TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Elementos de custos no processo de localização de unidades industriais no contexto das relações Brasil e Paraguai

Por:   •  13/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.725 Palavras (23 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO

LUCIANA DE GOES CORRÊA

ELEMENTOS DE CUSTOS NO PROCESSO DE LOCALIZAÇÃO DE UNIDADES INDUSTRIAIS NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES BRASIL E PARAGUAI

Assunção

2015[pic 2]

LUCIANA DE GOES CORRÊA

ELEMENTOS DE CUSTOS NO PROCESSO DE LOCALIZAÇÃO DE UNIDADES INDUSTRIAIS NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES BRASIL E PARAGUAI

Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-graduação em Administração da Universidad IBEROAMERICANA, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestra em Administração.

Orientador: Prof. Msc. André Luis Oliveira Feitosa

Assunção

2015[pic 3]

SUMÁRIO

1.

Título

4

2.

Formulação do Problema

4

3.

Objetivos

  1. a) Objetivo Geral
  2. b) Objetivos Específicos

6

6

7

4.

Justificativas

8

5.

Hipóteses

10

6.

Marco referencial

6.1. Relação Brasil e Paraguai

6.2. Novos horizontes para empresários brasileiros

6.3. Elementos de custos

6.4. Informações de custo para a tomada de decisão

11

11

13

14

15

7.

Projeto metodológico preliminar

7.1. A natureza da pesquisa

7.2. Tipologia da pesquisa

16

16

18

8.

Recursos disponíveis

20

9.

Cronograma

20

10.

Bibliografia

22

[pic 4]

  1. TÍTULO

Eco (2002, p. 82) afirma, “um bom título já é um projeto”. O meu título foi constituído após a escolha do tema desta pesquisa, sendo resultado da determinação deste. O título desta pesquisa define-se por: elementos de custos no processo de localização de unidades industriais no contexto das relações Brasil e Paraguai.

Ele nasce do contexto da migração de empreendimentos empresariais de cunho industrial do Brasil para o Paraguai, que vem proporcionando uma expansão das empresas brasileiras e sua constituição como multinacionais de atuação regional.

  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O tema geral nasceu das informações noticiadas na imprensa brasileira relatando a corrente migratória do fluxo de capitais para investimentos industriais, oriundos do Brasil, para o Paraguai. De forma geral, estes mesmos veículos de informação colocam que o Brasil está em forte processo de desindustrialização, em especial devido a vários aspectos de competitividade que estão fazendo as empresas brasileiras sucumbirem à concorrentes externos.

Por outro lado, noticiam também que vários ramos industriais estão seguindo o caminho das terras paraguaias para superar estas dificuldades, no entanto, algumas outras indústrias o vem fazendo pelo desejo de expansão regional e/ou consolidação no mercado do país vizinho. Ambos os países apresentam, ao que tudo indica, fatores positivos e negativos para estes empreendimentos. Sejam de ordem legal, ambiental, logístico, mercadológico ou de custos de produção. Em nossa avaliação, os elementos de custos são os fatores comumente mais apresentados para justificar a esse fluxo de investimento no Paraguai, todavia, ao desenvolver um plano estratégico de negócios os empresários avaliam diversos itens e não apenas este em específico.

Os investimentos no Paraguai são relevantes para ambos os lados da fronteira, seja para a criação e geração de empregos e renda, seja para o crescimento econômico multo de ambas as nações. Nesse sentido, o desejo de expansão e de empreendedorismo dos industriais brasileiros é crescente, todavia eles não podem ser baseados em materiais e artigos jornalísticos, haja vista que estes podem mostrar-se superficiais ou mesmo com inclinações subjetivas em defesa de algum ponto de vista, o que resultaria em influências otimistas ou pessimistas, sem um embasamento mais criterioso. Com isso, pode-se gerar entendimentos parciais e idealizados com reflexos na decisão de investir ou não no Paraguai.

Assim, buscamos aqui especificamente compreender os elementos relacionados aos custos de produção industrial no Paraguai que são considerados pelos empresários brasileiros na hora de decidir sobre investimentos na implantação de unidades industriais neste país. É relevante destacar que o Paraguai, como qualquer outra nação, também apresenta elementos desvantajosos aos investimentos que consequentemente podem limitar a competitividade desses empreendimentos. Uma avaliação superficial poderia significar a manutenção das mesmas condições de baixa competitividade existentes no Brasil e isto deve ser analisado de forma criteriosa no momento da tomada de decisões.

Desta forma, ao longo do texto, explicitarei os elementos relevantes de custos na tentativa de compreender quais componentes são capazes de influenciar na tomada de decisão para implantação das unidades de produção brasileiras no Paraguai.

Martins (1992) define custo como gastos relativos aos bens e serviços utilizados na produção de outros bens e serviços, ou seja, o valor dos insumos usados na fabricação dos produtos. Para Sá (1995), custos é tudo que se emprega na fabricação de um produto, um serviço ou uma utilidade. Já  Leone (1997), afirma que custos é o valor dos fatores de produção  consumidos por uma firma para produzir ou distribuir produtos ou serviços, ou ambos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (311.3 Kb)   docx (90.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com