TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Diferentes caminhos do processo decisório no setor público e no setor privado

Por:   •  21/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Uemanet

Curso – Bacharelado em Administração Pública

Professor – Nehemias Bandeira

Pólo - Zé Doca

Disciplina- Organização, Processos e Tomada de Decisão

Os diferentes caminhos do processo decisório no setor público e no setor privado

Zé Doca - MA

2011

Cleane de Jesus

Ednalva Freitas

Francisco Neto

Gilvann Pinho Serra

Os diferentes caminhos do processo decisório no setor público e no setor privado

Trabalho apresentado ao professor Nehemias Bandeira, para obtenção de nota referente à disciplina organização, Processos e Tomada de Decisão, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (UEMANET).

Zé Doca – MA

2011

Introdução e justificativa

Tomar decisões é uma das atribuições dadas ao gestor durante a realização de suas atividades. Saber o que fazer e como fazer pode significar o sucesso ou o fracasso de uma gestão, tanto no setor público quanto no setor privado.

Para Préve (2010) desde o surgimento da civilização, o homem enfrenta o dilema de tomar decisões, sejam elas conscientes ou inconscientes, racionais ou irracionais. A tomada de decisão é um processo muito antigo que vem sendo estudado constantemente com o objetivo de encontrar algum caminho que permita facilitar a complexidade desse assunto.

Cury (2009) afirma que como todas as funções importantes da administração – e a decisão talvez seja a mais importante de todas -, a tomada de decisão tem, no processo evolutivo da teoria administrativa, dois momentos característicos:

  • O primeiro, no contexto da escola tradicional, quando a decisão não possuía um tratamento global dentro da administração, era um ato isolado, profundamente individual, altamente centralizado na pessoa do chefe, em termos puramente mecânicos;
  • O outro enfoque, oriundo das ideias desenvolvidas pelos autores da escola behaviorista, dá à decisão um tratamento de processo constituído de varias etapas, devendo ser levado em conta o contexto social e psicológico da organização, o meio ambiente em que a empresa evolui, participando o elemento humano de sua elaboração, revestindo-se a decisão de um caráter descentralizado, coletivo e mais racional.

Saber como se dá o processo de tomadas de decisão, tornou-se uma importante ferramenta para o gestor que deseja cumprir com seu papel dentro da organização, pois permite que o mesmo tenha conhecimento sobre alguns aspectos tais como o mapa de relacionamentos; características de processos e comportamento organizacional, mantendo estreita relação com a tomada de decisão; estruturas e comportamentos organizacionais, ou seja, aspectos que influenciam na hora da tomada de decisão e que devem ser levados em conta pelo gestor. Os gestores deparam-se constantemente com um grande número de opções de decisão, e deve entre elas, escolher aquelas que levarão a organização a atingir seus resultados.

Para Cury (2009) podemos asseverar que a administração é constituída de uma série de decisões formuladas pelos executivos de uma organização, desde o nível mais baixo na hierarquia até a cúpula. Cada decisão, por sua vez, compõe-se de certo número de decisões menores, decorrentes de decisões anteriores. Destarte, a formulação de decisões é um processo contínuo e permanente na vida de uma organização.

A razão pela qual escolhemos este tema se justifica com a necessidade de conhecermos todos os aspectos e fatores que influenciam no processo de decisão tanto no setor público quanto no setor privado, o que nos possibilita estarmos embasados de teorias no exercício da gestão, o que nos traz mais segurança quanto às decisões que teremos de tomar, gerindo de forma eficaz e eficiente e superando as descontinuidades administrativas, a ingerência política, a predominância das decisões rotineiras e a ação estratégica durante nossa administração.

Importância para o administrado público

Atualmente, saber tomar decisões tornou-se uma qualidade que um administrador precisa ter para desempenhar suas funções. Desta forma, conhecer os diferentes processos de tomada de decisão torna-se uma ferramenta de suma importância para o administrador público atender as demandas de seus usuários, as necessidades da população, e cumprir o papel social ao qual se comprometeu ao assumir suas funções, como administrador. Este tema é importante, pois trata sobre como o administrador atual deve atuar, de forma a não cometer erros de estratégia, levando em consideração todos os aspectos que influenciam em suas decisões e as consequências que tais decisões trazem para a sua gestão e para a organização.

Metodologia

        Para a realização deste trabalho, fez-se necessária a busca literária em livros e artigos localizados na internet que estivessem relacionados ao tema proposto, além do uso de conhecimento próprio para dissertar sobre o assunto, buscando esclarecer como se podem dar os processos de tomada de decisão dentro das organizações do setor público e do setor privado e como esses processos podem intervir na gestão do administrador.

Processo decisório nas organizações

        Segundo Freeman (1999), cada organização persegue alguns objetivos que dizem respeito ao motivo pelo qual foi criada. Isso pode justificar que tipo de caminho o gestor pode escolher para tomar suas decisões, já que elas precisam estar ligadas ao objetivo da organização. Um gestor público não pode tomar as mesmas decisões de um gestor privado, já que ambos possuem objetivos diferentes a alcançar. As organizações públicas são diferentes das organizações privadas e têm problemas de desempenho justamente porque não são empresas. Elas são intrinsecamente diferentes e devem ser diferentes, pois suas finalidades são sociais e não lucrativas (Préve, 2010). LINDSAY (1976) diz que as comparações entre organizações públicas e privadas devem ser feitas apenas quando consideradas as diferenças em termos dos objetivos perseguidos por elas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com