TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Setor público e setor privado

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal Fluminense UFF/UAB
Especialização em Gestão em Saúde Pública
Polo: Bom Jesus do Itabapoana
Tutora: Isabel Veloso
Aluna: Tarsila Tebaldi Henriques Egidio

Atividades de Aprendizagem da Unidade 1

1)      Responder as perguntas de “Atividade de Aprendizagem” da Unidade 1;

Identifique três diferenças entre:

  Setor público e setor privado;

  As principais diferenças entre o setor público e o setor privado estão relacionadas, aos salários pagos a quem recebe remuneração, a forma de contratação de funcionários e a produtividade do serviço.

 A remuneração no setor privado não tem limite, modifica exclusivamente de acordo com o tamanho da empresa. Já no setor público há um piso salarial, mas determinadas instituições públicas têm em seu conjunto salarial o chamado “plano de carreira”, o que aumenta a remuneração do servidor com passar dos anos em serviços ou com títulos adquiridos. A forma de contratação no setor privado é livre e vão de acordo coma necessidade do serviço da empresa, bem como eventuais cortes no quadro de pessoal. Enquanto que no setor público os cargos são criados mediante lei, pagos de acordo com a determinação legal e, após o estágio probatório, o servidor adquire estabilidade só podendo ser afastado do cargo mediante aposentadoria ou pela condenação em crime funcional.

 A produtividade no setor privado é aquela que visa lucro para a empresa. Já no setor público a produtividade pode ser esclarecida como a finalidade do serviço da mesma. O Estado, por meio dos seus servidores públicos presta os serviços que a coletividade necessita e o mesmo volta para o Estado com a satisfação da coletividade.

 Patrões e empregados;

Com relação às diferenças entre patrões e empregados serão  mencionados como diferenças: profissionalismo, atividade de produção ou circulação de serviços e fim lucrativo.Como característica de ser patrão terá de ser profissional e isto significa que o empresário atua com habitualidade, em nome próprio e com o domínio de subsídios, sobre o produto ou o serviço que está colocando no mercado. Isto significa assumir o risco da atividade. Quando faz isto elege o ramo de atividade em que sua empresa trabalhará seja ela para a produção de coisas, ou seja, venda de bens ou na prestação de serviços. Assim, o patrão chega ao que almeja: o lucro. O empregado trabalha para o patrão na atividade que este escolheu. Não assume risco e ao final recebe sua remuneração pelos seus serviços prestados

 Estado e servidores públicos.

Servidor público é todo aquele empregado de uma administração estatal. Sendo uma designação geral, engloba todos aqueles que mantêm vínculos de trabalho com entidades governamentais, integrados em cargos ou empregos das entidades político-administrativas, bem como em suas respectivas autarquias e fundações dedireito público, ou ainda, é uma definição a todo aquele que mantém um vínculo empregatício com o Estado, e seu pagamento provém da arrecadação pública de impostos, sendo sua atividade chamada de "Típica de Estado". Geralmente é originário de concurso público pois é defensor do setor público, que é diferente da atividade do Político, detentor de um mandato público, que está diretamente ligado ao Governo e não necessariamente ao Estado de Direito.

Estado, no sentido de subdivisão administrativa, é uma unidade autônoma (autogoverno, Auto legislação e Auto arrecadação) dotada de governo próprio e constituição e que, com outros estados, forma uma federação. Exemplos de países formados pela união de estados federados são Estados Unidos, Alemanha e México. No Brasil, muitas pessoas se referem, erroneamente, ao Distrito Federal como sendo um estado, embora este seja, como o nome sugere, um Distrito.

Explique as razões das diferenças encontradas no item anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com