TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Exercícios Sobre Payback

Por:   •  16/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

Lista de Exercícios sobre Payback

  1. Calcule o Payback Simples (PBs) do projeto apresentado a seguir. Considere fluxos de caixa distribuídos no ano. Investimento: $400 mil. Fluxos de caixa anuais iniciando em $80 mil, com acréscimos de $30 mil por ano. Vida útil de seis anos.
  1. Analise os fluxos de caixa apresentados a seguir. Assumindo uma TMA igual a 20% a.a., calcule o Payback Simples (PBs) e o Payback Descontado (PBd).

VP: C/(1+TMA)n[pic 1]

  1. Sabendo que custo médio dos financiamentos do projeto do Exercício 1 é de 4% a.a., calcule o PBd.

  1. A Cia. Maré Mansa S.A. pensa em investir $80 mil em um projeto. Espera receber um fluxo de caixa anual igual a $30 mil no ano 1, com acréscimos anuais de $5 mil durante os seis anos de vida da operação. Supondo uma TMA de 14% a.a., calcule o PBs e o PBd.
  1. Calcule o PBd do projeto de investimento apresentado a seguir. A TMA do projeto é igual a 8% a.a.

[pic 2]

  1. O grupo hoteleiro Praias do Norte pensa na possibilidade de construção de uma nova pousada em Pipa, no Rio Grande do Norte. Três alternativas estão sendo analisadas, denominadas Mares da Terra, Enseada da Lua e Morada do Sol. Os fluxos de caixa previstos estão apresentados na tabela seguinte.

[pic 3]

Sabendo que a TMA da operação é igual a 22% a.a., pede-se: (a) calcular o PBs e o PBd dos três projetos; (b) se o projeto com menor Payback fosse o escolhido, qual seria o projeto?

  1. O grupo de comunicação Bom Som vinha enfrentado um sério problema com suas contas mensais de energia elétrica, que aumentaram substancialmente nos últimos anos. Recentemente, a área operacional da empresa passou a estudar a possibilidade de investir em um gerador a diesel, que reduziria o consumo de energia. O investimento no gerador é projetado como sendo igual a $200 mil, com vida útil de cinco anos e valor e valor residual líquido de impostos de $40 mil. O consumo anual projetado de diesel é igual a $60 mil. A economia com energia é igual a $120 mil por ano. Manutenções anuais dos equipamentos consumirão $5 mil. Supondo uma alíquota de IR nula e uma TMA igual a 16% a.a., calcule o PBs e o PBd da operação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com