TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Distúrbios Mentais

Por:   •  14/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO DE PSICOLOGIA

NOME: Leonardo Ribeiro Gendra     Turma: Mc2

Curso: Administração        

Os mais importantes quadros clínicos:

Dentre certa de 200 formas de distúrbios mentais, existem os mais importantes quadros clínicos que interferem nas situações de trabalho das organizações.

Neuroses:

Neuroses são conflitos psíquicos inconscientes que não são resolvidos adequadamente, se expressam de diferentes formas com diferentes sintomas. Neuroses são consequências comuns às tensões da vida, fruto da deficiência do desenvolvimento psíquico na infância tanto como resultado dos impasses da existência humana. Por serem de natureza inconsciente os sintomas são dados como inexplicáveis ou irracionais.

O neurótico lida com ansiedade, temores, inibições ou ideias impostas ao seu pensamento e impulsos em sua mente, transtornos que podem levar a severas incapacitações ao doente.

Por meio da psicanalise se aprofunda no inconsciente do individuo e por meio de associações o que parecia irracional se torna claro e compreensível à personalidade do individuo.

Neurose histérica:

Neurose característica do comportamento histérico, traços externos desse são o egocentrismo acentuado, sentimentos e emoções intensos porem volúveis, limitado ao alto controle, dramático, falta de atenção aos detalhes, uso de repressão e negação, superficialidade nas relações com os demais. Traços mais profundos podem ser: capacidade de transformar os conflitos psíquicos em somáticos, repressão de ideias e sentimentos causada pela dissociação psíquica. Vale ressaltar que essas características podem ser encontradas em indivíduos normais, porém, aparecem mais acentuadamente em indivíduos neuróticos.

Neurose fóbica:

Neurose fóbica é o deslocamento da ansiedade dos conflitos internos em estímulos fóbicos (podem ser: lugares fechados, lugares abertos, altura, animais, escuridão). Causam um terror intenso conhecido pelo nome de fobia.

A situação esquiva é quando o estimulo fóbico não é evitado, gerando um caso critico de ansiedade, para escapar da crise entra em ação um mecanismo de defesa contra a angústia causada pela ansiedade que foi transformada em medo.

Dois principais traços constituem a personalidade fóbica

- Estado de alerta: o fóbico está a todo o momento em estado de alerta, dominado pelo temor inconsciente, o que gera um sentimento de ansiedade;

- Atitude de dúvida: é uma consequência da projeção do exterior que gera antecipa qualquer alerta de uma possível ameaça externa.

As fobias possuem aspectos como: casos de ansiedade, repressão dos próprios conflitos internos, evitação, simbolismo do estimulo fóbico, regressão e agressividade.

Neurose Obsessivo-Compulsiva:

Neurose caracterizada pela presença de sentimentos, ideias e impulsos não desejados pelo individuo que se instalam de maneira intrusiva, gerando casos de ansiedade extrema.

As obsessões podem ser pensamentos ou ideias não desejadas que se introduzem na consciência, carregado de significados emocionais inconsistentes, que persistem não importando o esforço para suprimi-los. Essas são caracterizadas por temores, dúvidas e ideias catastróficas incontroláveis pelo individuo.

A compulsão é um estímulo repetitivo e indesejado que leva a realização de atos consecutivos exagerados e repetidos com a finalidade de afastar a ansiedade.

O transtorno obsessivo compulsivo (TOC) pode ser reconhecido por traços externos como: busca da perfeição, controle de todas as coisas, vício no trabalho, busca incessável por controle e perfeição, rigidez nas atitudes, excessiva atenção aos detalhes que leva a perda do foco objetivo. E também por traços profundos que se desenvolvem em defesa da ansiedade aos conflitos inconscientes, os principais mecanismos de defesa são: formação reativa, dissociação entre ideia e fato, anulação e regressão.

Transtornos de Humor:

Os transtornos de humos são uma classe de perturbações psíquicas que alteram o estado de ânimo. Pode se manifestar como depressão, melancolia ou euforia. Os transtornos são facilmente tratáveis, porém, a maioria dos afetados não procura atendimento médico. Os transtornos não tratados são fatores em potencial para os suicídios por causa da variação excessiva do humor.

Episódio Depressivo:

Ele é caracterizado pela lentificação dos processos psíquicos que vem acompanhada por humor tipicamente deprimido que leva à perda de interesse e prazer. Quando você se encontra em um episódio depressivo sua energia e reduzida e a atividade diminuída, além de sua concentração e atenção ser menor. Os sintomas causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras esferas importantes da vida do indivíduo.

Uma variante da depressão é a depressão psicótica, onde o indivíduo sofre de alucinações e/ou delírios.

Episódio Maníaco:

Sua sintomatologia é o oposto do episódio depressivo. Em vez da diminuição da vitalidade, ocorre a exaltação da vitalidade. Em vez de tristeza, uma esfuziante alegria; em vez da inibição, uma profusão de fugas de ideias e um impulso desmesurado e inesgotável para falar e mover-se. Esses indivíduos, apesar de tudo, eles estão patologicamente fragilizados, esses indivíduos suportam muito pouco as frustações cotidianas e estão propensos a rompantes de intensa irritabilidade e agressividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com