TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Custos Empresariais

Por:   •  2/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.029 Palavras (17 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

Karen Custódio Feliciano¹

Celoi Hercílio Pacheco²

  1. OS CUSTOS E SUA IMPORTÂNCIA

Com as constantes mudanças vivenciadas na atualidade, as organizações estão cada vez mais preocupadas em manter-se no mercado com boas expectativas e saldos favoráveis para que consiga dessa maneira expandir seus projetos e alavancar seus negócios. Por esse motivo, preocupa-se em administrar seus custos.

Entender o que é o custo e a sua importância no ambiente empresarial é o primeiro passo para conseguir alcançar as metas estabelecidas e almejar novos propósitos na organização. Conforme Berbel (2017, p.22) “Custos são os gastos aplicados na produção de um novo produto (materiais, mão-de-obra, e gastos gerais de fabricação etc)”. O custo nada mais é que todo recurso utilizado para a produção. De acordo com Bacic, Megliorini, Oliveira e Yomura (2011, p.11) “O conceito de custo é associado ao montante de gastos incorridos para se obter um bem ou realizar um serviço”.

        É de extrema relevância conhecer os custos e saber interpretá-lo de forma correta, isso o torna uma excelente ferramenta competitiva e permite que a empresa tenha maior eficiência nas suas ações. Segundo Hansen e Mowen (2001) o custo é o valor em dinheiro investido em produtos ou serviços com a intenção que estes tragam um proveito financeiro para a empresa, pode ser esse no momento atual ou no futuro.

        Diferente dos custos têm as despesas que conforme Berbel (2017, p.22) “compreende os gastos das áreas não produtivas da empresa (despesa de correio, impostos, comissões sobre vendas, juros, salários, etc.).” Esses tipos de gastos devem ser muito bem analisados e gerenciados. Estes não são utilizados na produção do lucro da empresa.

        As despesas integram uma parte de gastos usados em diferentes áreas, separados em categorias, segundo Bacic, Megliorini, Oliveira e Yomura (2011, p.14):

Administrar (Despesas Administrativas): são os gastos incorridos nos diversos departamentos administrativos, entre eles: Recursos Humanos, Finanças, Contabilidade, Processamento de Dados. Realizar a Receita (Despesas de Vendas ou Despesas Comerciais): são os gastos incorridos nos departamentos de vendas, marketing e outros pelos quais as empresas se relacionam com seus clientes atuais e potenciais.

        Pode-se observar que a despesa está relacionada a um determinado período e está mais ligada à administração da empresa.

        Ainda pode a empresa ter investimentos, menciona Berbel (2017) que estes são os gastos visando adquirir bens que serão usados futuramente pela empresa, mais elencados com a produção, como a compra de máquinas e equipamentos. E ainda o desembolso que é o dinheiro que sai da empresa para pagamento de terceiros, ou seja, é uma compra efetuada pela empresa.

        A administração precisa conhecer os custos que a empresa possui para gerenciar e tomar as melhores decisões a cerca dos problemas, para que consiga elevar seu patamar competitivo e ainda estudar as melhores estratégias garantindo sua competitividade. Dessa maneira de acordo com Bacic, Megliorini, Oliveira e Yomura (2011, p.9):

É uma necessidade administrativa, pois, sem conhecer os custos, diferentes decisões que se apresentam, como: que preço cobrar para um novo produto ou para um pedido especial, qual o nível de descontos que pode ser concedido a um cliente, eliminação de produtos que apresentam “prejuízos”, terceirização de atividades, aquisição de novos equipamentos,

mudanças no processo de fabricação etc., são tomadas de forma intuitiva pelos gestores.

Muitas consequências podem advir de tomadas de decisões errôneas, até mesmo o fechamento da organização, por isso a gestão de custos se faz tão importante e deve ser muito bem estruturada para evitar os diversos infortúnios que possam acontecer.

É necessário analisar os componentes dos custos e dessa maneira optar pelas decisões mais bem planejadas.

  1. COMPONENTES DOS CUSTOS

As empresas desenvolvem produtos ou serviços para seus clientes, nessa produção existem elementos principais que irão compor os custos, de acordo com Berbel (2017, p.24) “São três os componentes básicos na formação do custo: materiais; mão-de-obra; gastos gerais de fabricação.”

Os materiais estão relacionados com a produção, pois são utilizados para desenvolver o produto.  Ainda segundo o autor estes são divididos em matérias-primas, que são consumidos em maior quantidade para a fabricação do produto, são elementos que serão transformados para desenvolver o produto final. Os materiais secundários tem menor quantidade, porém é possível identificá-los no produto. E os materiais de embalagens que são aqueles destinados em embalar o produto, ou seja, vão acondiciona-lo.

A mão-de-obra é um elemento muito importante, pois vai atuar com o desenvolvimento do produto, Proença, Moreira, Júnior e Knuth (2014) relatam que ela atua tanto de forma direta quanto indireta. De forma direta na participação manual, ou seja, o gasto envolvido com a produção analisando o tempo e o gasto destinado na criação do produto, enquanto a indireta é observada nos salários dos chefes e equipes.

Já os gastos gerais de fabricação se enquadram em todos aqueles demais realizados pela instituição que irão fazer parte do desenvolvimento do produto.

Cada componente vai estar enquadrado em diferentes classificações de custos conforme sua relação com o processo produtivo, Gura (2018) cita que é importante essa gestão de custos e suas classificações. Identificá-los e colocá-los na categoria correta irá auxiliar para se ter o valor adequado que é realmente empregado na criação de um determinado produto, quando feito de maneira errônea ocorre à distorção da situação financeira da instituição.

  1. RECONHECENDO OS CUSTOS

Importante analisar que dentre os três elementos que compõem o produto podem estes ser de forma indireta ou direta, definindo assim uma das classificações mais relevantes dos custos. Conforme Schultz (2007, p.30) “os custos podem ser classificados de diferentes formas, de acordo com seu comportamento ou origem”. Já para Gura (2018) os custos podem ser classificados de acordo com a quantidade produzida e os recursos consumidos no processo de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (165.4 Kb)   docx (59.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com