TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Modelos e Sistemas de Inovação.

Por:   •  11/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

Graziela da Silva Fernandes

Teoria da inovação 6N

Modelos e sistemas de inovação.

  1. Identificar os fatores que geram competitividade internacional, assim como analise as principais necessidades para as empresas exportadoras.

O fator mais importante que gera a competitividade internacional é a inovação tecnológica. Ao disputar o mercado, as empresas inovadoras possuem uma diferenciação no produto, no marketing e até no processo produtivo.  As empresas investem na inovação para desejar com o êxito o principal objetivo: redução de custos, qualidade e melhores condições de produto. O aquecimento da atividade produtiva consequentemente gera competitividade, o que torna uma necessidade de melhor atender ao cliente para ganhar mercados, ou seja, agilidade e flexibilidade no atendimento.

A logística é uma das principais necessidades para as empresas exportadoras, pois da suporte a todo tipo de atividade ou negócio, seja ele no campo estatal ou na produção.

  1. Identificar os setores e atividades econômicas.

Commodities: Mercadorias que são produzidos em larga escalas e que são comercializadas em larga escala em nível mundial. São negociadas em bolsas mercadorias, portanto seus preços são definidos em nível global pelo mercado internacional. As commodities também se caracterizam por não ter passado por processo industrial, ou seja, são geralmente matérias primas. Possui forte dependência, aumento de escala, otimização do processo e redução dos impactos ambientais.

Setores tradicionais:  heterogêneas (segmentação de mercado), baixa intensidade em P&D (terceirizado) e fatores de competitividade (marca e preço). Inovações em design e adaptação ás necessidades e ao poder de compra e exigências, processo discreto, as inovações podem ser incorporadas em um setor sem interferência.

Produtores de bens duráveis: São produtos que são utilizados durante algum tempo pelo consumidor. O mercado é de grande porte, pioneirismo na inovação. O marcado é saturado e a inovação em produtos é entendido como condição de sobrevivência.

O produto possui várias características inovadoras: design, digitalização de funções e controles, miniaturização, redução de peso e consumo de energia e de preferencia ambientalmente correto.

Setores de atividades: Tem como objetivo suprir os demais setores da economia com tecnologia (máquinas, equipamentos, componentes e insumos estratégicos). Possui altos investimentos em P&D, alto relacionamento com clientes e fornecedores, produtos customizados e possivelmente modularizados e estimular o investimento produtivo.

Possui também o objetivos de incorporar os serviços, ou seja, fornecem treinamentos, informações, consultorias, suporte e manutenção.

Serviços: os serviços são: intangíveis, não podem ser estocados, dependem de uma interação com o cliente. As inovações em serviços visam obter maior flexibilidade de forma que atendem as necessidades individuais do clientes, facilitar a interação do usuário com o fornecedor, aumentar a confiabilidade do serviço e torná-lo mais disponível, aumentar a velocidade de produção e entrega do serviço, aproximando-se do tempo real, cumprir as normas, padrões e atendimento a normas de segurança e principalmente por aumentar a produtividade na prestação do serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com