TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos Fundamentais do Empreendedorismo

Por:   •  1/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 5

Importância do Empreendedorismo

Em um contexto de pandemia, o empreendedorismo teve um papel muito importante no cenário econômico. Apesar dos índices de desemprego baterem recordes e permanecerem altos tanto no Brasil como no mundo, o número de pessoas que tentaram abrir um negócio se multiplicou.

O ano de 2020 bateu recordes de abertura de MEIs (Micro Empreendedor Individual), mais de 2,5 milhões de foram abertura somente em 2020 durante a pandemia.

Em tempos de crise, a abertura do próprio negócio é uma ótima saída para criação de postos de trabalho.

Contudo, não só na crise o empreendedorismo se destaca, podemos afirmar que crescimento econômico caminha junto com o empreendedorismo, pois o crescimento econômico faz com que as empresas invistam mais, gerando mais empregos, impostos e retorno à sociedade.

Tipos de empreendedorismo:

Existem vários tipos de empreendedorismo.

O empreendedor por oportunidade identifica um nicho ainda inexplorado e cria um negócio para se posicionar neste novo mercado.

Já o empreendedor por necessidade cria um negócio por que não encontra outra forma de ganhar dinheiro. Estima-se que no Brasil existam 9 milhões de pessoas neste grupo, segundo o Global Entrepreneurship Monitor.

Empreendedorismo Social – Criar um negócio com objetivo social ou ambiental. Não se tratam se ONGs, pois visam o lucro. Os negócios de impacto social têm se popularizado nos últimos anos.

Empreendedorismo corporativo – É quando o empreendedor não é dono do negócio de fato. Contudo, está sempre atento as novas oportunidades e melhorias do negócio, age proativamente e soluciona problemas como se fosse proprietário da empresa

Empreendedorismo digital – Se popularizou na pandemia, tratam-se de negócio majoritariamente digitais, em ambiente virtual. Este tipo de negócio cresce de forma exponencial em todo o mundo.

Empreendedorismo em série – Trata-se do empreendedor nato, que abre diversos negócios e geralmente consegue ser bem sucedido na maioria deles.

 

Leituras de apoio:

https://endeavor.org.br/desenvolvimento-pessoal/o-que-e-empreendedorismo-da-inspiracao-a-pratica/

https://www.cnnbrasil.com.br/business/inflacao-no-pais-pressiona-pequenos-negocios-diz-sebrae/

https://www.sebrae-sc.com.br/blog/empreendedorismo-social

 

Questões:

1 – O empreendedorismo tem crescido e se tornando cada vez mais popular em todo mundo. Em sua visão, quais os principais fatores que levam uma pessoa a abrir o seu próprio negócio?

Na minha visão, os principais fatores que levam uma pessoa a abrir o seu próprio negócio são os sonhos pessoais que idealizam de um negócio, ficar sem renda por conta de desemprego, a vontade de não depender de outros e sim totalmente de seu esforço, e enxergar oportunidades em determinados nichos que podem gerar vantagens competitivas.

2 – Cite as principais dificuldades que impactam o sucesso do empreendedor.

Entendo que os seguintes itens são algumas das principais dificuldades que impactam o sucesso do empreendedor:

  • Falta de capital para iniciar o empreendimento;
  • Dificuldade de acesso ao capital de investimento;
  • A alta carga tributária brasileira;
  • Complexidade burocrática que o empreendedor precisa cumprir para estar com tudo em dia;
  • Burocracia para abertura da empresa e manutenção legal da mesma;
  • Falta de conhecimento no ramo do negócio aberto;
  • Falta de conhecimento legal;
  • Falta de incentivo de aprendizado para as regras do mercado;
  • Forte concorrência e dificuldade de competir com os grandes;
  • Falta de contato e crédito com os fornecedores;
  • Falta de experiência na administração do negócio;
  • Escassez de clientes.

3 – Cite e explique brevemente empreendimentos sociais que você conhece ou já teve contato.

Tive contato com um empreendimento agrícola no bairro onde morava em Sorocaba (SP), no qual o objetivo era produzir e comercializar frutas e verduras de maneira sustentável e orgânica, praticando preços competitivos e oferecendo qualidade em seus produtos. Os produtos eram cultivados no mesmo local onde eram comercializados, sem a intermediação de terceiros e sem custos de transporte.

Desta maneira as pessoas do bairro e de seu entorno podiam ter acesso à bons alimentos sem precisar gastar muito para tal, gerando maior qualidade na vida das pessoas.

Quase todo o faturamento adquirido era investido em ações que visavam melhorar o processo produtivo, sem perder sua principal característica, e também sempre buscando melhorar o impacto e promover o bem-estar do público que usufrui dos serviços.

4 – Ao digitalizar o seu negócio, o empreendedor tem vantagens e desvantagens, quais são?

Vantagens:

  • É a melhor prática para o momento (pandemia) e para o futuro, uma vez que a migração dos diversos tipos de atividades econômicas para o formato digital vem acontecendo, de forma gradual;
  • Crescimento do ambiente virtual e facilidade de acesso à internet;
  • Há muito espaço para inovar pois muitos tipos de atividades foram se adaptando ao formato digital, mas talvez a migração ainda não tenha ocorrido da melhor maneira. Por conta disso há espaço para inovações que farão a diferença;
  • Negociações dinâmicas - No ambiente virtual é muito mais simples realizar negociações e manter um empreendimento dinâmico. Isso porque se elimina a necessidade de encontros presenciais, todas as transações são feitas de forma instantânea e na maioria das vezes não existem questões como horário de funcionamento, disponibilidade de vendedores e etc;
  • Facilidade de atingir muitas pessoas - Enquanto em um negócio tradicional você teria sua atuação bastante limitada por questões como barreiras geográficas e dificuldade de acesso, por exemplo, na internet, com o empreendedorismo digital aliado a boas práticas de marketing e publicidade, você consegue fazer com que pessoas de diferentes partes conheçam seu negócio e comprem dele;
  • Investimento inicial e custos de operação reduzidos - Grande parte dos custos que você teria com algo físico passam a não existir, como aqueles referentes a manutenção da equipe, do espaço, deslocamento para realização de reuniões e outros.

No geral, e tudo mais rápido e simples, e essa flexibilidade e dinamicidade beneficiam tanto o empreendedor quanto os clientes, que atualmente prezam por simplicidade e rapidez nas negociações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com