TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Custos Ocultos de Uma Empresa São Decorrentes de Erros

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

        Os Custos Ocultos de uma empresa são decorrentes de erros, perdas, atrasos, esperas e outros não previstos. E através do estudo de Logística, iremos, neste trabalho, mostra-los dentro do sistema operacional logístico da empresa Sotreq – Revendedora Oficial de Máquinas, Peças, Serviços e Sistemas Caterpillar, bem como as situações que eles possam surgir dentro do processo de revenda dos produtos e peças da empresa no mercado.

2. HISTÓRICO E RAMO DA EMPRESA

        A trajetória da Sotreq iniciou em 1941, quando a Sociedade de Tratores e Equipamentos Ltda. (Sotreq) e a Caterpillar firmaram um contrato que valia para o Distrito Federal e os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

        No início, a empresa vendia cabos de aço, guinchos, guindastes, dragas, barcaças, locomotivas, tratores agrícolas de rodas, caminhões e trailers. Os primeiros 21 funcionários se instalaram em um escritório no Centro do Rio. A sede definitiva foi inaugurada em 1949, na Avenida Brasil, principal eixo de saída e chegada do Rio de Janeiro.

        Ao longo dos anos, a Sotreq passou a atuar de forma mais ativa em diversas cidades do Brasil, fundando filiais em todos os lugares. Com um crescimento considerado acelerado, a Sotreq é hoje uma das maiores revendedoras de produtos, serviços e sistemas Caterpillar do mundo. Atualmente, possui mais de 40 filiais, prontas para oferecer aos clientes de todos os segmentos de mercado, os melhores equipamentos Caterpillar.

        Com profissionais capacitados, a Sotreq realiza para seus clientes, estudos de seleção, dimensionamento de frotas e configuração de máquinas para que o cliente obtenha o melhor custo-benefício do seu investimento.

3. CUSTOS LOGÍSTICOS

O objetivo de apuração dos Custos Logísticos é o de estabelecer políticas que possibilitem às empresas, simultaneamente, uma redução nos custos e a melhoria do nível de serviço oferecido ao cliente. Envolve o processo de identificação, classificação, mensuração, acumulação, análise e interpretação das informações operacionais, econômicas e financeiras.

Os custos logísticos representam um tipo de custo muito significativo dentro das empresas que são identificados nos estoques, inventário, embalagem, fluxo de informações, movimentação, aspectos legais, planejamento operacional, armazenagem e serviço ao cliente, até suprimentos, transportes e planejamento estratégico. A ABML estima que o custo logístico em uma empresa possa equivaler a 19% do seu faturamento. Assim é de suma importância para a empresa saber identificar e mensurar esse tipo de custo que pode significar muitas vezes a própria existência da empresa.

[pic 1]

4. CUSTOS OCULTOS

Custos que não são visíveis aos gestores e que afetam o resultado econômico da empresa, pois ocorrem em condições anormais da operação associados ao conceito de perdas. Para Freitas (2007), os custos ocultos são gastos referentes à atividade de produção, no qual sua principal característica é ser de difícil mensuração, ou seja, os custos ocultos não podem ser reconhecidos facilmente ou atribuídos a um determinado processo produtivo onde são gerados. Além disso, estes custos são numerosos e muito mais altos que o esperado pela maioria dos departamentos de contabilidade.

Os custos ocultos são evidenciados pelo resultado de uma equação que contrapõe o resultado do desempenho ideal com o resultado do desempenho real da empresa (“Custo Oculto = Desempenho Real – Desempenho Ideal”, ou então “Desempenho Ideal – Desempenho Real = Custo Oculto”). Eles não representam prejuízos ou um gasto, mas sim uma perda na receita. Por não poderem ser explicitados nos registros contábeis, exigem atenção especial dos administradores, pois dizem respeito ao montante das receitas da empresa.

A Contabilidade realiza dois tipos de análises: a análise de fatos que aconteceram no passado (por exemplo, o Demonstrativo do Resultado do Exercício), e a análise gerencial, de gestão, que é uma análise mais abrangente e visa cercar as várias situações que a empresa pode passar, como resultado de decisões de sua administração. É a análise gerencial que identifica os “custos ocultos”, vantagens perdidas medidas monetariamente com relação a outras alternativas. Por isso, é que se pode dizer que os “custos ocultos” são uma hipótese do que aconteceria se a empresa optasse pela melhor alternativa, comparada com o que acontece realmente na organização.

REFORMAS - O “custo oculto” de reforma é o que se deixa de ganhar quando se está realizando uma reforma. Periodicamente as empresas necessitam fazer reforma em suas instalações, para melhor atender aos seus clientes e, também, para acompanhar a evolução tecnológica. Esse período exige uma paralisação total ou parcial das atividades do estabelecimento que, certamente, resultará na queda das receitas da empresa. Os hotéis são organizações tipicamente afetadas por essa ocorrência, mesmo que as reformas sejam realizadas no que se costuma chamar de período de baixa estação.

5. CUSTOS OCULTOS NA SOTREQ

Dadas as explicações do que são custos ocultos, o grupo analisou como estes se apresentam na organização abordada, a Sotreq. Como foi citado anteriormente, a empresa trabalha como revendedora de peças e máquinas Caterpillar, e possui diversas filiais por todo o Brasil. Cada uma dessas filias, tem o seu estoque de peças de maior rotatividade, e, devido ao fato de todo o estoque ser gerido por sistemas que são interligados com as demais filiais, quando alguma peça ou produto está com pouca quantidade, é feito automaticamente um pedido de reposição, para que não ocorra falta.

No entanto, cada região apresenta uma maior rotatividade em cada peça. Na filial Maceió, por exemplo, o item de maior rotatividade é o Filtro, sendo assim, este sempre haverá em estoque. Mas ocorre de algum cliente precisar de alguma peça que está em falta, então, o procedimento é solicitar na filial mais próxima, no caso a de Jaboatão dos Guararapes. Desta maneira, é preciso um prazo para que o material chegue até o cliente, o que pode acarretar na desistência do mesmo, deixando a organização de faturar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com