TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇOES MENTAIS SUPERIORES

Tese: FUNÇOES MENTAIS SUPERIORES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Tese  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 6

xzb b

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

Unidade 1

Anderson Oliveira Palmieri RA 6266245512

Renan Calicchio RA 1299505507

Tiago de Freitas Araujo RA 6814003628

Vanderlan Dias RA 6268234051

FUNÇOES MENTAIS SUPERIORES.

Psicopatologias:

Campinas - SP

2013

Anderson Oliveira Palmieri RA 6266245512

Renan Calicchio RA 1299505507

Tiago de Freitas Araujo RA 6814003628

Vanderlan Dias RA 6268234051

FUNÇOES MENTAIS SUPERIORES.

Psicopatologias:

Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera de Campinas do 1°A do curso de Direito, para a disciplina Psicologia Jurídica, sob orientação da professora Isabella Silveira Dias da Silva.

Esta atividade tem como objetivo a composição de nota para aprovação na disciplina Psicologia Jurídica, referente ao 1° bimestre de 2013, bem como o desenvolvimento do aprendizado no tema proposto.

Campinas - SP

2013

ÍNDICE

INTRODUÇÃO........................................................................................ 4

FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES.....................................................5

SENSAÇÃO..............................................................................................5

PERCEPÇÃO............................................................................................5

PENSAMENTO........................................................................................5

EMOÇÃO.................................................................................................6

ESQUIZOFRENIA..................................................................................6

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS...................................................7

Introdução

Este trabalho foi elaborado baseado em um laudo do departamento de polícia científica e com base nas definições pesquisadas elaborou-se um entendimento do grupo. A principal metodologia utilizada no estudo foi a pesquisa.

Foram abordados os temas propostos de forma individual, onde cada integrante do grupo se responsabilizou pela pesquisa de um tema sendo que o objetivo foi expressar da melhor forma o entendimento do grupo e sintetizar nossa conclusão. Acreditamos que uma grande absorção de conhecimento aconteceu por parte de todos os envolvidos no estudo.

Funções Mentais Superiores

As funções mentais abordadas no estudo são as seguintes:

• Sensação

• Percepção

• Pensamento

• Emoção

Sensação: Definida pela reação física do corpo ao mundo físico, ou seja, é a impressão recebida pelo sistema nervoso enviadas por um dos orgãos do sentido. Pode ser dividida em tres partes: Intoroceptiva(reação do cerebro a estimulos dos orgãos internos), proprioceptiva( estimulo de movimentos e posição espacial em relação aos outros) e exteroceptiva ( que liga o individuo através dos orgãos externos, os cinco sentidos).

O individuo que tem a sensação comprometida apresenta-se de forma a ser enganado pelos seus sentidos e a perceber a realidade de forma distorcida ou inveridica.

Percepção: É a maneira com que os indivíduos têm, através de experiências anteriores, de captar informações através de seu sentido. A percepção compreende também, processos mentais e memoriais, que por sua vez, podem ter influencia direta para interpretar os dados recebidos.

É evidente que, o examinado é pessoa de periculosidade alta. A percepção de acordo com a conclusão do laudo pode ser claramente avaliada na forma com que o examinado lida com as pessoas a seu redor, partindo da premissa que ele se prende a ideia de que as pessoas sempre tem azo para prejudica-lo. O examinado se julgava normal em aspectos comportamentais, o que fica claro que acordo com laudo que não era, pois seu comportamento era muito semelhante com o do seu pai, que, foi evidenciado como doente mental.

Talvez, a memória de seu pai, aliado com os problemas familiares, tenham sido fator

predominante para o examinado praticar o crime que cometeu, e ainda assim, no decorrer da sua vida, ter postura e conduta considerada difícil no que diz respeito ao relacionamento com outrem.

Pensamento: O pensamento é a junção das atividades mentais, raciocínio e formação de conceitos, ou seja, os conhecimentos adquiridos na da vida sócio- cultural combinados logicamente obtêm uma nova forma de conhecimento, sendo que ao poder de resolver problemas chamamos de inteligência. O desenvolvimento do pensamento humano se da através da assimilação de estímulos, o que trás a adaptação às mais variadas condições.

Sendo assim, como o pensamento flui também por estímulos interiores, abstratos ou mesmo do instinto, percebemos no laudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com