TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fatores Motivacionais Que Influenciam No Engajamento De Colaboradores: Um Estudo Nos Diretórios Acadêmicos De Administração De Duas Instituições Superiores De Ensino

Por:   •  3/9/2023  •  Artigo  •  7.225 Palavras (29 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 29

FATORES MOTIVACIONAIS QUE INFLUENCIAM NO ENGAJAMENTO DE COLABORADORES: UM ESTUDO NOS DIRETÓRIOS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO DE DUAS INSTITUIÇÕES SUPERIORES DE ENSINO[1]

Danieli de Souza Prestes[2] 

Alexandre Galina Bolzan[3] 

RESUMO

A sustentabilidade do negócio está diretamente ligada ao desafio de engajar pessoas dentro da organização. Manter um bom nível de engajamento entre os colaboradores tanto em períodos de crise quanto em um mercado aquecido torna-se uma vantagem competitiva para a corporação. O vínculo existente entre pessoas e empresa resultou em diversas transformações na estrutura das organizações. Cultivar relacionamentos positivos, inspirar e estabelecer uma relação mútua de confiança cria uma situação “ganha-ganha”, aonde os objetivos organizacionais estão ligados aos pessoais o que se traduz em bons resultados. Perante a isso, percebe-se a necessidade de se analisar quais os fatores motivacionais que influenciam para um maior engajamento do colaborador nos diretórios acadêmicos de Administração da UNIFRA e da FAPAS. A presente pesquisa caracteriza-se como quantitativa, tem caráter descritiva e no que se refere aos procedimentos técnicos possui perfil de multicasos. Com intuito de melhor compreender as semelhanças e divergências dos diretórios acadêmicos estudados, os dados foram coletados através de questionário fechado com os membros dos diretórios. Dentre os principais resultados constata-se que os fatores motivacionais influenciam no nível de engajamento, no entanto, quando se trata de diretórios acadêmicos, destaca-se questões de perfis pessoais como a principal influência no grau de engajamento.

PALAVRAS-CHAVE: Engajamento; gestão de pessoas; fatores motivacionais.

1 INTRODUÇÃO

Diante dos obstáculos e transformações que surgem a cada dia dentro das organizações, torna-se fundamental que a gestão de pessoas trabalhe o capital humano, pois o sucesso do negócio ligasse diretamente ao engajamento do funcionário e, consequentemente, um cliente satisfeito é resultado de um funcionário satisfeito.

O engajamento se relaciona com o envolvimento do colaborador em uma causa, fazendo com que o profissional procure alcançar um objetivo em comum com a organização. Para Dutra  (2004), buscar inovação de talentos e investir na sua formação profissional e engajamento, objetivando o crescimento e desenvolvimento da empresa e do colaborador em si, é de extrema importância para a organização já que pessoas engajadas trazem benefícios para si mesmo, para o grupo em que trabalha e para organização.

Uma pesquisa realizada em empresas de 142 países, no período de 2011 a 2012, apontou que somente 13% dos trabalhadores estão envolvidos no trabalho, 63% são "não engajados", ou seja, não motivados e são menos propensos a investir esforço discricionário em metas ou resultados organizacionais. Os 24% restantes estão "ativamente desengatados", indicando que eles são infelizes e improdutivo no trabalho e susceptíveis de propagar a negatividade aos colegas de trabalho (GALLUP, 2013).

Bergamini (1997) ressalta que a falta de conhecimento técnico dos gestores não é a causa do fracasso das empresas, mas sim a forma como lidam com seus colaboradores, uma vez que a produtividade está ligada diretamente ao nível de engajamento dos profissionais. As organizações que conseguem desenvolver e reter times eficazes, conseguirão enfrentar as constantes mudanças que surgem a cada dia no ambiente dos negócios.

Deste modo a estratégia organizacional deve focalizar em desenvolver profissionais capacitados e que vistam a camisa da empresa. Valorizar o colaborador e mostrar sua importância para a organização além de reconhecer e recompensá-los por um trabalho bem-sucedido torna o colaborador envolvido com os objetivos e metas da organização, e esse entusiasmo gera maiores níveis de engajamento nos colaboradores (FERNANDES, 2001).

Nesse intuito, Bispo (2013) corrobora ao afirmar que formar uma equipe engajada é primordial para a organização, visto que, os benefícios que um colaborador engajado traz para a organização são incontáveis. Dessa maneira a busca pelo engajamento passa ser o desafio de muitas empresas que almejam alcançar resultados positivos, constantes e concretos. Ter disposição para pensar mais, ajudar além do que se espera e surpreender a todo o momento são características dos colaboradores engajados e que fazem toda a diferença dentro da organização.

Assim, a identificação de fatores motivacionais influentes para o engajamento dos colaboradores é crucial para a criação de ações positivas nos processos de trabalho, bem como reconhecer como se amplia o engajamento, ajuda a lidar com as situações adversas que podem ocorrer na organização (SCHAUFELI; DIJKSTRA; VAZQUEZ, 2013).

No âmbito empresarial, o engajamento do colaborador sofre diversas influencias ligadas a motivação, percebeu-se então, a necessidade de se pesquisar: na visão dos colaboradores de diretórios acadêmicos de Administração do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e da Faculdade Palotina (FAPAS), quais os fatores motivacionais que influenciam para um maior engajamento do colaborador? Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo identificar quais foram os fatores motivacionais que influenciam para um maior engajamento do colaborador em diretórios acadêmicos de Administração da UNIFRA e da FAPAS.

Como forma de complementação, a atual pesquisa trouxe como objetivos específicos: analisar o perfil dos colaboradores dos diretórios acadêmicos; identificar aspectos semelhantes e divergentes na opinião dos colaboradores de diretórios acadêmicos de administração; observar dentre os fatores motivacionais que influenciam o engajamento o mais preponderante; e, apresentar o contexto e a importância do engajamento.

De acordo com Martins e Cardoso (2006), os Diretórios Acadêmicos são formados por um grupo de alunos de determinado curso dentro da instituição de ensino objetivando representar o interesse dos alunos daquele curso. Além disso, promove, viagens, eventos, palestras, melhorias, etc. Referente aos questionários, os mesmos foram aplicados em diretórios acadêmicos, visto que os membros não possuem nenhum retorno financeiro ao realizar as tarefas e por isso se torna tão importante a promoção do engajamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.4 Kb)   pdf (306.4 Kb)   docx (311 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com