ativos intangíveis para a área de contabilidade, este trabalho vem apresentar os conceitos sobre ativos intangíveis.  

1. O que são ativos intangíveis e como surgiu?

Ativos ou bens intangíveis são as propriedades imateriais de uma empresa, que não existem fisicamente, como é o caso de marcas, patentes, licenças, direitos autorais, softwares, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas, carteira de clientes e recursos humanos.

Os bens intangíveis têm valor econômico e podem ser convertidos em dinheiro (negociados, transferidos, vendidos ou alugados).

Por exemplo, para usar um software de edição de imagens, como o Photoshop, uma agência de design precisa comprar os direitos de uso.

Essa classificação de ativos surgiu com a Lei nº 11.638/2007, vigente desde 2008. 

Esse grupo surgiu a partir do ativo imobilizado, que antes envolvia os bens imóveis e veículos, até bens incorpóreos, como os softwares, as marcas, entre outros.

Bens com naturezas muito distintas, com diferentes graus de liquidez. Foi a partir daí que percebeu a necessidade de criar mais um grupo, dissociado do ativo imobilizado e surgiu o ativo intangível.

 

2. Qual a importância do ativo intangível?

Na era do conhecimento, o valor de mercado de muitas empresas está superando muito o seu valor contábil e a explicação para esse fenômeno pode ser compreendida a partir da análise e da mensuração do valor dos seus ativos intangíveis. Exemplo disso são as marcas e patentes, que se relacionam à capacidade de inovação e fidelizar clientes e isso possuem um grande valor no mercado.

Não é difícil perceber esse cenário, quando imaginamos uma Startup de tecnologia. Apesar de essas empresas embrionárias não possuírem muitos ativos físicos em si, como contratos, estoques, caixa, entre outros, muitas delas possuem alto valor de mercado simplesmente por desenvolverem alguma tecnologia inovadora. No caso da marca, por outro lado, não é novidade para ninguém que a preocupação com a imagem e com a atratividade, bem como a geração de valor, possa contribuir e muito para a melhoria dos negócios.

Além disso, é preciso considerar que uma empresa possui inúmeros stakeholders, ou seja, diferentes grupos de pessoas que têm um interesse direto nela. Como exemplo, podemos citar os acionistas e possíveis investidores, que certamente avaliarão o valor de mercado e a qualidade/garantia oferecida pelos ativos intangíveis da sua empresa antes de aplicarem qualquer capital nela.

3.  Métodos de Avaliação dos Ativos Intangíveis

Bens intangíveis se constroem na propriedade imaterial das organizações, contém valores econômicos, porém são privados de recursos de substância física, como: Licenças, Recursos Humanos, Software, Clientes, Patentes, Marcas, Direitos Autorais, Tecnologia, Know-How. Temos como exemplo de bens intangíveis os direitos de exploração de serviços públicos mediante a permissão do Poder Público, marcas e patentes, direitos autorais adquiridos, softwares e fundo de comércio adquirido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (181.3 Kb)   docx (392.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com