TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Principais traços culturais do Império Bizantino

Por:   •  2/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  6.505 Palavras (27 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 27

1. Quais os principais traços culturais do Império Bizantino e quais as relações com os conflitos religiosos ali ocorridos?

Uma das principais características da sociedade Bizantina foi à fusão de valores greco-romanos e orientais. Outro traço marcante no Império foi à influência do cristianismo, já que em Constantinopla17 realizaram-se os primeiros concílios responsáveis pela definição dos dogmas da Igreja Católica. Por muito tempo, Constantinopla foi um centro próspero e florescente com intensas relações. O Império Bizantino desenvolveu questões religiosas peculiares. Entre diferentes formas de se pensar as questões religiosas, surgem algumas divergências, como o grupo que defendia a fabricação de imagens sacras e o grupo de pessoas que eram contrarias a essa prática. Estes conflitos se estenderam no decorrer dos séculos VIII e IX. Essa disputa acirrou as rivalidades entre o patriarcado de Bizâncio e o papa de Roma que defendia a produção das imagens. Este fato levou ao chamado Cisma do Oriente, em 1054, que foi responsável pela divisão da Igreja Católica em: Igreja Apostólica Romana e Igreja Católica Ortodoxa Grega19. As disputas religiosas e as constantes ameaças de invasões aumentavam a crise nas cidades e no comércio, enfraquecendo o Império. Em 1453, Constantinopla foi tomada pelos turcos otomanos e o Império Bizantino entrou em colapso. Esse fato foi o marco que assinala o fim da Idade Média.

2. Qual era o papel desempenhado pela Igreja durante a Idade Média e em que medida essa instituição influenciava o modo de vida da população?

A igreja era a guardiã da ordem e da cultura naquela época

3. O que é o Alcorão e o que ele representa para os Árabes?

O alcorão e onde esta os ensinamentos de Maomé, ele e o principal livro sagrados dos árabes.

4. Faça uma síntese do processo de expansão árabe no período medieval.

A dedicação com que os árabes se entregaram à tarefa de expandir o Islã, cumprindo o preceito da guerra santa, conquistou muitas vitórias, como o domínio das regiões conhecidas atualmente: Síria (636), Iraque (637), Egito (642), e Irã (651). Depois, a conquista chegava até a Índia. Em 660, a capital do Império passou a ser Damasco e, no século seguinte, Bagdá, às margens do rio Tigre. O avanço árabe foi detido em 732 pelos francos, comandados por Carlos Martel, na batalha de Poitiers. Apesar da derrota, os árabes assegurariam o controle do Mediterrâneo durante boa parte da Idade Média. Porém, nos séculos seguintes, o Império islâmico sofrera numerosas divisões, embora a língua e a religião tenham sido fatores que preservaram a identidade cultural entre os povos árabes.

5. Conceitue feudalismo, destacando suas principais características.

O sistema feudal foi uma forma de organização econômica, social, política e cultural, cujas origens estavam no século V, se firmando entre o século IX e o XII na Europa. Partindo do princípio da obrigação servil, as principais características do sistema feudal eram:

 Produção auto-suficiente – destinada ao consumo e não à troca;

 Sociedade estamental – a posição do indivíduo se define pelo nascimento, pelo prestígio;

 Poder político local – monopolizado pelo senhor feudal e descentralizado em relação ao rei.

De acordo com Jacques Lê Goff21 e George Duby22, especialistas em Idade Média, a sociedade medieval era dividida em três ordens:

 A primeira compreendia os integrantes do clero, que cuidavam da fé cristã;

 A segunda reunia os senhores feudais, responsáveis pela guerra e segurança;

 A terceira era constituída pelos servos, que trabalhavam para o sustento da população.

Na sociedade feudal, a honra e a palavra tinham importância fundamental. Desse modo, os senhores feudais ligavam-se entre si por meio de um complexo sistema de obrigações e tradições.

6. Em que medida as consequências das Cruzadas contribuíram para a decadência do sistema feudal?

Politicamente as cruzadas selaram a ruína do sistema feudal. Antes de partir, os senhores penhoravam suas terras aos camponeses, facilitando a libertação desses. Além disso, muitas pessoas iam para essas expedições e conquistavam melhores condições de sobrevivência em outros lugares, não voltando mais para a Europa. As cruzadas mudaram as aspirações sociais de boa parte da população. Antes delas, o ideal de vida era tornar-se santo ou herói. O contato com o luxo do Oriente despertou o desejo de enriquecimento.

7. Argumente sobre a crise do feudalismo.

No final do século X, a população da Europa passou por um processo de crescimento demográfico. Para solucionar o problema de falta de terras e de alimentos, teve início a um avanço da agricultura sobre as terras em que havia florestas e pântanos, este aproveitamento do solo foi denominado de arroteamento, estendendo-se até o século XIII. O avanço das técnicas agrícolas Incluía a melhor utilização da força das águas correntes e dos animais e a substituição gradativa da madeira pelo ferro na fabricação de enxadas e arados, tornando as ferramentas mais eficientes. Os avanços técnicos resultaram em aumento da produção agrícola e tornaram o trabalho dos camponeses mais produtivos, isso contribuiu para o aumento demográfico. O crescimento populacional gerou um novo período de falta de alimentos e a fome. O agravamento da miséria resultou na eclosão de inúmeras revoltas, que uniam camponeses de várias localidades e se espalhavam por toda a Europa. Como ocorreu em 1358 na França a jacquerie, uma revolta violenta do campesinato contra a nobreza.Com a população mal alimentada, ressurgiam com grande força as epidemias. A maior delas foi a Peste Negra, que dizimou cerca de um terço da população europeia.

As cruzadas representaram uma nova oportunidade para que os camponeses pudessem se libertar das terras e dos seus senhores, se inserindo em um novo contexto. Também, estimulou o êxodo rural, já que a população deixava o campo procurando abrigo nas cidades.

8. Pesquise na Internet ou em livros sobre as corporações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.4 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com