TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Cargos e Salários

Por:   •  6/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.630 Palavras (11 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

Capa....................................................................................................................... 01

Introdução.............................................................................................................. 03

Definição sobre salário.......................................................................................... 04

Empresa escolhida.................................................................................................. 05

Avaliação de cargos............................................................................................... 05 até 09

Implantação de cargos e salários............................................................................ 10

Planejamento de carreira........................................................................................ 10

Remuneração estratégica....................................................................................... 11 e 12

Organograma.......................................................................................................... 13

Conclusão............................................................................................................... 14

Referências............................................................................................................. 12

INTRODUÇÃO

Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir ou, pelo menos, dá origem a um comportamento específico. A polêmica é se salário funciona como um fator de motivação para os funcionários.

Quando surge uma necessidade esta rompe o equilíbrio da pessoa, gerando uma descarga de tensão, um comportamento ou ação. Dependendo do comportamento ou ação a pessoa poderá ter satisfação ou insatisfação. A insatisfação produzirá frustração, agressão, insônia, resistência, moral baixo. A satisfação, volta ao equilíbrio anterior, à forma de ajustamento ao ambiente.

As teorias motivacionais modernas, da Teoria Bahaviorista, considera-se um aperfeiçoamento da Teoria das Relações Humanas, duas teorias importantes para compreendermos o mecanismo de motivação do ser humano, são elas: a "Hierarquia das Necessidades", de Maslow, e os "Fatores de Higiene-Motivação", de Herzberg.

Associando a teoria de Maslow e Herzberg à nossa questão de salário, como fator de motivação, observamos que, indiretamente, o salário contribui, e está ligado à satisfação das necessidades humanas.

O dinheiro permite não só a satisfação de necessidades fisiológicas e de segurança, mas também a satisfação das necessidades sociais, de estima e de auto-realização. Portanto, o dinheiro é um meio e não um fim, e não é fator de motivação quando analisado isoladamente.

Diante disso, a empresa deve ver o salário como agregado de motivação utilizá-lo como um instrumento a mais na compatibilização dos objetivos organizacionais e pessoais.

Para ter pessoas integradas, produtivas e ambiente motivador na organização são necessários planos de Recursos Humanos, como o PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS, dificilmente os demais planos de desenvolvimento funcionam.

As pessoas devem crer que há ligação entre diferenças de remuneração e de desempenho, o salário poderá ser um excelente motivador.

Salário não é o único componente remuneratório, existem benefícios, que acabam somando e compondo a remuneração, poderão existir outras verbas, por exemplo, remuneração variável, bônus, gratificações etc.

AS PRINCIPAIS DEFINIÇÕES SOBRE O TERMO SALÁRIO SÃO:

1) Salário nominal - Aquele que consta na ficha de registro, carteira profissional e em todos os documentos legais. Pode ser expresso em hora, dia, semana, mês;

2) Salário efetivo - Valor recebido pelo empregado, já descontadas as obrigações legais (INSS, IRRF etc);

3) Salário complessivo - O que tem inserido toda e qualquer parcela adicional (hora extra, adicional, etc);

4) Salário profissional - Aquele que está expresso na lei e se destina especificamente a algumas profissões;

5) Salário relativo - Figura de comparação entre um salário e outro na mesma empresa;

6) Salário absoluto - Montante que o empregado recebe, líquido de todos os descontos, e que determina o seu orçamento.

O pensamento de William B. Werther - "Quando a remuneração é feita corretamente, os empregados têm mais probabilidade de estar satisfeitos e motivados para com os objetivos organizacionais".

Empregados e empregadores pouco sabem a respeito de planejamento de carreira, não estão conscientes da necessidade e das vantagens desse planejamento. E mesmo conscientes, falta-lhes informação necessária para que tenham sucesso em seu planejamento.

DEFINIÇÃO DAS TEORIAS MOTIVACIONAIS:

Abraham Maslow Necessidades são supridas da seguinte forma: Fisiológicas, de Segurança, Sociais, Auto estima e Auto realização tudo de forma flexível.

Abraham Maslow Necessidades são supridas da seguinte forma: Fisiológicas, de Segurança, Sociais, Auto estima e Auto realização tudo de forma flexível.

Frederick Herzberg Necessidades são os: Fatores motivacionais que são internos, sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos.

David McClelland Necessidades para a motivação: poder, afiliação e realização, que são adquiridas ao longo da vida, mas trazem prestígio, status e outras sensações que o ser humano gosta de sentir.

Empresa: OdontoPrev S.A.

Localização: Av. Dr. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, 939 - 14° andar -

Edifício Jatobá, Torre II - Tamboré - Barueri – SP CEP: 06460-040

Segmento: Comercialização de planos e serviços odontológicos;

Porte: Grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com