TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Economia

Por:   •  23/5/2017  •  Resenha  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  964 Visualizações

Página 1 de 4

VASCONCELLOS, Marco A. de; GARCIA. Fundamentos da economia. São Paulo: Saraiva, 2005. Introdução à Microeconomia (p.: 31 – 36)

1 – Conceito

        A Microeconomia avalia o desenvolvimento dos preços, levando em consideração a integração entre o consumidor e a empresa e decidem o preço e a quantidade de um bem ou serviço. (p. 31)

        A Microeconomia leva em consideração a oferta e demanda no momento de formação do preço. (p. 31)

        Teoria Microeconômica não pode ser confundida com economia de empresas, elas apresentam diferentes focos. Sendo a Microeconomia voltada ao estudo do funcionamento da oferta e procura na constituição dos preços. Tem-se o predomínio da visão do mercado. (p. 31)

        Economia de empresa volta-se ao estudo de uma empresa em especial, tomando uma visão contábil financeira quando é tratado da formação de preços, levando em consideração os custos de produção. (p. 31)

        Os agentes da demanda ou consumidores são os que possuem o desejo de obter bens ou serviços. (p. 31)

        Ao conceito de empresa são atribuídos dois panoramas: o econômico e o jurídico. Referente ao econômico é a combinação entre os fatores de produção desejando ter uma grande produção apresentando o menor custo. (p. 32)

        

2 – Pressupostos básicos da análise microeconômica

        2.1 – A hipótese coeteris paribus 

        Para fazer a analise de um mercado específico, a Microeconomia faz uso da hipótese: “tudo o mais permanece constante”. Sendo esse mercado o foco da pesquisa, estudando o papel da oferta e demanda exercida. (p. 32)

        2.2 – Papel dos preços relativos

        “O preço de um bem em relação ao demais” (p. 33)

        

VASCONCELLOS, Marco A. de; GARCIA. Fundamentos da economia. São Paulo: Saraiva, 2005. Introdução à Microeconomia (p.: 31 – 36)

2.3 – Objetivos da empresa

        Pela análise convencional presume o princípio da racionalidade, buscando o lucro máximo, otimizando o uso dos recursos. Destacando a receita, custo e produtividade marginal, sendo assim chamada de marginalista. (p. 33)

3 – Aplicações da análise microeconômica

        Também chamada de teoria dos preços, tenta esclarecer como os preços dos bens, serviços (p. 33) e fatores de produção são determinados. (p. 34)

        Pode está parecendo, mas a teoria microeconômica não funciona como um manual de técnicas, no entanto não deixa de ser uma ferramenta útil. (p.34)

        Nas empresas, a análise microeconômica pode auxiliar em várias decisões, dentre elas: “política de preços da empresa, previsões de custos de produção, previsões de demanda e fatura”. (p. 34)

        Tratando-se da política econômica, a teoria microeconômica ajuda na análise e escolhas de várias situações como: “avaliação de projetos de investimentos públicos, efeitos de impostos sobre específicos, política salarial.”         (p. 34)

4 – Divisão do estudo microeconômico

        

        4.1 – Análise da demanda

        “A teoria de demanda de uma mercadoria ou serviço divide-se em teoria do consumido e teoria da demanda do mercado.” (p. 35)

        4.2 – Análise da oferta

        “A teoria da oferta de um bem ou serviço subdivide-se em oferta da firma individual e oferta de mercado.” Na análise da oferta da firma aborda-se a teoria da produção, estudando quantidades físicas de um produto, os fatores de produção e as suas relações, e também a teoria dos custos de produção, incorporando quantidades físicas e os preços dos insumos. (p. 35)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com