TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos do processo de comunicação oral nas empresas

Pesquisas Acadêmicas: Elementos do processo de comunicação oral nas empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 5

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

ATIVIDADE 1

PRISCILA DE SANTANA NUNES

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

ATIVIDADE 1

PRISCILA DE SANTANA NUNES

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

ATIVIDADE 1

SUMÀRIO

1. INTRODUÇÃO 5 2. ELEMENTOS QUE COMPÕEM A COMUNICAÇÃO 6 3. CONCEITUI O TERMO COMUNICAÇÃO 6 4. PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ORAL DENTRO DAS EMPRESAS 7 5. O PAPEL ESTRATÉGICO DA COMUNICAÇÃO 7 6. CARTA COMERCIAL E MEMORANDO 8 7. COMUNICAÇÃO INTEGRADA E MERCADOLÓGICA 8 8. CONCLUSÃO 10 9. REFERENCIAS PESQUISADA 11

Introdução

Trabalho da matéria de Comunicação Organizacional 2° semestre do curso de Administração de Empresas da Universidade Salvador – UNIFACS. Orientado pela professora Paula Correia tem como finalidade de compreender sua necessidade e importância nas Organizações para a sustentabilidade da mesma.

QUESTÃO 01. Quais são os elementos que compõem o processo de comunicação? Identifique cada um deles, a partir da teoria estudada na aula 01 da disciplina.

Podemos identificar que esses elementos são compostos por:

Emissor - quem transmite a mensagem;

Receptor – o indivíduo para qual está destinada a mensagem;

Canal – meio pelo qual a mensagem é enviada;

Código ou linguagem – o conjunto signos e regras de combinações usadas na transmissão da mensagem.

Contexto - a situação em que a mensagem se refere.

QUESTÃO 02.Fazendo uma leitura crítica da teoria estudada na aula 04, conceitue o termo Comunicação Organizacional. Para isso, utilize referenciais diferentes, mas complementares aos autores trabalhados na aula e proponha um diálogo entre os autores pesquisados.

A Comunicação Organizacional é aquela utilizada em uma empresa seja ela publica ou privada. A comunicação é de suma importância para a sobrevivência da organização, mas segundo (Tavares. 2009) as mesmas não investem na comunicação pois a veem apenas como custo e não investimento. Com as mudanças no meio organizacional de acordo com (Argenti. 2006) os funcionários de hoje mudaram muito em relação a valores e necessidades. As expectativas em relação à realização profissional cresceram muito, com eles querem entender e participar da empresa que trabalham.

È importante frisar que quando não há comunicação tidos perdem de acordo com (Matos.2009) a empresa que não favorece a cultura da informação e da participação acaba perdendo confiança, produtividade, qualidade, credibilidade, e consequentemente, clientes,negócios e mercado, o que significa baixa competitividade.

Assim podemos entender o quanto é importante que a comunicação dentro das empresas aconteça, para benefícios de todos.

QUESTÃO 03. Relacionando os conteúdos estudados das aulas 01 a 05 da disciplina, explique como poderia se ocorrer o processo de comunicação oral entre uma organização e seus colaboradores quando sua equipe de gestores desejasse divulgar para o seu chão de fábrica a missão, visão e os valores da organização. Lembre-se de todos os elementos que compõem o processo de comunicação.

De acordo com conteúdos estados, podemos então afirmar que a comunicação é o fator indica a sustentabilidade da organização, pois sem ela não há condições de se manter no mercado competitivo.

Podemos destacar a importância da comunicação verbal, pois não é só a voz mais sim todo um conjunto de expressões, entonação, colocação e etc. Se o emissor passa insegurança ao falar, não busca a atenção receptor, ocasionalmente sua mensagem não será entendida, terá como consequência uma má visibilidade dentro da empresa.

Dentro das empresas a Comunicação Organizacional se desenvolve em três pontos: Missão, Visão e Valores, sendo imprescindível a interação de todos, dos colaboradores até seus lideres. Todos devem saber o que a empresa faz e fornece a sociedade (Missão), o que ela almeja par o futuro (Visão) e quis as atitudes e comportamentos que funcionam como suporte para que a Missão seja comprida.

A conservação ou melhoria da imagem da organização depende muito da comunicação. Para isso é necessário que haja um planejamento para que decisões sejam tomadas e qualquer eventualidade Seja corrigida.

QUESTÃO 04. Considerando os seus estudos de Comunicação Interna e a leitura dos textos complementares sobre Endomarketing, na aula 06 da disciplina, fale sobre o papel estratégico da comunicação entre a organização e seus colaboradores.

Hoje a comunicação é uma estratégia primordial, seja em uma pequena ou grande empresa, independente do ramo de atuação, abrange todos os públicos, interno, imprensa, e etc.

Dentro das organizações é necessário um planejamento para utilizar a comunicação interna, pois a partir disso que resultará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com