TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Economia

Por:   •  1/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Fundamentos da Economia

Job Task 2

Estamos estudando sobre a forma de medirmos a Economia e, principalmente, o valor gerado por ela em determinado período de tempo, o que chamamos de PIB.

Você pode estudar mais um pouco em: https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php

Assim, agora que você está estudando o assunto consegue enxergar de forma mais clara como sua atuação profissional no dia a dia é capaz de afetar a economia como um todo.

A Job Task 2 busca trazer essa reflexão.

Em um novo documento, pense na atuação dos negócios da empresa que você trabalha e identifique a forma pela qual ela é capaz de afetar cada um dos componentes do PIB (Consumo, Investimento, Gastos do Governo e Exportações Líquidas).

Lembre-se de considerar a sua empresa na perspectiva do fluxo circular de renda, ou seja, considere a organização como um agente econômico que tanto demanda quanto oferta bens e/ou serviços para a economia.

Resposta

Para iniciar essa análise é necessário primeiramente entendermos o que significa exatemente PIB, em linhas gerais, PIB é uma sigla utilizada para Produto Interno Bruto, ele representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em área geográfica em um espaço de tempo determinado, ele também um dos principais indicadores utilizado para quantificar a atividade econômica de uma região.

Dito isso, e trazendo para o que é solicitado nessa atividade, irei abordar o contexto da empresa em que atuo há um pouco mais de 8 anos, trata-se de uma cooperativa médica e que, além de realizar repasse de honorários médicos, ela também detém a gestão de um ambulatório médico,  onde são realizadas consultas eletivas por planos de saude e particulares, são 16 consultórios, com um corpo médico composto por mais de 110 profissionais, distribuidos em 30 especialidades diferentes.

Nos últimos 4 anos (2018 – 2021) a cooperativa em que trabalho apresentou um crescimento no seu faturamento de mais de 30% (trinta por cento) em comparação aos anos anteriores, esse crescimento deve-se a alguns fatores, dentre eles destaca-se o avanço da idade da população, isso eleva as despesas com consultas, exames e procedimentos, as novas tecnologias que estão sendo ulitizadas e trazem mais agilidade e inovação na realização de cirurgias e na recuperação do paciente, e devo destacar, principalmente, os cuidados pós-covid-19, que na sua maioria, são a longo prazo.

Uma matéria publicada no dite da CNN Brasil em fevereiro de 2022 mostra que o gasto per capta com saude aumentou 29,3% entre os anos de 2015 e 2019, ela também destaca que a maior parte das despesas brasileiras com saúde está concentrada na atenção curativa, que é nossa principal área de atuação.

O principal gasto das famílias brasileiras com saude são com os serviços privados, principalmente com pagamento de plano de saude e consultas médicas particulares, chegando a concentar 67,5% dos gastos dessas famílias. No ano de 2019 essas despesas representaram 9,6 do PIB brasileiro, conforme dados publicados em matéria na Agência IBGE notícias, em 14/04/2022.

Podemos concluir que o consumo final de bens e serviços do setor de saude vem crescendo ano após ano, ele é o que sofre menos impacto em períodos de crise, isso se deve ao fato de que são serviços essenciais e que não são despesas cortadas de imediato.

Referências Bibiográficas

  • https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-04/ibge-despesas-com-saude-chegaram-r-7114-bilhoes-em 2019#:~:text=As%20despesas%20de%20consumo%20do,privada%20(3%2C8%25), acessado em 08/06/2022.

  • https://censoagro2017.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/33484-despesas-com-saude-em-2019-representam-9-6-do-pib, acessado em 08/06/2022.
  • https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2022/04/14/ibge-gasto-dos-brasileiros-com-sade-privada-mais-que-o-dobro-da-mdia-da-ocde.ghtml, acessado em 08/06/2022.
  • , acessado em 08/06/2022.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (307.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com