TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Cinco produtos de planeamento estratégico

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.831 Palavras (20 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 20

Índice

CAPÍTULO I: INTRODUÇÃO        2

Resumo        2

1.1.        Introdução        2

1.2.        Objectivos        3

1.3.        Metodologia        3

CAPÍTULO II FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        4

2.1. Definição de conceitos        4

2.1.2. Conceito de Estratégia        4

2.1.3. Conceito de Administração Estratégica        4

2.2. Tipos de Estratégias        6

2.4. Planeamento e Implantação da Estratégia        7

2.5. Os cinco produtos de planeamento estratégico        7

2.6. Administração estratégica de recursos humanos        8

2.7. Administração estratégica no ambiente interno        10

2.7.1 Ambiente Interno        11

2.8. Processo da Administração Estratégica        13

As etapas do processo de administração estratégica        13

2.9. Importância da Administração Estratégica        16

2.10. Administração estratégica e vantagem competitiva        17

Conclusão        19

Referências Bibliográficas        20

        

CAPÍTULO I: INTRODUÇÃO

Resumo

Este trabalho aborda sobre administração estratégica com o objectivo geral de conhecer a administração estratégica como processo que garante a durabilidade da empresa no mercado em que opera, o mesmo está sequencialmente organizado na seguinte ordem: Capítulo I, resumo, introdução, objectivos geral e específicos e metodologia. Capítulo II, fundamentação teórica que é o desenvolvimento do assunto em abordagem como as definições de termos, apresentação de tipos, objectivos e importância, ferramentas, planeamento estratégico e etapas da administração estratégica. Capítulo III conclusões.

  1. Introdução

As empresas sejam elas privadas ou públicas que surgem com o objectivo de permanecer no mercado, são desafiadas a desenhar uma visão sobre o futuro desenvolver politicas estratégicas por forma a se servirem deles afim de garantir esta permanência durável nesse campo de negócios.

Para que esses elementos estratégicos sejam viáveis torna-se necessário que os seus profissionais sobretudo os gestores de linha conheçam o mercado em que a empresa actua, o tipo de pessoal que a empresa deve apostar nele para que traga resultados de acordo com os objectivos estratégicos e missão da organização.

Toda a abordagem apresentada conduz a uma ferramenta essencial para qualquer organização, isto é, a planificação estratégica das acções a serem desencadeadas pela organização, neste processo de planificação, são identificados os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças que a organização não pode evitar para que esta por sua vez crie condições para enfrenar essa situação caso ocorra. É preciso ainda definir os segmentos ou stackwoulders organizacionais a fim de certificar-se da viabilidade do negócio.

  1. Objectivos

  1. Geral

Conhecer a administração estratégica como processo que garante a durabilidade da empresa no mercado em que opera.

  1. Específicos

Descrever o processo da administração estratégica como suporte básico da empresa

Identificar as ferramentas que sustentam a administração estratégica

Apresentar os tipos e etapas de administração estratégica.

  1. Metodologia

Na abordagem do presente trabalho optou-se pelo método indutivo, este método caracteriza-se por conduzir o pesquisador a tirar ou emitir suas conclusões baseando-se nas informações que colectou durante ou no campo de estudo. Quanto ao tipo de pesquisa, usou-se as pesquisas descritiva e explicativa visando fornecer informações necessárias e aclarar aspectos que não estão claros.

 

CAPÍTULO II FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. Definição de conceitos

2.1.1. Conceito de Administração

Segundo HERRERA (2007), a administração é uma ciência que estuda as necessidades sócio-técnicas da organização, seu conjunto de diretrizes, cultura, processos, recursos e capital, possibilitando a realização de seu negócio de forma estruturada, integrada e consolidada.

HERRERA (2007), define a administração como processo afirmando que, na concepção sistêmica, a administração é entendida como um mecanismo estruturador e articulador de processos e recursos empresariais para a consecução dos resultados almejados: geração de bens, lucro e promoção do bem-estar social.

2.1.2. Conceito de Estratégia 

Segundo ALMEIDA (2003) é uma técnica administrativa que procura ordenar as ideias das pessoas, de forma que se possa criar uma visão do caminho que se deve seguir

2.1.3. Conceito de Administração Estratégica

A administração estratégica é o campo onde é efetuado o planejamento estratégico da empresa tendo como base sua missão, visão e valores. Disponível na Internet via WWW.URL.https://blog.softwareavaliacao.com.br/o-que-e-administracao-estrategica, capiturado aos 26.04.2018 as 13:40.

Segundo a WIKIPEDIA, Administração estratégica é o conjunto de opções, diretrizes e valores que seus lideres determinam para a empresa ter um desenvolvimento ao longo prazo. Essas estratégias servem para que você se antecipe com os problemas que podem ocorrer durante o caminho, visa também diminuir o risco do insucesso. Elas são encontradas nas visões e missão de cada empresa.

Alguns tipos de estratégia nas empresas é a redução de custos, de inovação, de expansão e internacionalização. Ser estratégico é se preparar para enfrentar e vencer os desafios, enxergar ameaças e oportunidades que ainda não existem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (211.1 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com