TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE DIMINUIÇÃO DE CUSTOS EM UMA INDUSTRIA DE PRE MOLDADOS

Por:   •  16/4/2015  •  Monografia  •  11.628 Palavras (47 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 47
  1. INTRODUÇÃO

O mercado se encontra cada vez mais competitivo, e a qualidade já não pode ser mais utilizada como diferencial para encantar o consumidor com isso a empresa deve buscar novas alternativas para realizar as suas vendas, o consumidor é esperto e busca sempre o melhor pelo menor preço, sempre pesquisa em vários lugares diferentes ou ate mesmo produtos similares antes de sua compra. Alguns aspectos que influenciam na compra de um determinado produto é o preço e a sua modernidade, a empresa deve se diferenciar por tanto em seu preço. Uma forma para que a empresa possa reduzir o preço de um determinado produto e utilizar métodos de automação e redução de processos no meio produtivo para a redução de custo fabril de um determinado item. O aumento da produção pode ser uma estratégia gerencial para uma redução de custos pois os seus custos diretos aumentaram de acordo com o aumento de produção mas os custos indiretos serão ainda os mesmos assim diminuindo seu custo final de produção, isso tudo não deixando o produto perder a sua qualidade final.

        Com a revolução industrial as industrias deixaram de ser hiper dependentes do ser humano podendo substituir o ser humano por maquinas e hoje a mão de obra especializada é difícil de ser encontrada e o valor é alto, com isso as empresas vem substituindo as pessoas por maquinas com isso a empresa ganha com tempo menor de produção, padronização no produto, custo menor e uma maior qualidade.

Dentro deste contexto, o trabalho tem como objetivo analisar uma redução de custos de produção devido a um aumento de produção na empresa Lajes Cbl levando em consideração seus produtos comercializados.

Deve se lembrar que o investimento de automação de produção parte do proprietário e necessita de um grande investimento financeiro, mais a redução de custos que este investimento gera é fantástico, uma estratégia de automação da empresa para redução de custos bem feita pode colocar a empresa nos trilhos do sucesso e rumo a liderança em seu segmento.


2. OBJETIVO

2.1 Objetivo geral

Este estudo tem por objetivo principal verificar o sistema de produção de uma indústria do ramo de pré-moldados de concreto, estimando um aumento de produção visando uma redução de custos nos produtos. Será também verificado a situação financeira da empresa e sua capacidade de investimento em automação de produção. Estudo este realizado na empresa Lajes CBL em Campo Belo, MG.

2.2 Objetivos específicos

De maneira mais específica pretende se:        

- Avaliar em amplos aspectos como financeiro, pessoal, estrutura física e tecnológica se a empresa possui capacidade para aumento de produção;

- Avaliar se a qualidade dos produtos que a empresa produz sofreria alteração com o aumento da produção;

- Verificar a possível redução de custos com um aumento da produção.


3. REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 A industria no Brasil

        De acordo com Furtado (1976, p. 234),

“O processo de industrialização começou no Brasil concomitantemente em quase todas as regiões. Foi no Nordeste que se instalaram, após a reforma tarifária de 1844, as primeiras manufaturas têxteis modernas e ainda em 1910 o número de operários têxteis dessa região se assemelhava ao de São Paulo.Entretanto, superada a primeira etapa de ensaios, o processo de industrialização tendeu naturalmente a concentrar-se numa região. A etapa decisiva de concentração ocorreu, aparentemente, durante a Primeira Guerra Mundial, época em que teve lugar a primeira fase de aceleração do desenvolvimento industrial.”

Segundo Suzigan (1988) a primeira experiência com a industrialização no Brasil ocorreu na década de 1950, e tudo anterior a esta data foi insignificante para o processo de industrialização do país. A partir do período de Primeira Guerra Mundial o estado passou a incentivar o processo industrial de alguns segmentos em especifico e o incentivo era dado a determinada empresa e não no segmento industrial em geral. A partir da década de 30 com o declínio na produção de café o governo passou a ver com bons olhos o ramo industrial. E a partir da década de 50 as industrias passaram a ter realmente avanço dentro do cenário nacional.

Conforme as palavras de Mendonça (1990, p. 338)

“A "revolução de 30" inaugurou uma etapa decisiva do processo de constituição do Estado brasileiro enquanto um Estado nacional, capitalista e burguês. A quebra das autonomias estaduais — suporte das tradicionais oligarquias regionalizadas — resultou na crescente centralização do poder que alocava no Executivo federal os comandos sobre as políticas econômica e social e os aparelhos coercitivo-repressivo. Constituía-se, por essa via, o poder do Estado como poder unificado e genérico, representativo do "interesse geral" em sua concretude. Apesar de iniciado no imediato pós-30, o marco na aceleração desse processo foi a instauração do Estado Novo em 1937.42”

3.2 Mercado da Construção Civil: Pré Fabricados de Concreto

De acordo com Serra (2004), a evolução da indústria da construção civil aconteceu em diversas fases, sendo que cada uma foi caracterizada por uma diversidade de métodos, tecnologias e arquiteturas próprias. Nos dias atuais verifica se uma significativa organização em alguns subsetores, onde são encontrados modernos sistemas construtivos e processos de gestão industrial. Entre estes sistemas, destacam-se os pré-fabricados em concreto armado.

Segundo Vasconcellos (2002), não se pode precisar a data em que começou a  pré-moldagem. O próprio nascimento do concreto armado ocorreu com a pré-moldagem de elementos, fora do local de seu uso. Sendo assim, pode-se afirmar que a pré-moldagem começou com a invenção do concreto armado.

O termo pré-fabricação no campo da construção civil possui o seguinte significado:

”fabricação de certo elemento antes do seu posicionamento final na obra” (REVEL, 1973, p. 23)

        Segundo Revel (1973), a pré-fabricação em seu sentido mais geral se aplica a toda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (71.3 Kb)   pdf (502 Kb)   docx (142.4 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com