TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Custos e preços

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

MAIARA APARECIDA SECCO

RA 8073868673

RESUMO

GESTÃO DE CUSTOS E PREÇOS

PROF ROGÉRIO SCUINSANI DA ROSA

PASSO FUNDO

2015


Custos na tomada de decisão

Trata-se de um assunto ligado diretamente a um cenário de mudanças, que continuamente levam ao aumento de produtividade e redução de custo como objetivo na gestão de seus negócios.

Assim, os métodos de custeio são fontes de extrema importância para a gerência na tomada de decisões, para obtenção de lucros e alcance de objetivos previamente observados. Vários métodos de custeio são utilizados, o custeio por absorção, o custeio direto/variável, o custeio baseado em atividades (ABC – Activity-Based Costing), o custeio padrão e custeio meta.

Expondo os tipos usuais de custeio nas estruturas organizacionais, descantando características, vantagens, desvantagens e aplicações, ainda com uma análise comparativa entre o custeio por absorção e o custeio variável, para destacar quais mecanismos possuem características adequadas para atender as necessidades gerenciais de controle dos elementos que compõem os seus produtos, análise de margens e de apoio às tomadas de decisões neste segmento.

Conceituando custos pode-se dizer que é o gasto que é utilizado para a produção ou em qualquer função de custo. Segundo Dutra (2003) as funções podem concentrar-se em cinco níveis – direção, apoio, gerência, supervisão e execução, sendo no nível de gerência os custos classificados em três funções distintas: Custos de produção, custos administrativos e custos de comercialização.

Contabilmente são divididas as contas em dois grupos, patrimoniais e de resultado. Custos e despesas são alocados em um desses dois grupos e denominados custos realizados e a realizar, onde os realizados são os custos consumidos para resultado contábil do período e os a realizar são produtos que já foram fabricados, porém, continuam como custos até que sejam comercializados, passando para custos vendidos.

Para ser feita análise de participação de cada produto no desempenho da empresa é necessário a classificação em custos diretos e indiretos, onde custos diretos são gastos diretamente relacionados aos produtos, referem-se a quantidade de materiais e serviços utilizados na sua produção. E custos indiretos, são os gastos não diretamente relacionados aos produtos, torna-se então necessário o uso de critério de rateio para alocar custos aos produtos.

Quanto a sua formação, o custo tem influência direta na quantidade de produtos a serem produzidos pela empresa e são divididos em custos fixos e custos variáveis, onde fixos são os que permanecem constantes dentro de determinada quantidade instalada e não dependem de volume produzido. E os custos variáveis, mantém uma relação direta com o volume de produção ou serviços e são classificados em progressivos, e regressivos.

Entende-se por método de custeio a apuração de valores de custos dos bens, mercadorias ou serviços das entidades públicas e privadas. Tais métodos visam determinar a metodologia de atribuição de custos aos produtos.

Custeio por absorção consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, somente os de produção, onde todos os gastos são atribuídos em produtos. Suas vantagens são de que ele atende os Princípios Fundamentais da Contabilidade e não considera as despesas integrantes dos estoques dos bens e dos serviços, mas todos os custos aplicados em sua obtenção, possibilitando obtenção dos resultados, cálculos dos impostos e dividendos a distribuir. Tem a desvantagem de existir necessidade de rateio dos custos indiretos, oque torna informações deficientes nas análises para tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com