TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos de Administração e Ética Empresarial

Por:   •  15/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL

1. Cite e explique os três níveis de Pressuposições básicas da Cultura Organizacional.  
          Assim como cada país tem uma cultura distinta, as organizações são da mesma maneira, cada uma com sua cultura específica. Cada entidade possui hábitos e crenças diferentes, com visões diferentes, contendo valores, normas, atitudes e expectativas que são compartilhadas entre seus membros. Isso é levado em consideração inclusive para a adesão de novos membros à organização, buscando pessoas com o perfil parecido com o da empresa, com ideais, crenças e objetivos próximos. Isto forma a identidade da organização.
          Um exemplo claro de uma cultura organizacional marcante é a presente na empresa
Facebook, onde a base é “tornar o mundo mais aberto e conectado” segundo Mark Zuckerberg fundador da instituição. Para tal as políticas adotadas valorizam a criatividade de seus colaboradores, independente do cargo as melhores ideias sempre vencem, fato que comprova isso é a Hackaton Facebook, maratona de programação promovida pela empresa, onde surgem diversas ideias inovadoras às quais muitos já conhecemos e utilizamos em nosso dia a dia.
          Tendo em vista estes conceitos de Cultura Organizacional podemos detalhar e entender melhor seus três pilares:
Artefatos: o mais superficial de todos os níveis, neste quesito existe a tentativa de representar e transmitir a cultura da organização. Leva-se em consideração serviços, produtos e padrões, que indicam a cultura organizacional da instituição. O mesmo pode ser representado por slogans, uniformes, eventos característicos da empresa, decoração do ambiente, linguagem, ou seja, são elementos visíveis que transmitem para os membros e a sociedade os valores da organização.
Valores: envolve normas presentes na organização, regras que não precisam necessariamente estarem escritas, porém que fazem parte da empresa. São relevantes ao ponto de justificar porque os funcionários fazem determinadas atividades de determinada maneira, de forma que todos às conhecem, sabem que devem cumpri-las ou comportar-se daquele jeito.
Pressupostos: são verdades absolutas presentes na organização, sentimentos e crenças inconscientes que por vezes podem estar relacionadas a tabus, temas que se quer são questionados, valores que não são negociáveis. Provavelmente o mais forte no processo de formação da cultura organizacional.

2. Explique como os Artefatos são importantes para o condicionamento do comportamento do colaborador dentro de uma determinada cultura. Exemplifique sua resposta.

           É necessário que os colaboradores entendam a cultura da empresa, para que haja um melhor desempenho e um pertencimento ao grupo, os funcionários precisam “vestir a camisa” da instituição. Um dos casos é o que vemos por exemplo em um hospital, onde o foco está em humanismo e afeto, desta maneira todos os funcionários priorizam o humanismo em suas atividades, e estão condicionados a se comportar desta maneira, agindo de modo a proporcionar maior conforto possível aos seus pacientes. O ambiente é projetado para tal, com acessibilidade e equipes treinadas para trabalhar com necessidades especiais.
          E isso se explica através do próprio ambiente hospitalar, que causa a ciência nas pessoas de que o que está em questão são vidas, tornando a preservação da mesma uma prioridade.
Esses padrões pré-estabelecidos pelos artefatos fazem com que o comportamento do funcionário seja moldado gradativamente aos objetivos e cultura da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com