TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Motivacionais

Casos: Fatores Motivacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  4.849 Palavras (20 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 20

FATORES MOTIVACIONAIS PARA OS PROFISSIONAIS DA ÁREA ADMINISTRATIVA DE UMA EMPRESA DE CALÇADOS EM TRÊS COROAS - RS

RESUMO

A motivação é um processo no qual o indivíduo gera um sentimento de auto-estima e auto-realização através do alcance de seus objetivos, o que lhe traz satisfação. Nos dias atuais, cada vez mais se percebe que manter os colaboradores motivados tornou-se um fator estratégico para as empresas. Isso porque funcionários que se sentem felizes em relação ao seu trabalho ajudam a empresa a obter resultados melhores. A pesquisa teve como objetivo analisar os fatores motivacionais que influenciam os profissionais da área administrativa de uma empresa de calçados de Três Coroas, RS. Um questionário com seis perguntas foi aplicado em vinte e sete colaboradores, no período de 02 de outubro de 2013 a 05 de outubro de 2013. O estudo de caso foi exploratório e quantitativo e procurou dar resposta a seguinte pergunta: Por que a remuneração ainda é entendida como um dos principais fatores motivacionais em algumas empresas? Como referencial teórico utilizou-se Chiavenato (2005), Morais (2007) e Robbins (2005). Foi constatado que são inúmeras as teorias em torno do tema motivação. Além disso, concluiu-se que o prazer no trabalho, seguido da remuneração adequada são os fatores mais importantes que motivam os colaboradores, e que há carência no que diz respeito ao sentimento de motivação dos colaboradores em relação ao trabalho realizado, e nas ações motivacionais promovidas pela empresa.

Palavras-chave: Empresa. Motivação. Remuneração.

ABSTRACT

Motivation is a process in which the person generates a feeling of auto esteem and auto fulfillment through achieve of her/his objectives, that causes satisfaction. Nowadays, more and more we realize keeping employees motivated became a strategic factor to the companies. It happens because employees who fell happy in relation to their job help the company to obtain better results. The research had the objective to analyze the motivation factors that influence professionals who work in the administrative area of a shoes company from Três Coroas, RS. A questionnaire with six questions was applied in twenty-seven employees, from October 02, 2013 to October 05, 2013. The case study was exploratory and quantitative and searched answer the question: Why remuneration is still adept as one of the principal motivation factors in some companies? As theoretical framework it was used Chiavenato (2005), Morais (2007) and Robbins (2005). It was established there are countless theories around motivation subject. Besides, it was established that pleasure at work and right remuneration are the most important factors which motivate the employees and there is a lack of a motivation felling in relation to the activities that are made and in motivation deeds made for the company.

Keywords: Company. Motivation. Remuneration.

1 INTRODUÇÃO

A motivação tem sido um dos temas mais estudados, e um dos maiores desafios dos gestores e líderes, visando melhores resultados para as organizações através da maximização do desempenho humano. Inúmeros são os conceitos e teorias em torno deste tema.

Maximiano (2010), define a motivação uma palavra com diferentes significados, pois pode-se falar em motivação para estudar, ganhar dinheiro, viajar e até mesmo para não fazer nada. Indica também as causas ou motivos que produzem determinado comportamento, seja ele qual for. A motivação é a energia ou força que movimenta o comportamento e que tem três propriedades: direção, intensidade e permanência. Dessa forma, a motivação pode surgir como uma força que predispõe a pessoa a agir de certa maneira, tendo em vista conseguir determinado objetivo.

De acordo com Robbins (2005), a motivação é um processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de determinada meta. Ou seja, a pessoa motivada realizará determinada tarefa até que seus objetivos sejam atingidos. Portanto, os gestores e lideres de uma organização precisam estar cientes de como motivar seus colaboradores, bem como precisam enxergar nas pessoas suas necessidades.

São muitas as teorias motivacionais que tem sido abordadas por diferentes pesquisadores. A teoria das necessidades de Maslow, a teoria dos dois fatores de Herzberg, a teoria das expectativas de Vroom, a teoria do reforço e a teoria da equidade estão dentre as mais influentes.

Este projeto de pesquisa propiciou conhecer as principais carências motivacionais dos profissionais do setor calçadista de uma empresa da cidade de Três Coroas. Os colaboradores do setor tiveram seu perfil caracterizado a partir de variáveis como: gênero, faixa etária e escolaridade. Além de identificar quais os fatores motivacionais requeridos pelos profissionais do setor, foi possível identificar se o colaborador sente-se motivado em relação ao trabalho que desenvolve e se a organização aplica ações que o motive.

É importante destacar que a descoberta sobre as ações de motivação é um passo em busca da implementação de políticas de recursos humanos efetivamente motivadoras, e que pode mudar o entorno deste importante segmento econômico na região.

O presente artigo tratará dos seguintes tópicos para facilitar o entendimento do embasamento teórico sobre a temática - as principais teorias sobre motivação humana; o dinheiro e a motivação; os resultados e as considerações finais. Por fim, o problema de pesquisa proposto é: Por que a remuneração ainda é entendida como um dos principais fatores motivacionais em algumas empresas?

2 AS PRINCIPAIS TEORIAS SOBRE MOTIVAÇÃO HUMANA

Segundo Chiavenato (2005), a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow é representada por uma forma piramidal de fatores que influenciam o comportamento humano. No topo da pirâmide estão as necessidades mais sofisticadas (de auto-realização, estima e sociais) e na base, as necessidades primárias (fisiológicas e de segurança), conforme apresentado na figura 1.

Figura 1 - A Hierarquia das necessidades humanas, segundo Maslow.

Fonte: CHIAVENATO (2009)

Kwasnicka (1990), diz que a teoria motivacional perfeita de acordo com Maslow, seria aquela na qual os indivíduos se mantivessem motivados o tempo todo. Entretanto, a natureza desta motivação pode ser diferente para cada pessoa ou grupo, de acordo com as situações. Em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com