TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODO GERENCIAL DE CONTROLE DE CUSTO BASEADO NAS UNIDADES DE ESFORÇO DE PRODUÇÃO

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.033 Palavras (21 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MÉTODO GERENCIAL DE CONTROLE DE CUSTO BASEADO NAS UEP

(UNIDADE DE ESFORÇO DE PRODUÇÃO)

EDUARDO JOSÉ CARDOSO

ELAINE CAROLINI SILVA

MARINA GABRIELA CORREIA ROSA

MIRIAN CAMPAGNARO

PROFESSOR PAULO S. SCHOMOECKEL

Contabilidade e Análise de Custos II

Joinville – SC

2015

RESUMO

O Método de gerenciamento de custos abordado nesse trabalho é baseado na unidade de esforço de produção, conhecido como método UEP. A unidade de esforço de produção é o trabalho de transformação na empresa, que proporciona um melhor controle e atinge o nível máximo de produção.

Toda empresa deve conhecer e analisar os seus custos, porém quando uma empresa possuiu uma grande concorrência, a contabilidade e análise de custos devem ser ainda mais utilizadas para que assim tenha uma posição vantajosa diante dos concorrentes.

George Perrin criou o método GP. Após sua morte, Allora, um seguidor dele, modificou e aprimorou o método inicial, mas agora denominado como método das UEPs. No Brasil, sua aplicação foi divulgada quase 30 anos depois de sua chegada.

No decorrer deste trabalho, apresentamos desde os principais conceitos, as etapas para a implantação e operacionalização, as vantagens e desvantagens do método, até a forma de calcular.

PALAVRAS CHAVE: Método UEP, Concorrência, Produção, Controle, Custos.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

1 UNIDADE DE ESFORÇO DE PRODUÇÃO..............................................................5

  1. Contabilidade e análise de custos..........................................................................5
  2. Histórico UEP..........................................................................................................6
  3. Unificação da unidade de produção........................................................................7
  4. Método UEP – Unidade de esforço de produção....................................................7
  5. Etapas para implantação e operacionalização do método UEP...........................10
  6. Divisão da fábrica em postos operativo................................................................12
  7. Identificação dos componentes do método UEP..................................................12
  8. Vantagens Utilização do Método UEP..................................................................13
  9. Desvantagens Utilização do Método UEP............................................................15
  1. CÁLCULO UEP.....................................................................................................15

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................20

REFERÊNCIAS..........................................................................................................21

INTRODUÇÃO

Atualmente a concorrência dos mercados levam as empresas a utilizarem instrumentos que lhes proporcionem informações que sejam mais úteis nas tomadas de decisões. O fator custo é preponderante para o sucesso ou fracasso de uma empresa, ou mesmo de um produto. Para a elaboração e fabricação de um novo produto não se pode deixar de pensar no aprimoramento dos processos produtivos, que formam o ciclo operacional que move a empresa. Assim, o conhecimento e gestão dos custos incorridos por esses processos passam a ser de extrema importância para as empresas se manterem competitivas no mercado.

Os sistemas de custos podem ser de grande importância para se obter um melhor controle nos custos, que se expressão no conhecimento da realidade. Porém nenhum sistema de custos é suficiente para determinar um total controle dos custos. Isso porque as informações geradas pelos sistemas de custos são passadas, e o que fazer a partir dessas informações dependerá da avaliação feita pelos seus analistas e gestores, mensurando o que é relevante para empresa, e assim criar alguma vantagem competitiva com estratégias baseadas nas informações destes custos.

              Este método tem o intuito de evitar ou diminuir a arbitrariedade dos rateios, que por muitas vezes não apresenta uma relação entre os direcionadores utilizados ao elemento que se quer distribuir. Assim, os rateios feitos aos produtos, agora podem ser substituídos por levantamentos verificados junto aos departamentos ou centros de produção, com a finalidade de atribuir custos mais corretos aos produtos, aprimorando a tomada de decisão.

O estudo pela necessidade de ampliar a discussão sobre diferentes métodos de custeio, utilizando-se como base os dois métodos escolhidos que partem de um mesmo preceito de absorver somente os custos de produção. Sendo assim, o estudo é relevante para expandir a reflexão sobre os aspectos decorrentes da utilização de tais métodos no comportamento dos custos de produção agregados ao produto.


  1. UNIDADE DE ESFORÇO DE PRODUÇÃO

Para WERNKE (2001), a concepção básica de método UEP é de unificação da produção industrial por meio de uma única unidade de medida.

Ao pé da letra, esforço de produção “é o trabalho de transformação na empresa. Os esforços de produção são gerados por trabalho de mão de obra direta, desgaste do equipamento (depreciação), consumo de energia, trabalho de mão de obra indireta, etc.”. (FRAGA)

 O método de custeio do sistema UEP proporciona um melhor controle de produção e uma melhor eficácia no processo produtivo, fazendo com que as empresas cheguem ao nível máximo de produção.

  1. Contabilidade e análise de custos

Quando uma empresa estiver submetida há uma intensa concorrência, mais ela deve encontrar um sistema que permita conhecer melhor seus custos para que assim tenha uma posição vantajosa diante dos concorrentes.

A contabilidade de custo é uma subdivisão da contabilidade geral de uma empresa. É a parte que se dedica ao estudo racional dos gastos realizados para que assim, consiga um bem de vendas ou de consumo, independente se for de um produto, uma mercadoria ou um serviço.

O objetivo da contabilidade de custos é o registro contábil das operações de produção da empresa, através das contas de custeio. Ela aplica os mesmos princípios da contabilidade geral e pode fornecer a administração, através de relatórios, análises e interpretações dos gastos em relação ás operações da empresa. Com isso, o administrador visa melhor os resultados e consiga tomar as providências necessárias, auxiliando na solução de vários problemas como preços de produtos e vendas e tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (199.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com