TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSTORNOS MENTAIS

Casos: TRANSTORNOS MENTAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 6

TRANSTORNOS MENTAIS

PIRIPIRI – PIAUÍ

DEZ-2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................03

2. REFERENCIAL TEÓRICO ...............................................................................04

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................08

03

1. INTRODUÇÃO

Em dias atuais onde tudo se modificou se desenvolveu, a nossa sociedade sofre situações onde jovem, crianças, adolescentes, adultos e idosos são detectadas com algum tipo de transtorno mental onde todos nós estamos propensos a sermos novas vítimas a qualquer momento; pois a doença não escolhe cor, condição e muito menos idade. Não distante de nós observamos pelas ruas pessoas se movimentando com alguma deficiência psicológica ou até mesmo em nosso lar e na maioria doas casos convivemos com familiares que apresentam algumas manifestações de transtornos psicológicos.

O referido trabalho tem como propósito detectar alguns transtornos em alguns pacientes que se encontram no Hospital Regional Chagas Rodrigues. Devido algumas dificuldades não foi possível aplicar o questionário de acordo como foi previsto em sala de aula e orientado pela professora da disciplina de Psicologia Social e sim foram observados alguns pacientes em leitos e movimentos pelos corredores do hospital.

04

2. REFERENCIAL TEÓRICO

“Transtornos Mentais e Comportamentais as condições caracterizadas por alterações mórbidas do modo de pensar e/ou do humor (emoções), e/ou por alterações mórbidas do comportamento associadas à angústia expressiva e/ou deterioração do funcionamento psíquico global.Os Transtornos Mentais e Comportamentais não constituem apenas variações dentro da escala do "normal", sendo antes, fenômenos claramente anormais ou patológicos.

Um comportamento anormal ou um curto período de anormalidade do estado afetivo não significa, em si, a presença de distúrbio mental ou de comportamento. Para serem categorizadas como transtornos, é preciso que essas anormalidades sejam persistentes ou recorrentes e que resultem em certa deterioração ou perturbação do funcionamento pessoal, em uma ou mais esferas da vida. Os Transtornos Mentais e Comportamentais se caracterizam também por sintomas e sinais específicos geralmente, seguem um curso natural mais ou menos previsível, a menos que ocorram intervenções. Nem toda deterioração humana denota distúrbio mental. ” .

È um dos conceitos da Psicologia que corresponde á desintegração em todos os aspectos da pessoa como: sentimentos, pensamentos, comportamentos, humor, emoções, atitudes, motivações, perspectiva de vida, falta de harmonia... é um conjunto que modifica o indivíduo em sua totalidade.

Alguns tipos de doenças mentais:

DEPRESSÃO: “A depressão é uma doença mental que afeta o humor durante longos períodos de tempo”. Sintomas: perturbação do apetite e do sono, fadiga e perda de energia, sentimentos de inutilidade, culpa e incapacidade, falta de concentração e preocupação como a morte, desinteresse, apatia e tristeza.

A Doença Maníaco-Depressiva ou Doença Bipolar é também uma doença mental caracterizada por oscilações do humor, havendo períodos de extrema exaltação e outros de depressão profunda. A fase maníaca manifesta-se por um comportamento hiperativo, com euforia ou irritabilidade, insónia, discurso e pensamento rápido e, por vezes, ideias de grandeza.”

05

Abuso de drogas (Dependência Química e Psicológica) alcoolismo, tabaco, maconha...

TRANSTORNAS ALIMENTARES

Anorexia Nervosa, bulimia nervosa.

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

Fobia social, estresse agudo, agora fobia, síndrome do pânico, transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)...

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE

Transtornos de Personalidade anti-social, esquizofrenia, narcisista, paranoide...

TRANSTORNOS DELIRANTES

Esquizofrenia, dissociativos, amnésia, dissociativa, síndrome de despersonalização-desrealização, transtorno da fuga, transtorno da personalidade Múltipla...

TRANSTORNOS DO SONO

Insônia, hipersônia, pesadelos, sonambulismo, terror noturno.

TRANSTORNOS EMOCIONAIS (de Humor)

Depressão, distimia, manias, transtornos Bipolar.

Transtorno Depressivo Recorrente

Transtornos sexuais, aversão sexual, compulsão sexual, masoquismo” ...

O Hospital Regional Chagas Rodrigues são as mais variadas tipos de clientela que o procura e todos vão a busca de atendimento para a sua enfermidade e o mesmo é caracterizado pelas variedades tipos de doenças e geralmente se percebe com mais nitidez os que tem a renda mais baixo devido a doença em muitos aspectos é um processo cultural por falta de prevenção iniciando pela alimentação.

Diariamente têm novidades no hospital e esse dinamismo me estimula a trabalhar pela quantidade de intervenção inusitadas, a mesma tenho como um dever realizar todos os dias as atividades, aprendendo a ouvir, conversar, acionar o serviço, encaminhar, orientar para realizar o que deseja das mais variadas formas e sempre com muita prontidão e urgência e dependendo do caso o ponto de referência de encaminhamento é Teresina .

06

Mesmo não sendo a referência de atendimento a deficientes mentais nos casos mais graves, a desde família, vizinhos e até a policiais levam ao hospital e os casos mais urgentes e logo são encaminhados para o Areolino de Abreu ( Hospital Psiquiátrico- Teresina) e os casos mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com