TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Cargos e Salários

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.180 Palavras (9 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 9

1. Qual é o conteúdo da Teoria da Administração Científica?

Abordagem Mecanicista; Busca da produtividade; Não preocupação à satisfação; Recompensa = Maior produtividade; Não havia preparação dos gestores para lidar com a desmotivação; 1930 = Estudos de HAWTHORME Abordagem Humanista de Mayo.

2. Quais são os 5 (cinco) níveis de necessidades da Pirâmide de Maslow? Explique cada um deles.

FISIOLÓGICAS: Necessidade de alimentação, moradia, locais de trabalho higienizado, etc.

SEGURANÇA: Está relacionada à estabilidade da empresa no mercado, garantia de emprego, recebimento dos salários em dia.

SOCIAL: Necessidade de aceitação do indivíduo pela sociedade.

ESTIMA: Demonstração do valor do funcionário por meio da concessão de aumentos de mérito, entre outras formas de recompensa.

AUTO REALIZAÇÃO: Realização profissional.

3. Qual a definição de SALÁRIO e de PLANO DE CARREIRA?

SALÁRIO: É a demonstração de quanto a empresa valoriza o seu funcionário. PLANO DE CARREIRA: Se bem administrado pelo Departamento de Recursos Humanos, não será apenas um fator de motivação, podendo ser um fator de base aos fatores motivadores ligados ao cargo ocupado, à perspectiva de crescimento profissional e trabalho executado.

4. Quais são as ferramentas (PLANOS DE RH) necessárias para criar um Ambiente Motivador + Pessoas Integradas e Produtivas?  1) Plano Básico: Cargos & Salários; 2) Plano de Carreira; 3) Plano de Treinamento & Desenvolvimento; 4) Avaliação de Desempenho e Potencial; 5) Planejamento de RH.

5. Explique o “Equilíbrio Interno” e “Equilíbrio Externo”? O equilíbrio interno é conseguido pela correta avaliação dos cargos, de forma a manter uma hierarquia. Os colaboradores comparam entre si suas remunerações, podendo gerar insatisfações entre cargos e pessoas. O equilíbrio externo é conseguido com a adequação salarial da organização diante do mercado de trabalho. Os funcionários comparam seus salários com o dos ocupantes de cargos similares em outras organizações. Quando equilíbrio externo não é mantido, a empresa tem dificuldades em conservar seus talentos profissionais.

6. Quais são as 8 (oito) etapas de uma implantação do programa de Cargos & Salários?

1) Planejamento e Divulgação do Plano; 2) Análise dos Cargos; 3) Avaliação dos Cargos;

4) Pesquisa Salarial; 5) Estrutura Salarial; 6) Política de Remuneração; 7) Carreiras Profissionais; 8) Participação nos lucros ou resultados.

7. O que envolve o Planejamento do Trabalho e Divulgação do programa de Cargos & Salários? Envolve o equilíbrio interno e externo, o desenvolvimento de um plano de carreiras, servindo de instrumento de informação sobre as oportunidades da empresa, provocando a motivação e estimulo para melhores qualificações.

8. Como deve ser a discussão do programa de Implantação de Cargos & Salários com as Gerencias? Devem ser realizadas reuniões com as gerencias para explicar os detalhes do projeto proposto, com a finalidade de divulgação e coleta de sugestões.

9. O que envolve a aprovação do Plano de Cargos & Salários? Envolve a aprovação pela direção da organização, é importante o apoio da alta direção para o pleno êxito do programa.

10. Como deve ser feita a divulgação do Plano de Cargos & Salários aos colaboradores? Essa fase é de suma importância, pois é o momento de esclarecer os objetivos a serem atingidos com o projeto afim de não gerar ansiedade ou, até mesmo, insegurança. Nesse momento deve ser explicada a metodologia e os resultados que serão obtidos com o programa. A divulgação do projeto aos colaboradores pode ser realizada de várias formas: Palestras, Intranet, Livretos, Pelas Gerencias, Intranet e Internet.

11. Qual a definição dos principais termos empregados na Análise de Cargos: Tarefa, Função, Cargo, Análise de Cargos, Descrição de Cargos e Especificação de Cargos?

TAREFA: É a atividade executada por um indivíduo na organização. Ex.: Atendimento Telefônico ao Cliente, Arquivo de Documentos, Manutenção de Equipamentos.

FUNÇÃO: É o agregado de tarefas atribuídas a cada indivíduo na organização. Ex.: Serviços de secretaria da área comercial, Serviços de secretária da área de marketing.

CARGO: É o conjunto de funções substancialmente idênticas quanto a natureza das tarefas executadas e as especificações exigidas dos ocupantes.

ANÁLISE DE CARGOS: É o estudo que se faz para coligir informações sobre as tarefas componentes do cargo e as especificações exigidas do seu ocupante. Da análise resulta a descrição e a especificação do cargo.

DESCRIÇÃO DE CARGOS: É o relato das tarefas descritas de forma organizada, permitindo ao leitor a compreensão das atividades narradas.

ESPECIFICAÇÃO DE CARGOS: É o relato dos requisitos, responsabilidades e incômodos impostos aos ocupantes do cargo.

12. Quais são os 5 (cinco) Grupos Ocupacionais? 1) Grupo Ocupacional Gerencial; 2) Grupo Ocupacional de Profissionais de Nível Superior; 3) Grupo Ocupacional de Técnicos de Nível Médio; 4) Grupo Ocupacional Administrativo; 5) Grupo Ocupacional Operacional.

13. Quais são as 4 (quatro) áreas de divisão da Especificação de Cargos? Cite alguns requisitos, mais comuns, de cada divisão. 1) Condições de Trabalho: Riscos 2) Mental: Instrução, Conhecimentos, Experiências, Iniciativa. 3) Responsabilidade: Por erros, numerários, supervisão, patrimônio, contatos, dados confidenciais. 4)Física: Concentração Mental, Concentração Visual, Esforço Físico.

14. Quais são as fases da Análise de Cargos? Explique-as.

Coleta de dados: Consiste na escolha da técnica de coleta de dados e na coleta de dados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com